Saúde

Não consigo emagrecer: 15 motivos porque isso acontece

Não consigo emagrecer! Mesmo seguindo uma dieta saudável e mantendo uma rotina regular de exercícios físicos muitas mulheres não emagrecem.

Você já se perguntou, “por que não consigo emagrecer”? Em suma, algumas pessoas têm mais dificuldades em emagrecer do que outras. Ou seja, mesmo aderindo uma dieta mais saudável combinada com exercícios físicos, não consegue chegar ao corpo desejado. O que pode gerar certo desânimo, não é mesmo? Portanto, se você é uma dessas pessoas e está pensando agora: “por que não consigo emagrecer”?

Saiba que para perder os quilos extras é preciso traçar metas, se informar melhor e evitar erros que atrapalham o processo. Além disso, se você não acertar a combinação certa de exercícios com a alimentação. Você não vai alcançar seu objetivo. Por isso, antes de começar uma dieta ou montar uma série de treinos, você precisa procurar um endocrinologista.

Pois, ele vai fazer uma avaliação dos níveis hormonais. Dessa forma, juntamente com um nutricionista e um educador físico pode criar um plano alimentar e um plano de exercícios que sejam de acordo com o seu corpo.

Além disso, existem outros fatores que influenciam negativamente na hora de emagrecer. Por exemplo, dormir mal, não praticar atividade física regularmente ou pular refeições. Segundo especialistas, manter uma rotina ajuda a regular a produção de hormônios, como o cortisol (hormônio estresse) e a leptina (hormônio que regula a fome e a saciedade).

Da mesma forma, para emagrecer é preciso gastar mais calorias do que você consome. Caso contrário, as calorias excedentes são armazenadas na forma de gordura. Ademais, as atividades físicas favorecem o aumento da massa muscular e o aumento do metabolismo. Como resultado, acelera a queima de gordura. Enfim, confira as principais causas que fazem você dizer “não consigo emagrecer”.

Não consigo emagrecer: principais causas

1- Não comer o café da manhã

Você provavelmente já ouviu que o café da manhã é a refeição mais importante do dia. Isso, porque enquanto dormimos o corpo continua consumindo energia par manter todo o organismo funcionando. Por isso, é importante repor energias após horas de jejum.

Dessa forma, se você acorda e não toma café da manhã, seu organismo reduz a queima de gordura para tentar conservar energia. Além disso, também há a queima dos músculos para obter energia, o que faz com que o metabolismo fique mais lento, dificultando o emagrecimento.

Portanto, é importante que você não deixe de comer seu café da manhã. Então, procure se alimentar bem, incluindo fibras, frutas e proteínas à refeição. Enfim, quando você se perguntar “por que não consigo emagrecer”, veja se não está deixando de se alimentar adequadamente ao acordar.

2- Consumir muitas calorias

Em suma, consumir mais calorias do que você consegue gastar vai impedir que você consiga emagrecer. Mesmo se a alimentação for saudável, é preciso controlar a quantidade de calorias consumidas.

Enfim, o ideal é que você faça um acompanhamento com um nutricionista. Pois, o profissional vai avaliar e indicar a quantidade de calorias correta, que vai de acordo com seu metabolismo basal (calculado de acordo com a idade, sexo, altura e peso).

3- Não consigo emagrecer: Comer antes de dormir

Ademais, você não deve comer grandes quantidades de alimentos antes de dormir. Principalmente, alimentos gordurosos que sejam de difícil digestão. Pois, além de fornecer mais calorias, também deixa o metabolismo mais lento.

Dessa forma, o acúmulo de gordura corporal aumenta, dificultando que você emagreça. Portanto, o ideal é que você jante pelo menos 3 horas antes da hora de dormir. Por outro lado, você pode optar por um lanche mais leve que será facilmente digerido. Por exemplo, iogurte, gelatina ou uma fruta.

4- Envelhecimento

À medida que envelhecemos, nosso metabolismo fica mais lendo. Como resultado, o corpo passa a gastar menos energia para manter as funções vitais, resultando no acúmulo de gordura.

