Curiosidades

3 formas de como tirar pelo encravado mais facilmente

Quando os pelos encravam causam um grande incômodo, em alguns casos até mesmo infecções. Dessa forma, saiba como tirar pelo desencravado fácil

Quando os pelos encravam são um verdadeiro incômodo, não é mesmo? E infelizmente, é um distúrbio que pode afetar homens, mulheres e crianças. Além disso, trata-se de uma inflamação que a princípio não é perigosa. Mas, em alguns casos pode ser preciso o acompanhamento médico. Por isso, é importante saber prevenir e como tirar pelo encravado.

Em suma, o pelo encravado surge quando o fio não encontra a saída do folículo piloso. Ou, quando não consegue romper a camada de queratina que se forma na epiderme. Com isso, resulta em um processo inflamatório.

Sendo que, as regiões mais afetadas são barba, rosto, pescoço e nuca nos homens. E pernas, axilas e virilhas nas mulheres. Enfim, confira a seguir como tirar pelo encravado de forma simples e prática.

O que faz o pelo encravar?

Como tirar pelo encravado: 3 dicas simples para retirar mais facilmente
BioSom

Antes de darmos dicas de como tirar pelo encravado, você precisa entender o que faz com que o pelo encrave. Em suma, o excesso de pele morta é uma das causas mais comuns. Já que costuma entupir a saída do pelo, causando então a inflamação.

Ademais, o distúrbio é mais comum de acontecer em pessoas que têm o cabelo mais grosso e encaracolado. No entanto, não impede de acontecer em pessoas com outros tipos de cabelo.

Normalmente, os pelos encravam nas regiões de dobra da pele ou que ficam em contato com a roupa como virilha, axilas, pernas, etc. Inclusive, pessoas que possuem alto nível hormonal costumam ter mais pelos no corpo. Com isso, os pelos tendem a encravar mais facilmente.

O que acontece se não tirar o pelo encravado?

Vix

Normalmente, o pelo encravado não apresenta riscos para o corpo. Pois, costuma sair sozinho sem a necessidade de intervir. Mas, quando o fio não sai, a inflamação pode piorar, podendo causar dor e incômodo na região.

Além disso, tem pessoas que costumam cutucar o local com a unha ou objetos sem estar esterilizados, agravando a situação, e até causando infecção.

Enfim, para essas situações é importante procurar a orientação de um dermatologista. Pois, ele indicará o melhor tratamento para reduzir a inflamação e retirar o pelo encravado. Inclusive, em situações extremas, o dermatologista pode indicar a retirada do pelo encravado através de cirurgia.

Como evitar que o pelo encrave?

Catraca Livre

Uma das melhores maneiras de evitar o pelo encravado é optar por métodos de depilação que sejam mais espaçados. Como a depilação com cera morna, por exemplo. Pois, pode ser feita uma vez ao mês.

Outra opção é a fotodepilação, pois essa técnica remove os fios pelo folículo. Ou seja, o pelo é retirado pela raiz, evitando que ele encrave.

Dicas de como tirar pelo encravado

Enfim, se você sofre com esse problema, existem algumas receitas caseiras que podem ajudar a tirar o pelo encravado. E o melhor, sem que você precise procurar um médico. No entanto, vale lembrar que essas dicas devem ser feitas por pessoas que tenham boa cicatrização e que não tenham problemas de saúde.

1- Como tirar pelo encravado com agulha e pinça

Como tirar pelo encravado: 3 dicas simples para retirar mais facilmente
Vix

Para tirar pelo encravado com uma agulha e pinça, você precisa esterilizá-las com água fervente primeiro. Em seguida, passe algodão com álcool na região afetada e tente puxar o pelo para fora com a agulha ou com a pinça.

Ademais, caso queira anestesiar a região para diminuir a dor, você pode usar um pouco de gelo por 10 minutos. No entanto, o gelo fecha os poros, o que pode dificultar a retirada do pelo. Portanto, só use o gelo se você for muito sensível a dor.

Mas, caso não consiga puxar o fio, não fique cutucando a pele ou vai acabar deixando cicatrizes. Dessa forma, apenas retire a parte encravada e deixe que o pelo cresça e saia sozinho.

2- Esfoliação

Como tirar pelo encravado: 3 dicas simples para retirar mais facilmente
Vix

Uma ótima maneira de tirar o pelo encravado é fazer uma esfoliação na pele. Pois, a esfoliação vai retirar a pele morta, a sujeira e o excesso de oleosidade. Que são as principais causas do entupimento da saída do pelo, causando o encravamento.

Portanto, para desencravar o pelo, faça a esfoliação duas vezes ao dia, usando luvas e cremes próprios. Enfim, a esfoliação vai desobstruir a passagem do fio, depois é só tentar alcançar o pelo e puxá-lo para fora.

3- Compressa quente

Vix

Por fim, tem como tirar pelo encravado com a ajuda de compressas quente. Para isso, molhe um pano limpo com água quente, torça para retirar o excesso de água e pressione no local do pelo encravado.

Em suma, a água quente vai ajudar a abrir os poros, facilitando a saída do fio. Inclusive, os pelos mais profundos. Enfim, faça a compressa por 10 minutos.

Mas, após passar esse tempo e mesmo assim o pelo não sair, o ideal é procurar a ajuda de um dermatologista.

Então, se você gostou desse post, leia também: Como tratar unha encravada em casa com remédios caseiros.

Próxima página »

Escolhidas para você

Comentários

0 0 votos
Dê a sua opinião

guest
0 Comentários
Feedbacks
Ver todos os comentários

Escolhidas para você