Saúde

Mancha vermelha na pele – 10 doenças que podem manchar seu corpo

Já se pegou com mancha vermelha na pele sem saber o motivo? Sabe o que isso pode significar? Estas são as doenças que mais mancham a pele.

Atualizado em 23/11/2019

Sobretudo, a mancha vermelha na pele pode ocorrer por inúmeros fatores. Como por exemplo, após um beliscão, após um a exposição excessiva ao sol, ou então após ingerir um alimento que você provavelmente tenha alergia.

Contudo, além desses casos, existem outros um pouco mais graves. Doenças como o Zica Vírus e rubéola, inclusive, são bom exemplos.

Aliás, por serem mais graves, essa doenças precisam ser acompanhadas por médicos especialistas. Isso porque poderão identificar as causas das manchas e iniciar um tratamento adequando para acabar com elas.

Por isso, não invente de brincar de médico. Pois, o seu corpo precisa de ajuda e de pessoas qualificadas que realmente entendem do assunto.

Contudo, não se desespere. Caso você tenha alguma mancha vermelha na pele, confira o apanhado de informações que selecionamos para você. Abaixo, certamente, estão as possíveis causas e doenças que podem deixar mancha vermelha na pele.

Principais causas de mancha vermelha na pele

Confira agora as 10 doenças que podem causar mancha vermelha na pele
Fonte: GPS Life Time 
  • Estresse;
  • Alergia;
  • Urticária;
  • Eczema;
  • Doenças reumatológicas como psoríase e lúpus;
  • Doenças hematológicas, como púrpura trombocitopênica trombótica;
  • Infecções;
  • Câncer de pele, entre outras.

De modo geral, é importante observar as características e os sinais das manchas que aparecem no seu corpo. Pois, elas podem ser acompanhadas de coceira, dor, febre, aumento de tamanho, sangramentos e alterações de cor. Sobretudo, em todos os casos, nós indicamos que você informe o seu médico.

Inclusive, vale destacar que a mancha vermelha na pele que coça pode ser sinal de urticária, eczema ou lúpus. Já, a mancha que não coça, pode ser ainda mais preocupante. Porque pode ser sintoma de câncer de pele, púrpura trombocitopênica idiopática ou psoríase.

10 doenças que causam manchas vermelhas na pele

1. Alergia

Confira agora as 10 doenças que podem causar mancha vermelha na pele
Fonte: Tua saúde

A princípio, a alergia pode ser uma das doenças que podem causar a mancha vermelha na pele. E isso pode ocorrer após o contato com plantas, pelos de animais ou ingestão de remédios. Ou então, pode ser causada por picada de inseto ou intoxicação alimentar.

Inclusive, essas manchas podem ter tamanhos variados, podem ser brancas ou vermelhas, podem coçar ou não e ter líquido ou não.

Sobretudo, para tratar as manchas de alergia, o mais indicado é consultar um dermatologista. Somente um especialista pode te indique um remédio apropriado para o seu caso e iniciar um tratamento específico.

2. Micose

Confira agora as 10 doenças que podem causar mancha vermelha na pele
Fonte: Tua saúde

Já a micose, assim como a alergia, também é um caso comum e fácil de tratar. Inclusive, em casos de micose, nós também indicamos que você procure por um dermatologista para que ele te indique os remédios adequados. Seja, antifúngicos ou antibióticos.

Sobretudo, micoses podem ser grandes e afetar uma região bem delimitada do corpo. Aliás, em alguns casos, aparecem bolhas e ocorre descamação na área.

3. Zika vírus

Confira agora as 10 doenças que podem causar mancha vermelha na pele
Fonte: Lespeaux

A priori, a mancha vermelha da pele, decorrente da Zica Vírus começa a aparecer no rosto e logo depois, se espalha para o restante do corpo. Inclusive, isso ocorre em poucas horas e pode durar em torno de 5 dias. Normalmente, nesse caso aparecem pintas avermelhadas, com uma leve coceira.

Basicamente, para tratar a Zika vírus o mais indicado é repouso e hidratação. E claro, acompanhamento médico. Pois, somente ele poderá lhe informar os remédios específicos que podem aliviar os sintomas e o desconforto.

4. Eczema

Confira agora as 10 doenças que podem causar mancha vermelha na pele
Fonte: Oh my mag

Primeiramente, o eczema é também conhecido como dermatite. Ou seja, uma inflamação na pele, a qual é responsável por causar mancha vermelha na pele. Inclusive, normalmente, elas coçam e incham muito. Tanto é que muitas pessoas relacionam essa inflamação com reações alérgicas.

Sobretudo, é importante destacarmos que os sintomas dessa inflamação podem piorar com estresse, temperaturas frias ou quentes. Ou então se caso a pele for exposta à água ou ao sol. Assim como as demais, o eczema também necessita de acompanhamento médico, em específico dermatologista.

