Beleza

Esfoliação facial: benefícios, como fazer +12 receitas caseiras

A esfoliação facial é essencial na rotina de cuidados com a pele, porque renova e limpa profundamente a cútis, melhorando sua aparência.

Quando se fala em rotina de skin care, tem um passo que não pode faltar: a esfoliação facial. Além de lavar, tonificar, hidratar e passar o protetor solar, é preciso fazer uma esfoliação facial regularmente. Afinal, esse processo é essencial para ter uma pele saudável. Isso porque a esfoliação ajuda a eliminar as células mortas da camada mais superficial, proporcionando uma renovação da cútis.

Além disso, manter a esfoliação em dia, ajuda ainda a uniformizar a textura da pele, trazendo de volta a sua luminosidade natural. No entanto, apesar de saber o quão importante é a esfoliação facial, ainda restam dúvidas quanto a periodicidade que ela deve ser feita. Isso depende do tipo de pele e da sua necessidade, mas de modo geral, ela não deve ser feita diariamente, porque pode acabar agredindo a pele.

Portanto, se você quer se aprofundar melhor sobre o assunto, entender como funciona a esfoliação facial e, ainda, conferir algumas receitas caseiras, então, continue sua leitura.

Esfoliação facial

Esfoliação facial - O que é, tipos, como fazer + 12 receitas de esfoliante caseiro
Pergunte ao Dermatologista

A esfoliação, seja ela facial ou corporal, é o ato de remover as camadas de células mortas da pele, por meio de processos físicos ou químicos. Por processos físicos, entendemos como o uso de produtos com grânulos, e os químicos, são os procedimentos que utilizam ácidos ou ferramentas específicas para fazer essa remoção, como o peeling, por exemplo.

O intuito da esfoliação, é proporcionar uma limpeza mais profunda na pele. Desse modo, consegue promover uma renovação celular da pele, removendo todas as impurezas e resíduos. E são essas impurezas que deixam a pele com um aspecto envelhecido e ressecado, por isso, a importância de serem removidos de tempos em tempos.

Após uma boa esfoliação é possível sentir a diferença instantânea na pele, já que ela fica mais lisa, suave, limpa e, principalmente, equilibrada. Esse procedimento ainda ajuda no tratamento de marcas e manchas na pele, justamente por uniformizar o tom natural da cútis.

Outro ponto importante sobre a esfoliação, é que ela pode ser feita em todos os tipos de pele, desde a seca até sensível. Contudo, é importante conhecer bem a sua pele, para escolher os melhores produtos e tratamentos mais indicados.

Benefícios

Esfoliação facial - O que é, tipos, como fazer + 12 receitas de esfoliante caseiro
Consciência Rosa

Como já adiantamos acima, os benefícios da esfoliação são vários, sendo os principais:

  • Elimina as células mortas e impurezas da pele;
  • Proporciona uma pele mais macia, lisa e uniforme;
  • Ajuda a diminuir as marcas e manchas da pele;
  • Melhor a textura da pele;
  • Estimula a produção de colágeno;
  • Controla a oleosidade;
  • Melhora a circulação sanguínea;
  • Desobstrui os poros;
  • Melhora a capacidade de absorção de outros produtos;
  • Previne o aparecimento de rugas e linhas de expressão.

Qual a periodicidade da esfoliação facial?

Esfoliação facial - O que é, tipos, como fazer + 12 receitas de esfoliante caseiro
Geriderme Beauty

Sabendo disso, é hora tornar a esfoliação parte da sua rotina de cuidados com a pele do rosto. Mas lembre-se, a esfoliação facial não deve ser feita diariamente como a limpeza, por exemplo. Isso porque o atrito constante dos agentes esfoliantes podem ferir a pele, aumentando as chances de contrair infecções. Além disso, o excesso de esfoliação, pode comprometer a cada hidro lipídica da pele, deixando a epiderme mais exposta às agressões externas.

Sendo assim, é recomendado esfoliar a pele uma vez por semana ou a cada 15 dias. Porém, isso pode variar dependendo do seu tipo de pele. Em peles muito oleosas ou espessas, o procedimento pode ser feito até duas vezes por semana.

