Saúde

Sucos de frutas mais ricos, de acordo com o seu valor nutricional

Sabe aquele dia quente, que você só quer uma bebida gelada? Para esses momentos, esses sucos de frutas extremamente nutritivos são a solução

Atualizado em 19/10/2019
Por Emilly Krishna

Sabe aqueles dias de verão, calor, sol, praia, piscina? Pois é, esses dias combinam perfeitamente com sucos de frutas gelados. Inclusive, é sobre isso que iremos abordar hoje.

Isso porque, além de deliciosos, alguns desses sucos são extremamente saudáveis. Aliás, como você vai ver, as funcionalidades de algumas frutas para a saúde são impressionantes.

Portanto, a ideia aqui é reunir várias receitas e dicas de sucos de frutas naturais, segundo seus valores nutritivos. Ou seja, além de refrescar você também estará combatendo radicais livres, como é o caso de quem escolhe um suco de acerola, por exemplo.

Inclusive, essa lista pode ser perfeita para você que sente dificuldades de beber água, mesmo nos dias mais quentes. Pois, aqui colocamos sucos de diversos sabores.

Enfim, pegue seu liquidificador e venha com a gente preparar o seus sucos prediletos.

Os sucos mais ricos, segundo seus valores nutricionais

1. Suco de acerola

Os 11 sucos mais ricos, de acordo com o seu valor nutricional
Fonte: Remédio caseiro

A princípio, a acerola é a segunda fruta mais rica em vitamina C. Por conta disso, ela ajuda a fortalecer o sistema imunológico contra gripes e resfriados. Inclusive, ela é rica também em vitaminas do complexo B, em cálcio, ferro e magnésio.

Além disso, contar com ação antioxidante. Ou seja, ela auxilia no combate de radicais livres.

Por exemplo, um copo de suco feito com 10 acerolas, mais ou menos, tem cerca de 200,77 kcal.

2. Suco de maçã

Os 11 sucos mais ricos, de acordo com o seu valor nutricional
Fonte: MSN

Primeiramente, é importante destacar que a maçã contém vitaminas B1, B2 e C, e minerais como o potássio, fósforo e magnésio. Além do mais, assim como a acerola, ela também tem ação antioxidante. Inclusive, ela também é rica em fibras solúveis e insolúveis.

Sobretudo, o seu valor nutricional é de 116,58 kcal. Se forem usadas 3 unidades, por exemplo, o suco terá, em média, 156,9 mg de potássio.

3. Suco de caju

Os 11 sucos mais ricos, de acordo com o seu valor nutricional
Fonte: Pinterest

A priori, como a acerola, o caju também é rico em vitamina C. Ou seja, ele age diretamente nos mecanismos de defesa do organismo.

Além do mais, ele contém em sua composição flavonoides e outros compostos bioativos como os carotenoides. Esses compostos, aliás, contém propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes.

Sobretudo, o valor nutricional do suco de caju é de 77,52 kcal. Inclusive, se você usar 3 cajus, esse suco terá, em média, 222,95 mg de potássio e 394,8 mg de vitamina C. Ou seja, extremamente rico.

4. Suco de laranja

Os 11 sucos mais ricos, de acordo com o seu valor nutricional
Fonte: MSN

Basicamente, a laranja é uma das frutas mais comuns quando o assunto são os sucos de frutas. Sobretudo, ela é rica em vitamina C, e é também fonte de nutrientes como β-caroteno, ácido fólico, fibras e potássio. Além disso, conta com compostos anticancerígenos, devido ao seu potencial antioxidante.

Sobretudo, o suco de laranja contém um valor nutricional de 66,19 kcal. Aliás, se o suco for preparado com 3 laranjas, você consumirá 293,08 mg de potássio, 96,72 mg de vitamina C e 40,83 mg de fósforo.

5. Suco de limão

Os 11 sucos mais ricos, de acordo com o seu valor nutricional
Fonte: MSN

A priori, o limão contém boa quantidade de vitamina C. Inclusive, ele também tem potencial de combater os radicais livres e de prevenir o envelhecimento. Além do mais, ele ajuda a fortalecer o sistema imunológico e contribui para a absorção e a fixação de minerais, como cálcio e ferro.

Assim sendo, um suco de limão com 3 limões conta com um valor nutricional de 60,30 kcal. Além disso, contém 205,02 mg de potássio, 66,33 mg de cálcio e 58,49 mg de vitamina C.

6. Suco de maracujá

Os 11 sucos mais ricos, de acordo com o seu valor nutricional
Fonte: Delivery online

Primeiramente, é importante destacar que o maracujá contém substâncias polifenólicas, ácidos graxos poli-insaturados e fibras. Inclusive, ele também é rico em vitaminas do complexo B, ferro, fósforo, cálcio e potássio. Além do mais, ele é uma fruta que também tem forte ação antioxidante.

Aliás, uma grande característica do maracujá é o fato de atuar em nosso organismo como um verdadeiro tranquilizante e um calmante natural. Basicamente, isso ocorre porque ele é rico em alcaloides e flavonoides, substâncias responsáveis pelos efeitos tranquilizantes no sistema nervoso central.