Até porque, eles irão lhe prescrever os remédios anti-alérgicos, ou então pomadas ou cremes corticoides. Vale salientar, que o eczema é mais comum de ocorrer em picada de inseto ou intoxicação alimentar.

5. Rubéola

Confira agora as 10 doenças que podem causar mancha vermelha na pele
Fonte: Tua saúde

A princípio, a rubéola é uma doença que precisa de acompanhamento médico e tratamento específico até ela ficar devidamente controlada. Assim sendo, é comum de aparecer manchas pequenas, ligeiramente elevadas e com coceiras.

Inclusive, normalmente essas manchas começam no rosto, logo depois se espalham para o restante do corpo. Além do mais, são manchas que permeiam por mais ou menos 3 dias.

6. Psoríase

Confira agora as 10 doenças que podem causar mancha vermelha na pele
Fonte: Tua saúde

A priori, a psoríase é uma doença inflamatória da pele de causas genéticas. Sobretudo, é uma doença não contagiosa, e que causa mancha vermelha na pele. Essas manchas, normalmente apresentam o centro branco com bordas vermelhas, causam coceiras, são secas, podendo até mesmo descamar.

Aliás, essas manchas geralmente surgem nos cotovelos, joelhos e no couro cabeludo. Assim sendo, ela pode ser tratada com aplicação de cremes ou pomadas anti-inflamatórias. As quais, inclusive, devem ser prescritas por um dermatologista.

No mais, para tratar essa doença, os médicos também indicam a pessoa evitar comer comidas gordurosas e produtos industrializados e evitar exposição solar. Além do mais, os médicos afirmam que o consumo de alimentos ricos em ômega 3 e betacaroteno podem ser ainda mais benéficos para a pessoa nesse caso.

7. Lúpus

Confira agora as 10 doenças que podem causar mancha vermelha na pele
Fonte: Tua saúde

Primeiramente, é importante destacarmos que o lúpus é uma doença autoimune, a qual pode afetar diversos sistemas no corpo. Contudo, a pele é o órgão mais acometido. Assim sendo, essa doença também apresenta mancha vermelha na pele e também deve ser tratada com acompanhamento médico.

Basicamente, essas manchas geralmente são avermelhadas planas ou elevadas que aparecem em qualquer parte do corpo. Porém, aparecem mais nas orelhas, no nariz e no rosto. De modo geral, elas causam coceiras, não doem, sofrem alterações com o tempo e podem piorar na exposição solar.

8. Urticária

Confira agora as 10 doenças que podem causar mancha vermelha na pele
Fonte: Wikipédia 

Sobretudo, a urticária é um tipo de alergia, que inclusive, pode ser desencadeada por inúmeros fatores. Como por exemplo, alimentos, picadas de insetos, produtos químicos, estresse, pólen, remédios e processos infecciosos. Sobretudo, essa alergia, assim como as demais, também causa mancha vermelha na pele.

Porém, as manchas da urticária tendem a desaparecer em poucos dias. Porém, essa alergia geralmente permanece para o resto da vida.

9. Púrpura trombocitopênica idiopática

Confira agora as 10 doenças que podem causar mancha vermelha na pele
Fonte: Look for diagnosis 

Primeiramente, a púrpura trombocitopênica idiopática é uma doença autoimune que atinge as plaquetas. Aliás, as plaquetas são células do sangue responsáveis pela coagulação. Sobretudo, ela também causa manchas vermelhas na pele. Inclusive, elas costumam ser vermelhas arroxeadas.

Além das manchas no corpo, a púrpura trombocitopênica idiopática também causa outros sinais no corpo. Como por exemplo, sangramentos no nariz, gengiva, sistema digestivo e urinário. Por isso, ela deve ser tratada com médicos especialistas.

10. Câncer de pele

Confira agora as 10 doenças que podem causar mancha vermelha na pele
Fonte: The brasilians

Sobretudo, o câncer de pele normalmente é responsável por também causar manchas de pele. Inclusive, as manchas geralmente, aparecem em áreas que ficam mais expostas ao sol. Basicamente, as manchas decorrente ao câncer de pele, não costumam coçar e crescem com o tempo.

Além do mais, essas manchas pode também sangrar e evoluir para feridas. Aliás, são manchas bem difíceis de cicatrização. Principalmente, no caso de melanoma, que é a forma mais agressiva de câncer de pele. Nesse caso ainda, as manchas causam coceira e dor.

Enfim, o que achou da nossa matéria? Agora você consegue decifrar qual tipo de mancha é a do seu corpo?

Venha conferir mais matérias do Área de Mulher: Clarear a pele – técnicas profissionais e caseiras e truques para mantê-las

Fontes: Tua saúde, Médico responde

Imagem de destaque: Portal da cidade