Da mesma forma, o envelhecimento causa alterações hormonais, causando a perda gradual da massa muscular. Como os músculos gastam mais energia do que as células de gordura, com a redução da massa muscular o metabolismo diminui sua função.

Enfim, se você não consegue emagrecer por conta da idade, uma boa dica é fazer o uso de chás termogênicos, que ajudam a acelerar a queima de calorias. Além disso, é importante praticar atividades físicas para tonificar e aumentar a massa muscular. Dessa forma, o metabolismo aumenta, facilitando o emagrecimento.

5- Não consigo emagrecer: Não dormir bem

De acordo com especialistas, o ideal para um adulto é dormir de 8 a 9 horas por noite. Portanto, se você está pensando “por que não consigo emagrecer”, provavelmente, pode estar relacionado às noites de sono mal dormidas.

Ademais, o sono é importante, pois, enquanto dormimos quantidades maiores dos hormônios GH e Leptina são produzidos. Dessa forma, também estimula o ganho de massa muscular, que aumenta o metabolismo e a queima de gordura. Além disso, a leptina proporciona a sensação de saciedade, controlando a vontade de comer. O que favorece a perda de peso.

Enfim, é importante criar uma rotina de sono de 8 a 9 horas por noite, para isso, procure dormir e acordar na mesma hora todos os dias. Isso vai ajudar você a emagrecer.

6- Não praticar atividades físicas

Um dos fatores mais importantes para quem não consegue emagrecer é não praticar atividades físicas regularmente. Em suma, se você não pratica exercícios, seu metabolismo fica mais lento e ao gastar menos energia, diminui a queima de calorias e gordura. O que dificulta na perda de peso.

Portanto, procure adotar uma rotina regular de exercícios físicos intercalando exercícios aeróbicos (caminhada, corrida, natação, ciclismo, etc.) com treinamentos de força e resistência (musculação, crosfit, etc.). Que vão ajudar aumentando o metabolismo, ganhando massa muscular e acelerando a perda de gordura. Enfim, atividade física é essencial para a perda de peso.

7- Não consigo emagrecer: Não beber água

Se você não consegue emagrecer é essencial manter seu corpo hidratado. Pois, dessa forma vai fazer com que o metabolismo acelere e queime mais gordura e calorias. Além disso, um corpo hidratado facilita o transporte de nutrientes e oxigênio para as células. Mantendo o bom funcionamento do intestino e auxiliando na digestão.

Além de manter o corpo hidratado, a água não tem calorias e ainda ajuda a manter o estômago cheio. Portanto, procure consumir entre 1,5 a 3 litros de água por dia, podendo ser na sua forma natural, com gás, aromatizada ou em chás, desde que sejam sem açúcar.

8- Estresse e ansiedade

Um dos maiores vilões para que está tentando emagrecer é o estresse e a ansiedade. Pois, eles fazem com que a produção de cortisol, hormônio que ajuda o corpo a responder em situações de estresse. No entanto, em níveis elevados o cortisol faz com que o acúmulo de gordura aumente, deixando o metabolismo mais lento. Enfim, quando se perguntar “por que não consigo emagrecer”, verifique se você não está sob muito estresse ou tendo crises de ansiedade. Portanto, tente controlar o estresse e a ansiedade praticando atividades relaxantes como alongamentos, meditação, yoga ou caminhadas, por exemplo.

9- Não consigo emagrecer: Efeito platô

Outro fator muito comum se você não consegue emagrecer é o efeito platô (equilíbrio entre consumo calórico e gasto de energia corporal). Ou seja, mesmo fazendo atividades regulares e adotando uma dieta saudável, você não consegue emagrecer. Então, significa que seu corpo se adaptou à sua rotina.

Portanto, se você realiza uma dieta alimentar muito restritiva por muito tempo ou se perdeu muito peso rapidamente. O metabolismo diminui sua função, e em alguns casos pode atingir o efeito platô, dificultando o emagrecimento.

Da mesma forma, praticar muito HIIT (treinamento intervalado de alta intensidade) pode deixar o organismo sob muito estresse. Dessa forma, em vez de melhorar a forma física e perder peso, o excesso pode resultar no efeito contrário. Já que o estresse faz com que a produção de cortisol aumente.

