18 problemas que causam manchas vermelhas na sua pele

As manchas vermelhas na pele podem ser bastante comuns, com causas simples como picada de mosquito ou até mesmo como sintoma de uma doença.

De modo geral, manchas vermelhas na pele podem ocorrer por inúmeros fatores. Como por exemplo, resultado de um beliscão, picada de mosquito, exposição excessiva ao sol, ou até mesmo por ingerir um alimento que você é alérgico. Contudo, além desses casos corriqueiros e simples, existem outras causas que podem ser mais graves, como veremos a seguir, tais como infecções, rubéola ou até câncer de pele.

Em todo caso, o surgimento da mancha vermelha na pele é resultado de uma reação ou sintoma de algo que afetou a pele, mesmo que seja algo simples como uma alergia, por exemplo. Sendo assim, é muito importante ficar atento aos demais sintomas que acompanham as manchas vermelhas, como coceira, inchaço, febre entre outros.

Portanto, o ideal é se consultar com um médico especialista, para avaliar e identificar a causa da mancha. E dependendo do que causou a lesão na pele, iniciar o tratamento adequado. A seguir, trazemos algumas das causas mais comuns do surgimento de mancha vermelha na pele.

Principais causas das manchas vermelhas na pele

1. Alergia

A alergia pode ser uma das doenças que podem causar a mancha vermelha na pele. E isso pode ocorrer após o contato com plantas, pelos de animais ou ingestão de remédios. Ou então, pode ser causada por picada de inseto ou intoxicação alimentar.

Aliás, as manchas de alergia tendem a ter tamanhos variando de médio para grande, avermelhadas ou brancas, quase sempre acompanhadas de coceira, podendo ter ou não líquido. Normalmente, elas tendem a sumir em até 3 dias. Porém, nos casos de alergia mais graves, a mancha pode vir acompanhada de falta de ar e por isso é importante correr para o pronto socorro.

O que fazer

Nesse caso, os sintomas da alergia podem ser contidos com remédios próprios para alergia, como corticosteroides, bem como cremes e pomadas. Mas, a recomendação é procurar um médico para receber a indicação do melhor tratamento para sua alergia. 

2. Eczema

Normalmente, as manchas vermelhas coçam e incham muito e muitas pessoas relacionam essa inflamação com reações alérgicas. Aliás, é importante destacarmos que os sintomas dessa inflamação podem piorar com estresse, temperaturas frias ou quentes.

O que fazer

Quando a causa das manchas vermelhas é eczema, elas tendem a aparecer e sumir espontaneamente. Contudo, dependendo da frequência, pode ser indicado o uso de remédio anti-alérgicos e o uso de pomadas ou cremes com corticoides, que devem ser receitados por um dermatologista. 

3. Micose

As manchas causadas por micose podem surgir em qualquer região do corpo, com tamanhos diferentes e afetando uma área bem especifica. Se não o bastante, as manchas podem causar bolhas e descamação. E dependendo do que causou a micose, ela pode se espalhar para outras partes do corpo, acompanhada de coceira e ardência na pele.

O que fazer

A recomendação inclui o uso de remédios antifúngicos e também antibióticos, que precisam ser indicados por um médico.

4. Zika vírus

No caso dessa doença, as manchas são bem pequenas, semelhantes a pintas vermelhas, com uma leve elevação. Além disso, costumam causar muito coceira e aparecer cerca de 3 dias depois da picada do mosquito. Normalmente, as manchas são observadas primeiro no rosto e se espalham pelo resto do corpo. Além disso, as manchas de zika tendem a durar não mais que 5 dias, mas geralmente vem acompanhadas de dores musculares e na articulação.

O que fazer

O tratamento é basicamente manter repouso, muita hidratação e tomar a medicação prescrita pelo médico, com a finalidade de aliviar os demais sintomas e o mal-estar.

5. Lúpus

O Lúpus é outra doença que pode causar as manchas vermelhas na pele. Nesse caso, as manchas podem ser planas ou elevadas, podendo surgir em qualquer parte do corpo. Além disso, são mais frequentes em mulheres, próximo a região do nariz e bochechas, lembrando uma borboleta.

O que fazer

Procurar um médico imediatamente para ter um diagnóstico assertivo e começar o tratamento, que inclui corticoides e imunossupressores.

