Beleza

10 opções caseiras para clarear a virilha naturalmente

Bicarbonato de sódio, babosa, maisena, aveia e outros ingredientes podem ser ótimos aliados para quem quer clarear a virilha em casa.

Quem tem manchas escuras na virilha sabe que, embora seja algo que não atrapalha em nada, não é muito bonito de se ver. Desse modo, mais do que um problema, esse é um incômodo estético que afeta muitas pessoas. A boa notícia, no entanto, é que dá para clarear a virilha em casa, usando receitas caseiras que levam ingredientes que todo mundo tem na cozinha.

Você vai ver na lista que preparamos abaixo que máscaras feitas com fubá, aveia, mel, e até mesmo bicarbonato de sódio são ótimas para clarear a virilha e não pesam no bolso.

Ou seja, logo logo isso não será mais um incômodo. Então, aproveite essas dicas para clarear a virilha em casa com receitas simples.

Você também pode gostar de ler: Bolinhas na virilha, o que são? Porque aparecem e truques para evitá-las.

Causa das manchas escuras na pele

Antes de aprender como clarear a virilha, é preciso entender o que causa essas manchas escuras que aliás, não afetam apenas a virilha, mas também as axilas e parte interna das coxas. Saiba também Como evitar assadura em coxas grossas ou gordinhas.

De acordo com especialistas no assunto, o tecido escurecido que faz muita gente querer clarear a virilha se trata de uma resposta inflamatória da pele. Ou seja, é uma espécie de resposta aos estímulos na produção de melanina da região. Entenda as Principais causas e como tratar irritação na virilha.

Esses estímulos, aliás, podem ser causados pelo atrito repetitivo na pele. Inclusive, a própria depilação com lâmina ou com cera podem causar o problema. Assim como reações alérgicas a algumas substâncias, como água oxigenada e limão, por exemplo, também podem ser o gatilho do escurecimento.

Porém, independente da causa, as máscaras abaixo vão ajudar bastante a clarear a virilha. Entretanto, vale ressaltar que, para conseguir um resultado mais rápido, é preciso recorrer a tratamentos dermatológicos específicos para o problema. Tais como uso de produtos clareadores, peeling químico, esfoliação e laser.

No entanto, as receitas abaixo são uma ótima opção para quem não tem tanta urgência. Tudo vai depender, como já mencionamos, de sua paciência e de sua persistência nas aplicações.

10 Receitas caseiras para clarear a virilha

Agora sim, vamos aprender como clarear a virilha de forma barata e prática. E o melhor de tudo, com ingredientes que você provavelmente já tem em casa. Vamos lá!

1 – Máscara de amido do milho

Sim, o amido de milho, mais conhecido como maisena pode ser um grande aliado na nora de clarear as manchas escuras na pele. Para isso, você precisará de uma colher de amido de milho, uma xícara e meia de leite e uma colher de mel, ingredientes super populares.

Como fazer?

Misture todos os ingredientes ainda frios. Em seguida, leve a mistura em uma panela e leve ao fogo até atingir o ponto de um mingau. Depois, é só deixar esfriar e aplicar na pele. Deixe agir na área escura por 15 minutos e enxágue. Por fim, aplique um creme hidratante na região.

Repita o procedimento duas vezes por semana ou, no mínimo, a cada 15 dias. Gradualmente a mistura vai ajudar a clarear a virilha.

2 – Máscara de bicarbonato de sódio

Outra receita caseira para clarear a virilha utiliza o bicarbonato de sódio, um ingrediente super versátil com diversas finalidades. Nesse caso, você precisará de três colheres de bicarbonato, meia colher de água e um hidratante corporal de sua preferência, melhor ainda se for para pele seca.

Como fazer?

Você só precisa misturar a água com o bicarbonato até conseguir uma consistência de pasta. Então, basta esfoliar a região da virilha com essa mistura. Em seguida, é só enxaguar e usar o hidratante escolhido.

Nesse caso, o bicarbonato age removendo as células mortas da pele e evita a proliferação de fungos. Ou seja, ajuda a clarear a virilha depois de algumas aplicações. Por sua vez, o hidratante aplicado no final faz com que as novas células sejam saudáveis e hidratadas.

3 – Como clarear a virilha: máscara de fubá com aveia

Nessa outra opção de receitinha caseira para clarear a pele, precisaremos de duas colheres de fubá, duas de aveia, duas de leite em pó e um pouco de soro fisiológico.

Como fazer? 

Primeiramente, misture todos os ingredientes até formar uma mistura homogênea. Feito isso, aplique sobre a pele manchada. Aliás, faça isso com movimentos circulares de leve, com os dedos, como se estivesse fazendo uma massagem na região. Então, é só enxaguar a pele. O correto é que o procedimento seja feito a cada 20 dias, até que se consiga o resultado esperado.

4 – Máscara com óleo de coco e bicarbonato

O óleo de coco é muito popular nos tratamentos de beleza. Isso porque esse óleo contém propriedades antifúngicas, antibacterianas e antioxidantes que podem ajudar no processo de clareamento da pele. Para a receita você precisará de uma colher de óleo de coco, uma de bicarbonato de sódio e três gotas de óleo essencial de laranja.

Como fazer? 

É muito simples, a ideia aqui é fazer uma pastinha. Então, basta misturar bem todos os ingredientes e aplicar sobre a região manchada durante a noite. Faça isso com movimentos circulares e enxágue após 15 minutos. Para melhores resultados, repita o processo duas vezes por semana.