Portanto, é muito importante consultar um dermatologista, para saber exatamente qual a periodicidade que a sua pele pode e deve ser esfoliada.

Como fazer esfoliação facial

Esfoliação facial - O que é, tipos, como fazer + 12 receitas de esfoliante caseiro
Mulher

Como vimos até aqui, a esfoliação facial é muito importante para se ter uma pele bonita e saudável. Você pode fazer esse procedimento em algum centro estético especializado ou em casa mesmo. O importante é escolher produtos adequados aos seu tipo de pele e com microesfoliantes. Além disso, você também pode usar escovas faciais elétricas ou manuais para fazer a sua esfoliação facial.

Lembrando sempre de respeitar o tempo entre uma esfoliação e outra e aplicar um um hidratante adequado a sua pele. Essa parte é indispensável. Além disso, se fizer o procedimento de dia, aplique um protetor solar em seguida, e se possível evite exposição solar após a esfoliação.

Para fazer a esfoliação não tem muito segredo, vamos a um passo a passo:

  1. Antes de mais nada, umedeça a sua pele.
  2. Em seguida aplique o esfoliante de sua preferência e comece a esfoliação fazendo movimentos suaves e circulares.
  3. Coloque uma leve pressão ao fazer esses movimentos, tomando cuidado para não ferir a pele.
  4. Logo depois, enxágue o rosto com água fria e lave o rosto com um sabonete facial.
  5. Para finalizar, enxugue o rosto delicadamente e aplique o hidratante.

Então, seguindo certinho esse passo a passo sua esfoliação será um sucesso. Sua pele agradecerá.

Receitas caseiras

E para finalizar, confira algumas receitas de esfoliante caseiro com ingredientes naturais.

Esfoliante de café

Esfoliação facial - O que é, tipos, como fazer + 12 receitas de esfoliante caseiro
Cruda

Primeiramente, para fazer essa receita esfoliante, você irá precisar de uma colher de pó de café e uma colher de azeite de oliva. Misture bem os dois ingredientes até formar um tipo de pasta. Em seguida, coloque um pouco da mistura na mão e espalhe pelo rosto, fazendo movimentos circulares suaves. Por fim, enxágue e seque o rosto, finaliza com o creme hidratante.

Esfoliante de bicarbonato de sódio

Esfoliação facial - O que é, tipos, como fazer + 12 receitas de esfoliante caseiro
N1

Ideal para peles sensíveis e irritadas, esse esfoliante é muito simples e barato. Você irá precisar de uma colher de bicarbonato de sódio e água mineral. Sendo assim, misture o bicarbonato com a água até conseguir uma consistência mais cremosa. Depois, aplique no rosto, fazendo uma leve massagem.

Esfoliante de açúcar e mel

Vix

Muito indicado para quem sofre com a acne, a mistura desses dois ingredientes proporciona um ótimo esfoliante. Especialmente porque o mel tem propriedades antibacterianas, antivirais e antifúngicas. Você precisará de uma colher de mel e uma colher de açúcar cristal. Então, misture bem os dois ingredientes até formar uma pasta. Em seguida, aplique no rosto seguindo o passo a passo indicado acima.

Esfoliante de sal marinho

Também muito indicado para quem tem pele acneica, esse esfoliante é super fácil de fazer! Você precisará de uma colher de óleo de coco e duas colheres de sal extra fino. Misture os ingredientes e aplique a mistura no rosto fazendo movimentos suaves. Por fim, enxágue bem em água fria ou morna.

Esfoliante de açúcar mascavo e limão

Eu Sem Fronteiras

Ideal para purificar e iluminar a pele. Você precisará de uma xícara de açúcar mascavo, meia xícara de óleo de coco e uma colher de raspas de limão, se quiser pode colocar algumas gosta do suco do limão também, mas é opcional. Misture bem todos os ingredientes.  Em seguida, aplique uma pequena quantidade no rosto, fazendo movimentos circulares. E então, enxágue e seque bem o rosto.

