Beleza

10 benefícios do vinagre de maçã no rosto? Como fazer em casa e cuidados

Usar vinagre de maçã no rosto proporciona diversos benefícios para a pele. No entanto, é preciso de certos cuidados para não agredir a pele.

Muito usado na cozinha devido a sua versatilidade, como temperar saladas e fazer marinadas, por exemplo. Alguns dermatologistas também indicam o uso de vinagre de maçã no rosto. Graças às suas propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias, antifúngicas e adstringente. Que são excelentes para a pele e até mesmo para os cabelos.

Em suma, o vinagre de maçã é obtido a partir da fermentação da maçã por leveduras benéficas à saúde. Dessa forma, é rico em minerais e vitaminas. E como seu pH é ácido, ele atua melhorando a aparência da acne, fecha os poros da pele, promove a renovação celular e controla a oleosidade.

No entanto, para evitar irritações na pele, opte pelo vinagre de maça no rosto que seja cru, orgânico e não filtrado. Por outro lado, há alguns dermatologistas que afirmam que apesar do vinagre de maçã ser benéfico para saúde, não deve ser usado no rosto. já que seu principal componente é o ácido acético.

Vinagre de maçã no rosto: propriedades

Vinagre de maçã no rosto: 5 benefícios, como fazer em casa e precauções
NCultura

O vinagre de mação é um produto produzido através da fermentação dupla da maçã juntamente com leveduras. E você pode comprá-lo pronto ou até mesmo preparar em casa. Ademais, durante a fermentação é produzido o ácido acético. No entanto, as enzimas e nutrientes da maçã permanecem o que faz com que o vinagre de maçã possua propriedades que são benéficas para a saúde. Tais como:

  • Antioxidante;
  • Adstringente;
  • Antiviral;
  • Antibacteriana;
  • Antifúngica;
  • Anti-inflamatória.

Vinagre de maça no rosto: benefícios para a pele

É importante diluir o vinagre de maçã antes de usá-lo no rosto. Dessa forma, você evita agressões ou irritações na pele, que é mais sensível nessa região.

Além disso, antes de usar o vinagre de maçã no rosto, teste a solução em uma região menos sensível da pele e observe como a pele reage. Enfim, os principais benefícios do vinagre de maçã para a pele são:

1- Tratamento da acne

Freepik

Uma das razões do uso do vinagre de maçã no rosto é graças às suas ações asséptica e adstringente. Que auxiliam no tratamento contra espinhas. Já que o vinagre de maçã ajuda a controlar a oleosidade e a proliferação de bactérias na pele.

Dessa forma, você pode diluir uma colher de sopa de vinagre de mação em 9 colheres de sopa de água. Por fim, use um pedaço de algodão para aplicar a solução no rosto previamente limpo e seco.

2- Combate o envelhecimento precoce

Vinagre de maçã no rosto: 5 benefícios, como fazer em casa e precauções
Vix

Da mesma forma, o vinagre de maçã possui propriedades antioxidantes em sua composição, que ajudam a aumentar a produção de colágeno na pele. E por combater a ação dos radicais livres e proteger a pele contra a radiação solar, o vinagre de maçã também ajuda a combater o envelhecimento precoce da pele.

3- Limpeza profunda

Dicas de Saúde

Ademais, você também pode usar o vinagre de maçã no rosto para fazer uma limpeza profunda. Pois, ajuda na remoção de resíduos e toxinas da pele. Como resultado, o vinagre deixa a pele do rosto com uma aparência mais suave e brilhante.

Enfim, uma das formas de usar o vinagre de maçã é como esfoliante. Para a receita você vai precisar de:

Ingredientes

  • 1 colher de chá de vinagre de maçã;
  • Mesma medida de mel;
  • 1 colher de chá de chá verde;
  • 5 colheres de chá de açúcar;
  • Meia xícara de água.

Modo de preparo

Primeiramente, prepare o chá verde e coe. Então, deixe esfriar enquanto você dilui o vinagre na água e acrescenta o mel. Depois, adicione o chá frio e o açúcar e misture bem.

Em seguida, aplique sobre a pele com a ajuda de um pedaço de algodão ou com os próprios dedos, fazendo movimentos leves. Enfim, deixe secar e lave o rosto com água.

Ademais, o chá verde é um rico antioxidante que ajuda a reduzir processos inflamatórios. Da mesma forma, o mel é um ótimo calmante para a pele durante a esfoliação.

4- Picada de inseto

Tua Saúde

Outra utilidade para o uso do vinagre de maçã é no alívio de picadas de insetos. Ademais, basta aplicar o vinagre com a ajuda de um algodão no local e manter pressionado por 30 segundos.

5- Queimaduras solares

Vinagre de maçã no rosto: 5 benefícios, como fazer em casa e precauções
Youtube

Ademais, você também pode usar vinagre de maçã no rosto para aliviar queimaduras solares. Dessa forma, misture meia xícara de vinagre de maçã com quatro xícaras de água. Depois, aplique a solução sobre a queimadura.