6. Rosácea

A Rosácea é caracterizada por manchas vermelhas na região da face, mais precisamente nas bochechas, testa e nariz, podendo acentuar pequenos vasos na pele. Além das manchas, no caso de Rosácea, a pele fica ainda mais sensível e quente, podendo até apresentar inchaço.

O que fazer

Um dermatologista poderá indicar o melhor tratamento. Mas é indicado o uso de sabonetes e hidratantes neutros afim de controlar a vermelhidão na pele, e dependendo do caso, ainda pode ser indicado o uso de antibióticos ou anti-inflamatórios.

7. Sarna

A sarna costuma se manifestar com manchas vermelhas na região das mãos e dos pés, bem como nas axilas. Além disso, elas costumam coçar e incomodar muito, especialmente no período noturno. Apesar de não ser nada grave, a coceira pode resultar no desenvolvimento de úlceras na pele, mesmo em crianças ou bebês.

O que fazer

Nesse caso, o tratamento inclui o uso de cremes e pomadas receitados pelo médico conforme a gravidade da infecção. Os mais comuns nesse caso são: Ivermectina, Crotamiton ou Permetrina.

8. Psoríase

A mancha causada pela psoríase tem uma aparência bem característica, com um centro esbranquiçado e as bordas vermelhas ou rosa, que descamam muito e causam coceira. Geralmente, elas tendem a aparecer nos cotovelos, joelhos, nádegas e couro cabeludo.

O que fazer

Um dermatologista poderá indicar ao paciente alguns cremes ou pomadas anti-inflamatórios. Mas, além disso, o tratamento inclui evitar exposição ao sol, e o consumo de alimentos muito gordurosos ou industrializados, que podem piorar o caso. Além disso, por ter relação com o estresse, é importante evitar situações que podem piorar o quadro. 

9. Rubéola

A Rubéola também pode ter como sintoma as manchas na pele. Nesse caso, elas são planas e pequenas, e podem se juntar, formando uma mancha grande, e também causam coceira. Esse tipo de mancha costuma surgir primeiramente no rosto e atrás das orelhas, mas se espalha rapidamente por outras partes do corpo. Contudo, tendem a sumir com 3 dias.

O que fazer

O tratamento só pode ser indicado por um médico, mas geralmente inclui o uso do Paracetamol, até que a doença esteja controlada.

10. Catapora

As características das manchas por catapora variam de acordo com a fase da doença. Primeiramente, as manchas são pequenas bolinhas espalhadas pelo corpo e que causam muito coceira. Com a evolução da catapora, as bolhas ficam cheias de líquido, eventualmente estourando e formando crostas pelo corpo. 

O que fazer

O tratamento é feito com medicamentos contra a dor e para evitar que as bolhas infecionem. Os medicamos mais indicados por médicos nesses casos, incluem Paracetamol e Iodopovidona. Além disso, é indicado o repouso e evitar coçar, por mais difícil que seja. 

11. Má circulação

Sim, má circulação também causa manchas na pele. Nesse casos, as manchas tem coloração variada, entre amarelada ou marrom, aparecendo principalmente na perna, tornozelo. Além disso, também vem com outros sintomas, como coceira, inchaços, sensação de formigamento e dor. Dependendo da gravidade do problema, pode resultar até em feridas.

O que fazer

O tratamento nesse caso deve ser acompanhado por um médico angiologista, que irá indicar o uso de meias de compressão pra melhorar a circulação, bem como pomadas de uso tópico ou antibióticos. E devido a causa da má circulação, não é indicado ficar muito tempo na mesma posição, e sempre que possível elevar as pernas afim de evitar o acúmulo sanguíneo na região.

12. Câncer de pele

Esse é um dos que mais preocupa as pessoas quanto ao surgimento de manchas pela pele. Nesse caso, a aparência das manchas irá depender do tipo de câncer do paciente. Mas, geralmente, elas costumam apresentar formato irregular, aumentando com o tempo, e em alguns caso até resultar em sangramento. Além disso, podem ser extensas e com uma textura mais áspera do que manchas comuns.

O que fazer

Nesse caso, devido a gravidade, existem várias formas de tratar, podendo incluir cirurgia, radioterapia e quimioterapia. O tratamento ideal deve ser feito por um médico a partir de uma análise mais precisa do tipo de câncer de pele.