Esfoliante de toranja, óleo de abacate e açúcar mascavo

Lifestyle ao Minuto

Esse esfoliante ajuda a equilibrar o tom da pele, diminuindo as marcas e manchas. Para a receita, você irá precisar de uma xícara de açúcar mascavo, suco de meia toranja, três colheres de óleo de abacate. Misture todos os ingredientes, e aplique uma quantidade da pasta no rosto, seguindo as orientações de esfoliação.

Esfoliante de morango, limão e sal

Viva Bem

A união desses ingredientes, proporciona um esfoliante rico em vitamina C e antioxidantes, ideal para clarear a pele. Para a receita, será necessário 5 morangos, suco de meio limão, 4 colheres de sal e uma colher de óleo de amêndoas. Misture tudo e aplique uma pequena quantidade na pele úmida fazendo movimentos suaves. Por fim, lave o rosto e aplique o hidratante.

Esfoliante de kiwi e açúcar

Vix

Muito bom para clarear e proteger a pele. Você irá precisar de um kiwi, uma colher de óleo de cártamo e uma xícara de açúcar. Amasse o kiwi e acrescente os demais ingredientes, misturando bem. Por fim, aplique a mistura no rosto, fazendo uma leve massagem.

Esfoliante de canela e aveia

Metro Jornal

Outra opção para quem tem pele acneica, já que a canela aumenta a produção de colágeno e tem propriedades antibacterianas. Para a receita, será necessário uma colher de farinha de aveia, uma colher de canela em pó e água. Primeiramente, aqueça a água até ficar morna e acrescente a canela e a aveia, até formar uma mistura consistente. Aplique no rosto fazendo movimentos leves.

Esfoliante de açúcar mascavo e hortelã

Chá Benefícios

Esse esfoliante tem propriedades antibacterianas devido ao hortelã, o que faz dele um ótimo antisséptico. Para fazer esse esfoliante, você precisará de uma xícara de açúcar mascavo, uma colher de leite em pó, meia xícara de óleo de coco, 15 folhas de hortelã trituradas e uma colher de vitamina 4. Misture bem todos os ingredientes e aplique a pasta no rosto massageando suavemente. Por fim, enxágue e aplique o hidratante.

Esfoliante de pepino e bicarbonato de sódio

Portal Mato Grosso

O pepino é uma rica fonte de vitaminas C e B5, além de minerais e antioxidantes. Sendo assim, ele ajuda a reduzir o inchaço da pele e os poros dilatados, promovendo uma hidratação profunda. Para usá-lo como esfoliante, você precisará de meio pepino ralado e uma colher de bicarbonato de sódio, Misture os dois ingredientes até formar uma pasta esfoliante. Aplique uma pequena quantidade no rosto, seguindo as orientações.

Esfoliante de chá verde e açúcar mascavo

Esfoliação facial - O que é, tipos, como fazer + 12 receitas de esfoliante caseiro
Dicas de Mulher

O chá verde é rico em propriedades antioxidantes, que ajudam a melhorar a elasticidade da pele. Além disso, é um ótimo adstringente natural, que pode ser usado para equilibrar a oleosidade da pele. Para fazer esses esfoliante, você irá precisar de uma xícara e meia de açúcar mascavo, duas colheres de chá verde em pó e uma xícara de óleo de coco. Misture bem todos os ingredientes, e aplique no rosto, fazendo movimentos suaves.

Enfim, o que você achou dessa matéria? Aliás, aproveite para conferir também dicas de sabonetes esfoliantes. 

Fontes: Derma Club ADCOS Derma Club  Dicas de Beleza 

Imagem destacada: Review Box

Imagens: Pergunte ao Dermatologista Geriderme Beauty Consciência Rosa Mulher Cruda N1 Vix Eu Sem Fronteiras, Lifestyle ao Minuto Viva Bem Vix Metro Jornal Chá Benefícios Portal Mato Grosso Dicas de Mulher 

Próxima página »

Escolhidas para você

Comentários

5 1 vote
Dê a sua opinião

guest
0 Comentários
Feedbacks
Ver todos os comentários

Escolhidas para você