Amor

Como saber se o relacionamento acabou? Sinais que indicam o fim

Quando não existe mais cumplicidade entre um casal, ao longo do tempo, sinais indicam e ensinam como saber se o relacionamento acabou.

Nem tudo na vida pode ser um mar de rosas. Relacionamentos são exemplos claros dessa expressão: apesar do que se imagina, só o amor não é o suficiente para fazer algo funcionar. Existem muitos fatores envolvidos, e muitas vezes, você pode se encontrar de mãos atadas perante os sinais de que as coisas não vão bem. Mas afinal, que sinais são esses? Eles provam que é realmente possível entender por meio deles que uma relação chega ao fim. Nesse sentido, como saber se o relacionamento acabou?

Existe uma fase do relacionamento em que, apesar do casal parecer estar junto, tudo não passa de costume. Os dias de afeto, a magia e a cumplicidade não parecem existir mais. O carinho, por exemplo, também não é mais uma realidade. Quando isso acontece, é possível que sua relação esteja com os dias contados, e mesmo que você não perceba ou não queira enxergar, é essencial reconhecer os sinais. A mudança, obviamente, é gradual, mas identificar o que está acontecendo pode fazer toda a diferença para dias sem angústia.

Um detalhe importante quando se fala em como saber se o relacionamento acabou é enfrentar a realidade. Muitas vezes, ela pode ser difícil de se ver, e não acontece do nada, mas sim após um ponto de inflexão. Os momentos de reflexão acontecem após precisar da outra pessoa não como casal, mas como um braço amigo e um apoio, sem poder contar com ela. A sensação de irrealidade, medo e frustração pode ser enorme, mas não é o fim.

Dessa forma, confira abaixo tudo que você precisa saber sobre como saber se o relacionamento acabou, bem como todos os sinais de que o momento pode ter chegado.

Como saber se o relacionamento acabou?

Antes de mais nada, é essencial entender que existe certa diferença entre uma fase ruim e um aviso de que a relação está chegando ao fim. Os sinais a seguir podem lhe ajudar a definir o que está acontecendo em seu relacionamento. Muitas vezes, momentos de estresse ou de fatores específicos podem afastar o casal, mas isso não é motivo para acabar com tudo de vez. Por outro lado, quando não se pode mais contar com um bom relacionamento, os sintomas podem ser mais óbvios do que se imagina.

1 – Desconexão

Como saber se o relacionamento acabou
Fonte: Sucesso no Casamento

A desconexão, normalmente emocional, acontece quando o sentimento não está mais ali, e tal realidade é visível. Seu coração não acelera mais perto da pessoa amada, seus olhos não brilham da mesma forma. Não se trata de paixão avassaladora ou borboletas no estômago, mas sim a falta de amor e companheirismo que são tão necessários para fazer um relacionamento funcionar. Muitas vezes, você pode até mesmo se sentir cansado apenas por estar perto de seu companheiro, já que a conexão emocional não existe mais.

2 – Poucos planos em comum

Fonte: Psicologia Online

Planos em comum são algo extremamente importante para que a sintonia do casal siga forte. Com o passar de tempo, as perspectivas de vida dos dois não se alinham mais, e pior ainda, não coincidem. Existe ainda a grande possibilidade de um dos dois precisar renunciar de seus sonhos para manter a relação, algo que não é nada saudável, já que o peso da decisão será sentido em algum momento. Nesse sentido, é melhor ser sincero consigo mesmo do que viver uma mentira e se arrepender para sempre.

3 – Falta de confiança mútua

Fonte: Psicologia Dockhorn

Um dos principais sintomas de casais praticamente despedaçados é a falta de confiança um no outro. O fator é determinante: confiança traz segurança para que ambos cresçam, formando uma equipe que jamais seria abandonada. Quando a confiança é rompida, torna-se difícil recuperá-la. A infidelidade não é o único motivo para que isso aconteça, já que não confiar em alguém pode acontecer por conta de vários fatores diferentes.

4 – Brigas intensas

Como saber se o relacionamento acabou
Fonte: Fatos Desconhecidos

Apesar de desentendimentos serem algo comum em uma relação, quando ela está próxima do fim, brigas cheias de rancor começam a marcar seus dias. Nelas, um pode faltar com o respeito ao outro, bem como retirar coisas do fundo do baú apenas para machucar seu parceiro: essa é a famosa “lavagem de roupa suja”. Em tais brigas, falar coisas que machucam muito é o único objetivo, e atacar faz mais sentido do que fazer as pazes. Mesmo que o arrependimento esteja ali, o orgulho ainda fala mais alto.

5 – Emoções à flor da pele

Fonte: Arquitetando Estilos

Da mesma forma, as emoções estarão à flor da pele: se não de forma grandiosa, talvez da menor forma possível. Assim, nessa fase da relação, ninguém mais tolera nada, ou mantém absoluta frieza perante os acontecimentos. É uma verdadeira guerra fria: qualquer coisa pode ser motivo para uma briga enorme, ou simplesmente nada é motivo para uma possível discussão.

6 – Filhos em primeiro lugar

Como saber se o relacionamento acabou
Fonte: Veja

Um dos grandes sinais de que seu relacionamento possa ter acabado é o momento em que sempre se colocam os filhos em primeiro lugar. Obviamente, fazer isso é importante e mais do que necessário, mas nesse caso, todas as energias são canalizadas na criação dos filhos. À longo prazo, a ação pode ser negativa, já que é possível que o casamento acabe assim que as crianças crescem e saem de casa.