13. Sarampo

Já as manchas de sarampo são vermelhas, levemente elevadas, porém não coçam e se espalham rapidamente por todo corpo. Contudo, elas costumam aparecer primeiro no rosto e depois indo para o tronco e braços, e também podem causar febre.

O que fazer

O tratamento inclui repouso, hidratação e algum antibiótico indicado pelo médico.

14. Brotoeja

As manchas e bolinhas vermelhas pelo corpo, principalmente no peito, coxas, pescoço e costas, podem causar coceira e dor. Normalmente, elas são causadas pelo calor e excesso de suor, por isso é mais comum em bebês, que tendem a ficar cobertos e com roupas que esquentam.

O que fazer

Por ser uma questão simples, não é como se houvesse um tratamento próprio. No entanto, a recomendação é manter as regiões afetadas livres e frescas, bem como o uso de compressas frias sobre as bolinhas. 

15. Erisipela

No caso de Erisipela, as manchas na pele tem bordas elevadas e irregulares. Geralmente a pessoa apresenta febre e calafrio cerca de dois dias antes do surgimento das manchas. Aliás, elas podem vir acompanhadas de outros sintomas incômodos, como sensação de queimação, coceira, dor e sensibilidade na região. E em casos graves, até bolhas na pele, e manchas escuras.

O que fazer

O tratamento nesse caso geralmente inclui antibióticos receitados pelo dermatologista.

16. Dermatite atópica

Se a causa das manchas for por dermatite atópica, as manchas terão um tom mais avermelhado, e com muito coceira. Além disso, podem descamar e ter líquido, que depois pode resultar em uma crosta. E devido a coceira persistente, pode acabar levando a feridas na pele, bem como aumentar a espessura da pele na região.

O que fazer

Após o diagnóstico médico, o dermatologista irá indicar o melhor tratamento para a doença, normalmente incluindo cremes e pomadas com corticoides.

17. Esclerodermia cutânea

As manchas aqui vem sozinha ou com várias, que podem se tornar mais duras e esbranquiçadas no meio, com bordas vermelhas. Com o passar do tempo, as manchas ficam mais escuras. Se trata de uma doença autoimune que aumenta a produção de colágeno e por isso resulta nas manchas.

O que fazer

Como vimos até aqui, a maioria das doenças que afetam a pele contam com tratamentos com corticoides, e com a Esclerodermia cutânea não seria diferente. O médico poderá receitar pomadas ou comprimidos para o tratamento da doença.

18. Líquen plano

As manchas nesse caso aparecem como placas vermelhas ou roxas na pele, que coçam muito. Além disso, tem uma superfície brilhante com listras brancas finas por cima, aparecendo principalmente na região lombar nas costas, no tornozelo ou pulso.

O que fazer

Novamente, pode-se utilizar ​​antialérgicos ou corticoides em pomada ou comprimido, de acordo com o seu médico achar mais adequado no seu caso em especial.

LEIA MAIS:

Bibliografia:

  • SUNDARESAN, S.; et al. Stasis Dermatitis: Pathophysiology, Evaluation, and Management. Am J Clin Dermatol. 18. 3; 383-390, 2017
  • ARNOLD, D. L.; KRISHNAMURTHY, K. IN: STATPEARLS [INTERNET]. TREASURE ISLAND (FL): STATPEARLS PUBLISHING. Lichen Planus. 2022. Disponível em: <https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK526126/>. Acesso em 05 jul 2022
  • ODONWODO, A.; BADRI, T.; HARIZ, A. IN: STATPEARLS [INTERNET]. TREASURE ISLAND (FL): STATPEARLS PUBLISHING. Scleroderma. 2021. Disponível em: <https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK537335/>. Acesso em 05 jul 2022

Fontes: Tua saúde, Med Prev 


Outras postagens

3.3 3 votos
Dê a sua opinião

guest
1 Comentário
Antigos
Novos Mais votados
Feedbacks
Ver todos os comentários
Márcia
Márcia
25 de setembro de 2022 00:40

Sempre me aparece manchas avermelhada no meu braço direito e não coça, percebi que aparece sempre depois de um extres.