5 – Como clarear a virilha: suco de batata

Parece incomum, mas é uma ótima forma de clarear a virilha em casa. Isso porque a batata tem propriedades que combatem a melanina na pele, com alto poder de estimular a sua regeneração. Tenha em mãos uma batata, uma colher de vinagre de maçã e uma de óleo de coco.

Como fazer?

Antes de tudo, bata a batata no liquidificador com um pouco de água até formar uma massa quase líquida. Então, adicione o vinagre e o óleo de coco. Por fim, antes de dormir molhe um pedaço de algodão no suco e aplique sobre as regiões que deseja clarear. Repita o processo diariamente por cerca de duas semanas até notar os resultados.

6 – Pó de arroz

O arroz branco tradicional é rico em ácido kójico, ativo conhecido pela sua função clareadora. Sendo assim, pode ser usado para clarear a pele. Você precisará de 200 gramas de arroz e 30 ml de leite.

Como fazer?

Bata os grãos de arroz no liquidificador até formar um pó, uma espécie de farinha de arroz. Feito isso, misture o pó de arroz no leite em temperatura ambiente até formar uma pasta. Por fim, aplique sobre a pele diariamente e deixe agir por 30 minutos e enxágue. Em algumas semanas você já perceberá que as manchas estão clareando.

7 – Pasta de argila branca

Outra opção de receita simples para clarear a virilha utiliza argila branca, água e óleo essencial de laranja.

Como fazer? 

Comece misturando uma colher de argila branca, com duas de água e algumas gotas de óleo essencial de laranja. A ideia aqui é formar uma pastinha consistente. Quando pronta, basta aplicar sobre a área que deseja clarear. Deixe a mistura agir por 15 minutos e enxágue em seguida. Repita o processo até obter os resultados almejados.

8 – Como clarear a virilha: gel de babosa

A babosa é outro ingrediente que pode ajudar a clarear a pele. Fácil de encontrar, a planta contém aloesima, uma substância que inibe a ação da enzima que produz a pigmentação da pele.

Como fazer? 

Essa é a receita mais fácil de todas, uma vez que só precisa de uma folha de babosa e extrair o gel da planta. Em seguida, aplique o líquido sobre as áreas escurecidas, deixando agir por uns 15 minutos. Por fim, é só enxaguar a pele.

9 – Esfoliante de aveia e óleo de coco

Também muito fácil de fazer, essa receita promove a limpeza profunda da pele. Sendo assim, ajuda a remover as célular mortas e estimula a renovação celular. Dessa vez, você só vai precisar de duas colheres de sopa de aveia em flocos e uma colher de sopa de óleo de coco.

Como fazer?

Misture todos os ingredientes em um recipiente limpo e seco até formar uma mistura uniforme. Posteriormente, passe na região que deseja clarear realizando movimentos leves e circulares. Depois, lave com água morna e seque com uma toalha bem macia, sem esfregar. Repita o processo de duas a três vezes por semana, com intervalos de um dia.

10 – Creme de cenoura, mel e iogurte

Enfim, essa é mais uma ótima opção de receita para clarear a virilha, uma vez que é rica em vitaminas. Ou seja, tem a função de hidratar e cicatrizar a pele. Você precisará de 50g de cenoura ralada, uma embalagem de iogurte natural e uma colher de sopa de mel.

Como fazer?

Desse modo, inice batendo os ingredientes no liquidificador até ficar uniforme. Posteriormente, aplique nas regiões que deseja clarear e deixe agir por 20 minutos. Por fim, retire a água fria e seque com uma toalha macia para não irritar a pele. Utilize o creme de uma a duas vezes por semana.

Como prevenir manchas escuras na pele?

Como vimos, é possível sim clarear as manchas na pele, tanto na virilha, quanto nas coxas e axilas. Mas, sabendo a causa desse escurecimento na pele, entendemos que o melhor remédio é sempre a prevenção. E algumas dicas podem ajudar a evitar que isso aconteça:

Leia também: Virilha escura – O que o escurecimento?

  • Manter a pele sempre hidratada;
  • Depilar com laser ou cera, evitando a lâmina.
  • Usar roupas mais leves e que não causem muito atrito;
  • Usar cremes hidratantes de acordo com o tipo de pele para melhores resultados.

Cuidados durante o tratamento

É muito importante manter alguns cuidados para evitar que as manchas aparaceçam novamente. Então, separamos alguns deles para você colocar em prática, confira:

  • Evite o uso de cremes com álcool no local tratado.
  • Descarte o uso de lâminas.
  • Não passe nenhum tipo de loções depilatórias, elas podem irritar a pele.
  • Aplique protetor solar na região da virilha e evite exposição ao sol.

Enfim, se você gostou de ler essa matéria, pode ser que se interesse também por esse outro post: Depilação íntima pode ser mais perigosa que você imagina.

Fonte: Site de Beleza e Moda, DermaClub, Shopfísio, Catraca Livre, Tua Saúde, Derma Club 

Referências Bibliográficas:

CHAOWATTANAPANIT, Suteeraporn et al. Postinflammatory hyperpigmentation: A comprehensive overview: Treatment options and prevention. Journal of the American Academy of Dermatology 77. (4); 607–621, 2017. 77. 4; 607–621, 2017

CALLENDER, D. Valerie et. al. Postinflammatory hyperpigmentation: etiologic and therapeutic considerations. Am J Clin Dermatol.. 12. 87–99, 2011

Próxima página »

Escolhidas para você

Comentários

5 1 vote
Dê a sua opinião

guest
0 Comentários
Feedbacks
Ver todos os comentários

Escolhidas para você