7 – Dinâmica tóxica no relacionamento

Como saber se o relacionamento acabou
Fonte: Guia da Alma

Nesse sentido, um dos dois não precisa necessariamente ter adquirido comportamentos tóxicos e abusivos. Aqui, o problema não é o individual, mas sim a dinâmica tóxica. Os dois parecem se perder do caminho que um dia seguiram e não são mais capazes de parar de machucar um ao outro. É possível citar agressividade, falta de respeito, codependência e outros motivos que logo destruiriam o casal. Tais comportamentos costumam acabar normalizados por muito tempo até que percebam o dano que isso pode causar um no outro.

8 – Falta de vontade de mudança no relacionamento

Fonte: Istoé

A evolução e a mudança ocorrem de forma inconsciente. Todavia, certas mudanças precisam de trabalho, esforço e reconhecimento, algo que nem todo mundo está disposto. Em fases ruins da relação, um ou os dois pode não se importar ou sequer fazer o esforço para que a situação melhore. Existe o argumento de que “se alguém precisa mudar, esse alguém é você”, mas jamais quem está falando. Para que haja entendimento, é essencial que ambos carreguem a responsabilidade e se dediquem para que a relação dê certo.

9 – Contato sexual torna-se formalidade

Fonte: Mulheres Bem Resolvidas

Além disso, existe ainda um dos fatores mais importantes na leitura dos sinais de como saber se o relacionamento acabou. Quando não há mais atração sexual por seu parceiro e vice-versa, muito menos desejo. Mesmo que as relações sexuais existam, é provável que elas sejam meramente uma formalidade. Normalmente, ela acontece apenas porque deve acontecer, praticamente como se fosse uma obrigação. Sem que haja carinho ou vontade de estar junto, não há um relacionamento.

10 – Distância desejada

Como saber se o relacionamento acabou
Fonte: Grupo Scalco

É possível perceber que uma relação está acabando quando você se sente confortável longe de seu companheiro. Normalmente, ficar na companhia de amigos ou no trabalho é preferível. Seja como for, é melhor quando ele não está lá. Sequer pensar em voltar para casa e encontrar a pessoa já lhe enche de desânimo, e seus melhores programas não o incluem. É até mesmo possível que outras pessoas de fora do relacionamento lhe despertem o interesse. Quando isso acontece, já se sabe que nada vai bem.

11 – Escondendo seu mundo do seu relacionamento

Fonte: Olhar Digital

Não apenas a demonstração de afeto deixa de existir, mas também a cumplicidade. Nesse sentido, antes de atender uma ligação, por exemplo, você se afasta para que o outro não ouça nada. Nas redes sociais, não existem mais fotos atuais dos dois. Isso acontece sem uma razão plausível: a distância chega naturalmente. Quando uma das partes da relação começa a ter atitudes misteriosas, é provável que o relacionamento não seja mais prioridade. Se ele fosse, tudo seria compartilhado de forma natural.

12 – Falta de energia

Como saber se o relacionamento acabou
Fonte: Revista News

Um dos piores fatores trazidos com o fim de um relacionamento é a perda total de energia quando se está perto de seu companheiro. Você pode sentir como se sua alma estivesse triste, incapaz de se alegrar na presença do outro. Não existe prazer no convívio, já que constantemente está drenada, todas as suas energias sugadas pelo cansaço da negatividade da relação.

O relacionamento acabou. O que fazer?

Por fim, caso tenha percebido que se encaixa em alguns ou todos esses sinais, talvez seja hora de partir e seguir caminhos diferentes. Enfrentar isso pode ser a melhor decisão não apenas para você, mas para ambos. Dessa forma, buscar um reequilíbrio emocional é o primeiro passo para se recuperar da ruptura, que pode machucar profundamente. Com o tempo, porém, as feridas serão curadas e você irá perceber o quão mais saudável será a vida dos dois depois de separados.

Seguindo em frente

  • Procure reconhecer o problema. Antes de uma separação, a negação é iminente, e a situação é delicada. Afinal, existe sempre uma resistência ao fim, mas é preciso entender que isso precisa ser enfrentado.
  • Aceite que chegou ao fim. A aceitação pode trazer muita tristeza e reflexão, já que você irá repensar tudo que deu errado e tentará voltar atrás. Mas caso tudo tenha acabado, os dois devem aceitar o passado e olhar para o futuro, seguindo suas vidas. Assim como seu parceiro merece alguém que o ame e o faça feliz, você merece o mesmo, mas não irá mais encontrar isso em sua relação rompida.
  • Mantenha a harmonia. Caso sua relação passada ainda possua um vínculo por causa dos filhos, por exemplo, busque sempre manter o respeito. Assim, a relação será cordial e educada, e as crianças não sofrerão com o estresse de um ambiente conflituoso.
  • Busque resgatar sua autoestima. Nunca será tarde para ser feliz, e a vida lhe dará oportunidades para seguir em frente, encontrando tudo aquilo que merece. Uma experiência negativa não irá anular tudo de bom e feliz que ainda está por vir.

Se você se interessou por essa matéria sobre como saber se o relacionamento acabou, aproveite para conferir 7 brigas de casal que [quase] todo mundo em um relacionamento tem

Imagens: Revista News, Olhar Digital, Grupo Scalco, Mulheres Bem Resolvidas, Istoé, Guia da Alma, Veja, Arquitetando Estilos, Fatos Desconhecidos, Psicologia Dockhorn, Psicologia Online, Sucesso no Casamento, Espaço Recomeçar

Próxima página »

Escolhidas para você

Comentários

5 1 vote
Dê a sua opinião

guest
0 Comentários
Feedbacks
Ver todos os comentários

Escolhidas para você