Beleza

Saúde da pele: hábitos essenciais para ter uma pele saudável

Ter uma pele saudável implica em adotar alguns hábitos saudáveis e evitar outros que possam ser prejudiciais para a saúde da pele.

Cuidar da pele é um hábito que vem se tornando cada vez mais essencial na vida de todos. Nesse sentido, hoje em dia é possível encontrar uma infinidade de produtos voltados para a saúde da pele. Todavia, exagerar nos hábitos e cuidados não é a garantia de uma pele saudável. Quando se fala em ter bons cuidados, uma rotina de 10 passos de skincare, apesar de útil, não é a solução para seus problemas. Adotar pequenos hábitos são primordiais para evitar a acne, ressecamento e envelhecimento precoce da pele.

A saúde da pele implica em muito mais do que fazer tratamentos de limpeza. Introduzir tônicos ou água micelar e outros vários produtos pode ajudar. Porém, o que realmente ajuda é manter certa distância de alguns hábitos que prejudicam a pele. Existem 5 deles que são os mais prejudiciais, e da mesma forma, 5 hábitos essenciais que garantem uma pele saudável.

Dessa forma, confira abaixo tudo que você precisa saber para ter uma boa saúde da pele. Confira também quais são os 5 hábitos essenciais que você deve ter para manter uma pele saudável. Além disso, descubra quais são os 5 prejudiciais para manter sua distância.

O que é a saúde da pele?

Fonte: Vila Mulher

Mas afinal, o que exatamente significa ter uma pele saudável? Saber se ela está saudável ou não também é um ponto essencial. No geral, a principal função da pele é proteger o organismo, mas não só de vírus e bactérias. Ela ainda protege o corpo de poluição e substâncias químicas, as quais todos estão em contato direto todos os dias.

Assim, ter saúde da pele significa que ela é capaz de desempenhar tal função da melhor forma possível. Peles saudáveis possuem textura uniforme, brilho e luminosidade. Contudo, utilizar produtos tóxicos mesmo que indiretamente, como os presentes em cosméticos, pode tornar-se um fator de risco. Da mesma forma, ter uma alimentação desequilibrada e não ter cuidados mais específicos também é igualmente prejudicial. Logo depois, resultados da falta de cuidados surgem, como a acne, vermelhidão e a textura irregular.

Como melhorar a saúde da pele

Existem alguns hábitos simples para aderir ou apenas cuidados para ficar de olho em busca de uma pele melhor. No geral, focar em uma boa alimentação, limpeza, hidratação e proteção já podem mudar e muito o aspecto de sua pele. Além disso, escolher produtos melhores e menos agressivos também é ideal.

1 – Alimentação

Saúde da pele
Fonte: Best Life

Antes de mais nada, melhorar a alimentação é essencial. Busque sempre cardápios ricos em nutrientes e vitaminas, importantes para o bom aspecto da pele. Nesse sentido, invista nas frutas vermelhas, pois elas são ricas em vitamina C e cianidina. Eles previnem o envelhecimento da pele, a acne e o excesso de oleosidade. Existem também frutas anti-inflamatórias, como a uva e o abacaxi, que ajudam a combater a acne e as alergias. A uva, por exemplo, possui o composto fenólico resveratrol, que destrói as bactérias causadoras de espinhas.

Além disso, inserir alimentos ricos em antioxidantes na alimentação também é importante. Eles neutralizam a ação dos radicais livres, que são moléculas tóxicas do metabolismo. Assim, é possível prevenir o surgimento de manchas, flacidez e rugas. Escolha frutas e verduras alaranjadas, folhas verdes, ervilha, abacate e nozes.

2 – Limpeza da pele

Fonte: Claudia

Um dos passos mais importantes para ter uma boa saúde da pele é mantê-la limpa. Dessa forma, evite dormir de maquiagem no rosto, e lave-o pelo menos 2 vezes por dia todos os dias. Até mesmo quem não usa maquiagem precisa adquirir esse hábito, já que todos os tipos de substâncias tóxicas da poluição do ar acabam na pele no final do dia. Assim, os poros ficam obstruídos, aumentando a chance do aparecimento de cravos e espinhas.

Utilize um sabonete adequado para o seu tipo de pele. Para peles oleosas a mistas, por exemplo, prefira aqueles à base de ingredientes adstringentes, que ajudam a remover impurezas e desobstruir os poros. Peles secas a normais, porém, precisam de sabonetes líquidos com pH neutro, seguidos de uma loção de limpeza.

