Dicas & Truques

Pelo encravado, o que é? 7 truques para evitar o problema

O pelo encravado é quando o pelo cresce dentro da pele, formando uma área inflamada. Então, veja truques para você evitar isso na depilação.

Pelo encravado é algo muito comum, principalmente entre as mulheres, por usarem lâminas por mais partes do corpo na depilação. Porém, esse é um problema que vem do próprio pelo que, enfrentando dificuldade para sair pela pele, se enrola dentro do folículo, criando apela pelotinha que vemos.

Sendo assim, você pode usar truques caseiros para evitar que o pelo encrave na sua pele, processos que são simples, como esfoliação, lavar com sabonete e usar cremes para depilar – ou abandonar de vez a depilação, coisa que dói bastante com a cera.

Pelo encravado – por que acontece?

Os pelos encravados podem acontecer em qualquer parte do corpo que depilamos com lâminas. Em suma, isso acontece porque quando ele é cortado sem retirar a raiz (folículo), pode crescer enrolado dentro da pele.

Pelo encravado, o que é? – 7 truques para evitar
Fonte: Depilação de Sucesso

Sendo assim, um pelo encravado é como um corpo estranho para o nosso organismo – como um vírus que precisa ser combatido – então nosso corpo se programa para realizar essa ação de combate.

Dessa forma, acontece a inflamação da área e possível escurecimento com as lesões vindas da depilação, principalmente caseira.

De maneira geral, os pelos encravados são mais comuns em áreas do corpo que possuem pelos grossos, como virilhas e axilas, e pessoas com cabelos cacheados, pois seus pelos e cabelos enrolados se encravam de maneira mais fácil naturalmente.

Evitar pelo encravado na depilação

Agora que você já sabe porque o pelo encravado aparece tão facilmente na pele, veja dicas e truques para evitar que isso aconteça no seu corpo. Em suma, vários processos podem aliviar a inflamação dos folículos.

Esfoliantes e pele limpa

Pelo encravado, o que é? – 7 truques para evitar
Fonte: Softhair

Antes da depilação com lâmina ou cera, lavar a área com sabonetes antissépticos, neutros ou antibacterianos é um bom começo, pois o excesso de sujeira, resíduos e oleosidade vão ser removidos dos poros, facilitando o corte do pelo.

Além disso, esfoliantes de pele também ajudam na remoção de células mortas, ajudando na depilação e na limpeza da área para que novos pelos cresçam, essencial para que não ocorra o encravamento.

  • Dica de esfoliantes caseiros: farinha de arroz com leite e fubá ou açúcar com mel são boas opções para fazer de duas a três vezes por semana; o ideal é não fazer isso antes de uma depilação.

Cremes ou condicionadores

Fonte: UOL

Cremes hidratantes são bons mantenedores de uma pele saudável. Além disso, você também pode usá-los na região a ser depilada com lâmina para que não coce e não encravem com facilidade.

Ainda, os condicionadores de cabelo também são bons para essa hora da depilação com lâmina, precisando ser removido do corpo ao final do processo.

Talco, gel de depilação e cremes de barbear

Pelo encravado, o que é? – 7 truques para evitar
Fonte: Cláudia

Depois de deixar a pele limpa e esfoliada, uma loção adstringente para limpar mais ainda, muito comum para retirar maquiagem e no skincare, também não vai fazer mal! Pode ser aplicada com algodão.

Com isso, aplicar talco na região a ser depilada com cera quente também ajuda a diminuir a oleosidade da pele e dos pelos, facilitando que a cera grude e evitando machucados com a retirada deles.

Contudo, se você preferir o gel de depilação, melhor ainda. Ele é específico para evitar irritação e pelos encravados, necessitando ser retirado, limpo e passado hidratante depois do processo. Cremes de barbear também valem aqui!

Depilar na direção dos pelos

Pelo encravado, o que é? – 7 truques para evitar
Fonte: Delas IG

Lembre-se de não compartilhar lâminas depilatórias, pois isso pode provocar mais infecções dos folículos. Ainda, troque-as com frequência, já que lâminas cegas podem irritar e queimar a pele.

  • A cegueira da lâmina pode ser notada quando você sente ela áspera na pele ou uma sensação de que ela está puxando demais os fios.

Somado a isso, mover a gilete na direção dos pelos significa menores chances de você cortar sua pele por acidente e infeccionar a região. No geral, peles sensíveis tendem a serem mais afetadas por isso.

Hidratantes e pomadas anti-inflamatórias

Fonte: Guia 55

Se mesmo seguindo todas as dicas seus pelos ficarem encravados e piorarem muito, experimente pomadas anti-inflamatórias para ajudar na desinflamação. Assim, as bactérias vão se proliferar menos, diminuindo manchas e cicatrizes.

Além disso, produtos que contêm ureia, ácido glicólico, peróxido de benzoíla, ácido salicílico ou ureia também estimulam a melhora dos pelos encravados.

Gelo acalma

Fonte: Bem Me Quer

Outra dica para a pós depilação com lâmina ou cera é aplicar uma compressa fria ou de gelo na região para diminuir a dilatação dos vasos sanguíneos que foram afetados com a remoção dos pelos, aliviando a inflamação e a sensação de calor na pele.

Dica suprema: que tal parar com a depilação?

Fonte: Portal R10

Se você está cansada de sofrer com depilação, seja com lâminas ou cera, já pensou em parar de se depilar? Utilizar lâminas provoca micro lesões na pele, abrindo espaço para bactérias e outros microorganisms entrarem no corpo. Nesse sentido, a descoloração dos pelos ou “banho de lua” pode ser uma boa opção.

Ainda, a cera alarga os folículos, também deixando uma região propícia para que bactérias se acumulem. Somado a isso, o movimento de puxar leva o sangue à superfície da pele. Então, em contato com o sol, o ferro do sangue oxida e escurece a região.

Mesmo assim, se o abandono da depilação tradicional não for uma opção, sempre tem a depilação a laser como alternativa, pois ela retira a raiz do pelo, evitando o encrave.

Fonte Tua Saúde

Fontes: Catraca Livre, Gillete Vênus, Revista Isto É

Imagens: Delas IG, Cláudia, Softhair, Tua Saúde, Bem Me Quer, Depilação de Sucesso, Portal R10, Ana Maria Braga, Guia 55

Próxima página »

Escolhidas para você

Comentários

0 0 votos
Dê a sua opinião

guest
0 Comentários
Feedbacks
Ver todos os comentários

Escolhidas para você