Beleza

Como esfoliar a pele? 5 passos para ter uma pele renovada e saudável

A esfoliação é uma das etapas mais importantes ao cuidar do rosto. Mas, é importante saber como esfoliar a pele de forma correta.

Para manter a saúde e beleza da pele do rosto, garantir uma aparência uniforme e hidratada é importante manter uma rotina de cuidados. Em suma, a esfoliação é essencial para a renovação celular, eliminando células mortas. Dessa forma, vai estimular a produção de células novas e de colágeno. Além de facilitar a absorção dos cosméticos no dia a dia. No entanto, é importante saber como esfoliar a pele corretamente para não causar o efeito contrário.

Portanto, use produtos adequados para o seu tipo de pele. Ademais, faça a esfoliação na frequência certa para não agredir a pele. Enfim, fazendo a esfoliação de forma correta, a pele vai ficar renovada, com os poros mais fechados e com a textura melhor e com a aparência mais jovem.

Além disso, usar dermocosméticos na rotina de skincare ajuda a prevenir e a suavizar sintomas de diversos problemas de pele. Como neurodermatite e dermatite atópica, por exemplo. De acordo com dermatologistas, com uma rotina adequada de cuidados com a pele, faz com que crie uma barreira de proteção. Evitando o desenvolvimento de inflamações e coceira na pele.

O que é esfoliação?

Como esfoliar a pele: 5 passos para ter uma pele renovada e saudável
Notícias ao Minuto

A esfoliação serve para deixar a pele sem manchas, lisa e sem marcas. Pois, ao esfoliar a pele você promove a renovação celular, removendo as células mortas, estimulando a produção de novas. Além disso, também estimula a produção de colágeno, que ajuda a manter a pele mais firme e jovial.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, a esfoliação é fundamental para garantir a saúde da pele. Pois, a esfoliação promove a limpeza profunda da pele, evitando o aparecimento dos cravos e espinhas, além de eliminar as impurezas da pele, proporcionando um resultado mais eficaz ao passar dermocosméticos.

Da mesma forma, a esfoliação corporal evita os pelos encravados. Por isso, dermatologistas indicam fazer a esfoliação três dias antes da depilação. Dessa forma, vai promover a remoção de células mortas e afinar a pele. E fazer a esfoliação três dias após a depilação, vai evitar que os pelos encravem.

Ademais, a esfoliação é indicada para todos os tipos de pele, desde que seja respeitada a maneira correta de como esfoliar a pele. Ou seja, a frequência certa para cada tipo de pele, para não deixá-la ressecada, irritada ou sensível. Por isso, antes de fazer a esfoliação, é importante conhecer qual é o seu tipo de pele.

Como esfoliar a pele: diferença entre esfoliação física e química

Globo

Antes de saber como esfoliar a pele, você precisa saber que existem dois tipos, a esfoliação química e a física. Primeiramente, a esfoliação química é feita através de produtos que são compostos principalmente por ácidos. Em suma, os ácidos fazem com que as células mortas se desprendam da pele. Assim, a pele nova fica mais brilhante e macia.

Por outro lado, a esfoliação física é feita de forma mecânica. Ou seja, a remoção das células mortas é feita através da abrasão feita com produtos granulosos. Que podem ser delicados ou mais grossos e em alguns casos, podem conter outros ativos, como hidratantes, por exemplo.

Enfim, na hora de comprar o produto para esfoliar a pele você só precisa saber que a principal diferença é que na esfoliação física contém partículas que funcionam através do atrito da pele. Enquanto que o químico não precisa de atrito, já que as substâncias presentes agem na camada superficial da pele, fazendo a descamação.

Como esfoliar a pele corretamente?

Como esfoliar a pele: 5 passos para ter uma pele renovada e saudável
Vix

Em suma, tem como esfoliar a pele de forma simples, para isso, você precisa de um sabonete ou um creme que contenha partículas abrasivas. Que ao serem passadas no rosto, vão promover a esfoliação. Inclusive, existem algumas receitas caseiras que podem ser usadas como esfoliante. Por exemplo, uma mistura de mel com açúcar.

Ademais, a frequência deve ser de acordo com o tipo de pele. Normalmente, peles normais e mais secas o ideal é fazer a esfoliação uma vez por semana ou a cada 15 dias. Por outro lado, peles oleosas o indicado é fazer o procedimento duas vezes na semana. Por fim, nas peles acneicas só deve ser feito a esfoliação diante a indicação de um dermatologista.

No entanto, é fundamental não esfregar o produto na pele durante a esfoliação. Mas sim, fazer movimentos leves e circulares, para evitar que a pele seja agredida, resultando em irritações. Por fim, terminando a esfoliação, passe um bom hidratante. Pois, como a gordura natural é removida, o creme hidratante vai ajudar a repor. Principalmente, quem tem pele sensível ou seca.

Como esfoliar a pele: passo a passo

Para esfoliar a pele de forma correta e aproveitar todos seus benefícios é importante seguir o seguinte passo a passo:

1- Higienize a pele

Tribuna de Minas

Primeira regra de como esfoliar a pele adequadamente é fazer uma boa higienização da pele antes de começar. Enfim, lave o rosto com um sabonete específico para seu tipo de pele.

2- Aplique o esfoliante

Dicas de Mulher

O próximo passo é aplicar o esfoliante na ponta dos dedos. Depois, com o rosto ainda úmido, comece a fazer movimentos circulares na pele. No entanto, é importante lembrar que não se deve exercer força. Portanto, faça movimentos suaves.

3- Espalhe por igual

Como esfoliar a pele: 5 passos para ter uma pele renovada e saudável
Vix

Ademais, faça os movimentos por todo o rosto espalhando o esfoliante igualmente. Sendo que, cada região deve ser esfoliada por 30 segundos, para estimular a circulação sanguínea. Mas, não ultrapasse esse tempo para não agredir a pele.

4- Remova o produto

Terra

Após esfoliar a pele do rosto todo, remova o esfoliante com bastante água.

5- Passe um hidratante

A Gazeta

Por fim, finalize a esfoliação da pele passando um bom creme hidratante que seja ideal para seu tipo de pele. Pois, o hidratante vai fortalecer, nutrir, energizar e recuperar a vitalidade da sua pele, deixando-a mais bonita e macia.

Então, se você gostou de saber como esfoliar a pele, leia também: Esfoliantes caseiros – Receitas, benefícios e cuidados ao usar.

Próxima página »

Escolhidas para você

Comentários

0 0 votos
Dê a sua opinião

guest
0 Comentários
Feedbacks
Ver todos os comentários

Escolhidas para você