Assim o vinagre vai atuar como um calmante, além de evitar a formação de bolhas. No entanto, por ser uma substância ácida pode causar irritações na pele do rosto. Então, caso isso aconteça, lave bem com água e sabão neutro.

6- Doenças da pele

Pinterest

Como o vinagre de maçã tem ação bactericida ele ajuda na restauração da acidez natural da pele, melhorando coceiras e ferimentos. Além disso, possui ação adstringente o que é útil para o tratamento de doenças da pele como a psoríase e outras inflamações.

7- Vinagre de maçã no rosto: Rugas e linhas de expressão

Vinagre de maçã no rosto: 5 benefícios, como fazer em casa e precauções
O Petróleo

O vinagre de maçã no rosto possui propriedades que ajudam a aumentar a produção de colágeno. Por isso, o vinagre tonifica e pele reduzindo a aparência das linhas de expressões e rugas no rosto.

Portanto, misture 50 ml de chá verde ou tomilho com uma colher de sopa de vinagre de maçã. Então, com a ajuda de um algodão passe a mistura no rosto.

8- Fortalece o sistema imunológico

Feliz Saúde

Por ser rico em vitaminas e minerais, o vinagre de maçã tem o poder de fortalecer o sistema imunológico. Dessa forma, ajuda a manter a saúde do organismo, evitando doenças ou infecções, inclusive na pele do rosto.

9- Vinagre de maçã no rosto: Remove manchas da pele

Youtube

Ademais, ao passar o vinagre de maçã no rosto sua ação antisséptica ajuda a remover manchas causadas por impurezas. Além disso, os alfahidroácidos presentes em sua composição removem a camada superficial da pele que está manchada. O que possibilita a renovação celular, deixando a pele sem manchas.

10- Pele ressecada

Beleza e Saúde

O vinagre de maçã mantém o pH da pele equilibrado, o que ajuda a melhorar o ressecamento da pele. Enfim, misture na mesma proporção, vinagre de maçã e creme hidratante ideal para o seu tipo de pele. Então, aplique no rosto para manter a pele hidratada.

Como fazer vinagre de maçã caseiro

Beleza e Saúde

Uma boa opção para substituir o vinagre industrializado é fazer em casa o vinagre de maçã para usar no rosto. Enfim, para fazer o vinagre de maçã caseiro você vai precisar de:

Ingredientes

  • Maçãs
  • 1 xícara de água
  • 1 colher de sopa de açúcar

Materiais

  • Recipiente de vidro grande (jarra)
  • Filtro simples de papel ou um coador de café

Modo de preparo

Primeiramente, coloque as cascas e a polpa de maçã em um recipiente de vidro. Em seguida, dissolva o açúcar na xícara de água e despeje todo o conteúdo no recipiente de vidro até cobrir todos os pedaços de maçã, sem encher totalmente o recipiente.

Ademais, cubra a jarra com um filtro de café ou coador e prenda com elástico para não soltar. Por fim, deixe o recipiente de vidro em um local quente e escuro por 2 semanas. No entanto, é necessário mexer a mistura a cada 3 dias. Após passada as 2 semanas, coe a mistura e deixe o líquido descansando por mais 2 ou 4 semanas. Então, o vinagre de maçã caseiro estará pronto para ser usado, e quando for armazená-lo, coloque em um recipiente com tampa.

Vinagre de maçã no rosto faz mal?

De acordo com alguns dermatologistas, o uso do vinagre de maçã no rosto não é indicado. Isso, devido:

1- Não é indicado para o rosto

Vinagre de maçã no rosto: 5 benefícios, como fazer em casa e precauções
Guiame

Ademais, o uso de vinagre de maçã no rosto não é indicado devido seu principal componente ser o ácido acético, que apesar de ser benéfico para a saúde do organismo. Não é indicado para a pele sensível do rosto.

2- Não seca espinhas

Tua Saúde

Por não tratar as lesões de forma correta, o uso do vinagre de maçã não é indicado para secar espinhas.

3- Piora a aparência da acne

Vix

Alguns especialistas alegam que o uso de vinagre de maçã no rosto para combater espinhas faz com que elas piorem. Pois, mesmo diluído na água, o vinagre pode alterar o pH da pele. Dessa forma, pode causar irritações, alergias e manchas na região do rosto. Por isso, eles indicam o uso de produtos próprios para essa parte sensível do corpo.

Enfim, se você pretende usar, antes procure um dermatologista de confiança para esclarecer suas dúvidas. Além disso, sempre dilua o vinagre para evitar agressões na pele.

Então, se você gostou dessa matéria, saiba mais sobre o assunto em: Benefícios do vinagre de maçã no cabelo – Receitas caseiras.

Próxima página »

Escolhidas para você

Comentários

5 1 vote
Dê a sua opinião

guest
0 Comentários
Feedbacks
Ver todos os comentários

Escolhidas para você