3 – Hidratação

Saúde da pele
Fonte: Cosmética em Foco

A hidratação também é essencial para uma boa saúde da pele, mas não apenas a exterior. Além de utilizar produtos tópicos, que previnem o ressecamento e protegem a pele, aumentar o consumo de água também é importante. O consumo adequado, que é de um mínimo de 2l de água por dia, melhora a circulação sanguínea, aumenta o fluxo de oxigênio e a taxa metabólica. Assim, beber água reflete na eliminação de toxinas, bem como no aumento da imunidade do corpo. A água também pode combater rugas, eczema e psoríase.

4 – Proteção da pele

Fonte: Claudia

Você sabia que a exposição excessiva à radiação ultravioleta (UV) pode causar rugas, manchas e até câncer de pele? Utilizar protetor solar não é bom apenas para o aspecto da pele. O produto é essencial para a saúde. O fato de proteção (FPS) deve sempre ser maior do que 30. Além disso, fique atenta se o produto de fato está te protegendo contra a radiação UVB e UVA. A UVA penetra a pele de forma profunda, e é responsável pelo câncer de pele e o fotoenvelhecimento. Já a UVB causa queimaduras solares e vermelhidão.

5 – Produtos ideais

Fonte: Farmabiz

Uma boa rotina de skincare é importante para uma pele saudável, mas muitos produtos disponíveis no mercado atualmente causam o efeito contrário. Nesse sentido, cosméticos que possuem substâncias tóxicas como parabenos, formol e sulfatos precisam ficar fora do seu radar. Além de prejudicarem a camada externa da sua pele, também podem ser absorvidos pelo organismo. Muitos produtos seguem a linha clean beauty, ou seja, de beleza limpa, e não causam os mesmos feitos adversos.

Hábitos ruins para a saúde da pele

Existem certos hábitos perpetuados por muitos que causam a piora de uma pele saudável. Muitas vezes, quando prolongados, podem até mesmo afetar a textura e a habilidade da pele de se reconstruir. Portanto, evitá-los é essencial para manter uma boa saúde da pele.

1 – Dormir mal e de maquiagem

Saúde da pele
Fonte: Onodera

Não ter uma boa noite de sono é prejudicial pelo fato de diminuir o metabolismo, algo que compromete o reparo e a regeneração da pele à noite. Além disso, também afeta a produção natural de melatonina, que é parte da defesa antioxidante primária do organismo. A forma como dorme também é importante: dormir de lado ou de bruços forma rugas dinâmicas, e provoca o envelhecimento de forma assimétrica. Nesse sentido, dormir de barriga para cima é ideal. Evite sempre também dormir de maquiagem, pois o hábito causa alergias e acne.

2 – Consumir muito açúcar e carboidratos

Saúde da pele
Fonte: Idec

Uma dieta com excesso de açúcar colabora com o processo de glicação. Isso significa que as fibras de colágeno e elastina ficam endurecidas ao reagir com o açúcar, e por fim, perdem a maleabilidade e flexibilidade. Além disso, o acúmulo de espécies avançadas de glicação pode gerar uma ação inflamatória e o envelhecimento precoce.

3 – Fumar

Saúde da pele
Fonte: Super Interessante

O consumo de cigarro no geral já é prejudicial, mas fumar também causa envelhecimento precoce. Isso acontece porque as substâncias tóxicas no cigarro diminuem o fluxo sanguíneo para o cabelo e o tecido cutâneo. Assim, ocorre a perda de viço e luminosidade da pele, bem como amarelamento do tecido. Da mesma forma, ele perde firmeza, por não ter oxigenação e nutrição suficiente.

4 – Pouco protetor solar

Fonte: O Globo

O protetor solar precisa fazer parte de sua rotina matinal de qualquer forma, por causa da alta exposição UVA e UVB. Uma exposição solar sem fotoproteção causa dano cumulativo na pele, como envelhecimento precoce, manchas, inflamação e melasma. Além disso, aumenta os riscos de câncer de pele. A exposição ao sol deve acontecer de preferência antes das 10 horas da manhã e depois das 16 horas, que são horários menos perigosos e com menos incidência da luz solar.

Se você se interessou por essa matéria sobre saúde da pele, aproveite para conferir Pele saudável – 12 Dicas para cuidar da pele em casa

Fontes: Grupo Mídia, Beauts, ADCOS, SBD

Imagens: A Cidade ON, Vila Mulher, Best Life, Claudia, Claudia, Cosmética em Foco, Farmabiz, Onodera, Idec, Super Interessante, O Globo

Próxima página »

Escolhidas para você

Comentários

0 0 votos
Dê a sua opinião

guest
0 Comentários
Feedbacks
Ver todos os comentários

Escolhidas para você