Sobretudo, um suco de maracujá contém 54,75 kcal de valor nutricional. Além do mais, ele pode conter 270,74 mg de potássio e 40,55 mg de fósforo.

7. Suco de uva

Os 11 sucos mais ricos, de acordo com o seu valor nutricional
Fonte: Monte Santo

Sobretudo, a uva é rica em vitamina C, vitaminas do complexo B, e minerais como potássio, cálcio e ferro. Além do mais, ela contam com ação antioxidante e ajuda na redução do LDL colesterol.

Inclusive, a uva é também fonte de carboidratos. Ou seja, ela fornece energia para o seu corpo.

Assim sendo, um suco de uva, com 10 unidades, por exemplo, pode ter um valor nutricional de 52,87 kcal. Além disso, contém 161,94 mg de potássio e 12,12 mg de fósforo.

8. Suco de tomate

Os 11 sucos mais ricos, de acordo com o seu valor nutricional
Fonte: MSN

Primeiramente, o tomate pode ser uma excelente fonte de vitamina C e de carotenoides, como por exemplo, o licopeno, magnésio, potássio e cálcio. Sobretudo, o ele (que também é uma fruta) é uma fonte de licopeno, que é uma substância que confere sua cor natural, e também o torna um potente antioxidante.

Inclusive, alguns estudos comprovam que o tomate é capaz de prevenir câncer de próstata, mama, esôfago e gástrico. Basicamente, isso ocorre porque ele conta com forte associação do licopeno, especialmente quando aquecido.

Assim sendo, um suco de tomate, de 3 unidade; pode conter um valor nutricional de 41,40 kcal, com 600,44 mg de potássio, com 57,28 mg de vitamina C e 54,52 mg de fósforo. Inclusive, a vitamina C, por ser termossensível, é melhor absorvida quando o tomate está in natura.

9. Suco de abacaxi

Os 11 sucos mais ricos, de acordo com o seu valor nutricional
Fonte: Remédio caseiro

A princípio, os sucos com abacaxi são os mais refrescantes, ainda mais se você colocar uma hortelã junto. Então fica a dica aí para a sua tarde de sucos refrescantes.

Contudo, além de refrescante, o abacaxi é também rico em nutrientes, como vitaminas C, A e B1, por exemplo. Além disso, contém minerais como magnésio, manganês, ferro e fibras.

Por causa desses nutrientes, aliás, os sucos dessa fruta – assim como seu consumo in natura -, ajudam o sistema imunológico. Ademais, também ajuda a metabolizar as gorduras e colesterol, a absorver minerais, como o ferro e o cálcio; e auxiliar na síntese de colágeno.

Assim sendo, um suco com 3 fatias de abacaxi pode ter um valor nutricional de 21,74 kcal. Além disso, apresenta 15,58 mg de vitamina C e 59,1 mg de potássio.

10. Suco de melancia

Os 11 sucos mais ricos, de acordo com o seu valor nutricional
Fonte: MSN

Não sei vocês, mas só de falar em melancia já lembramos da querida Magali. Contudo, além da fruta, vale muito a pena consumir sucos que tenham a fruta como base.

Isso porque a melancia  está entre as frutas mais rica em licopeno, um carotenóide com propriedades antioxidantes. Esse nutriente, aliás, é o responsável por conferir a cor vermelha para a fruta. Ele também contribui para a proteção das células de nosso organismo contra os radicais livres.

Além desses benefícios, a melancia também é bastante rica em água, que corresponde aproximadamente 92% de sua composição. Ou seja, é um dos sucos mais hidratantes.

E, para finalizar, a tabela nutricional da melancia conta com muitas vitaminas do complexo B, vitamina A e minerais, como fósforo, potássio, cálcio e ferro.

E seu suco também é pouco calórico. Basicamente, se feito com 3 fatias, o suco de melancia pode ter um valor nutricional de 19,56 kcal. Aliás, ele pode ter também 62,42 mg de potássio e 7,31 mg de fósforo.

11. Suco de melão

Os 11 sucos mais ricos, de acordo com o seu valor nutricional
Fonte: MSN

Primeiramente, o melão veio para trazer um diferencial. Isso devido aos carotenóides, como a zeaxantina; que são os responsáveis por deixá-lo com uma coloração mais amarelada. São esses nutrientes também que ajudam a prevenir doenças oftalmológicas.

Além do mais, o melão é rico em vitamina A, vitaminas do complexo B e em fibras. Ele também possui uma boa quantidade de minerais como potássio, cálcio, fósforo e ferro. Assim sendo, podemos destacar que o valor nutricional de um suco de melão, mesmo tão sendo tão rico, é bem baixinho: 17,62 kcal, em média.

Enfim, o que achou da nossa matéria sobre os sucos ricos em nutrientes?

Vem ler mais uma matéria do Área de Mulher: 5 alimentos que são fontes de colágeno e deixam a pele perfeita

Fonte: MSN

Imagem de destaque: One Market

Próxima página »

Escolhidas para você