Enfim, para resolver esse problema é importante que você mude a intensidade dos exercícios físicos para aumentar a queima calórica. Além disso, reduza a pratica de HIIT. Porém, a mudança deve ser feita com a orientação do educador físico. Da mesma forma, sua dieta deve ser alterada com a orientação de um nutricionista.

10- Desequilíbrio hormonal

Não consigo emagrecer! Bom, primeiramente, o motivo pode estar relacionado com o desequilíbrio hormonal. Principalmente, quando os níveis dos hormônios da tireoide T3 e T4 diminuem. O resultado é o hipotireoidismo, que faz com que o metabolismo fique mais lento reduzindo o gasto calórico.

Com isso, fica mais difícil a perda de peso, mesmo que esteja praticando atividades físicas e mantendo uma dieta saudável. Enfim, nesse caso é preciso consultar um endocrinologista para que ele possa avaliar a situação dos hormônios da tireoide e indicar o tratamento mais adequado.

11- Não consigo emagrecer: Pular refeições e comer bobagens

Um dos maiores erros para quem não consegue emagrecer é pensar que pular refeições seja a solução. Pois, dessa forma você vai ter fome em horários fora das refeições. O que faz com que procure por alimentos não saudáveis.

Da mesma forma, não corte os carboidratos da sua dieta. Pois, é importante que pelo menos duas das refeições diárias contenham carboidratos. Já que eles são as únicas fontes de energia usada pelo cérebro e pelos músculos, conhecida como glicose.

Portanto, em vez de cortar os carboidratos do cardápio, os substitua por carboidratos integrais, que são ricos em vitaminas e nutrientes importantes para o organismo. Além de aumentar a sensação de saciedade.

Por fim, não caia nas armadilhas dos chamados “dias do lixo”, pois, além de prejudicar o metabolismo, também dificulta o emagrecimento. Portanto, sair da dieta uma vez ou outra quando sai com os amigos é normal. Porém, não faça disso um hábito e evite exageros.

12- Trocar refeições por sucos

Para trocar as refeições por sucos é importante que esses sucos sejam compostos por uma combinação de frutas, sementes e vegetais de forma que a bebida contenha os nutrientes necessários para o funcionamento do organismo. Além disso, a substituição deve acontecer apenas por alguns dias com o objetivo de desintoxicar o organismo.

Ademais, tomar apenas suco faz muito mal para o corpo. Pois, ele retira a fibra das frutas deixando apenas a frutose, que é um tipo de açúcar. Além de ser muito calórico. Portanto, opte por uma fruta in natura em vez do suco.

13- Não consigo emagrecer: Retenção de líquidos

Quando você está iniciando sua rotina de treinos ou está aumentando a quantidade de treinos, é normal que o corpo fique um pouco inchado. Devido aos pequenos traumas que malhar causa. Ou seja, a pressão exercida sobre as fibras musculares causam traumas que levam à inflamação e consequentemente, ao processo de cicatrização e reparo.

Dessa forma, o corpo responde retendo líquidos. E isso pode acontecer até que seu corpo se adapte à nova rotina. Por isso, é importante respeitar os dias de descanso para que os músculos se recuperem e fiquem mais fortes.

14- Você não está se recuperando corretamente

Como mencionamos no tópico anterior, após os treinos é importante respeitar o descanso para os músculos se recuperarem. Dessa forma, você ficará mais forte e mais resistente, além de melhorar seu desempenho.

Caso contrário, você pode acabar com uma inflamação crônica e com interrupção hormonal. O que pode fazer com que você perca peso ou ganhe peso, fazendo com que você fique se perguntando “por que não consigo emagrecer”.

Enfim, atualmente existem relógios que calculam o tempo de recuperação com base no seu treinamento e frequência cardíaca. Dessa forma, ele vai te indicar o tempo que você precisa descansar entre um exercício e outro.

15- Não consigo emagrecer: Você não está comendo o suficiente

Ao contrário do que muitos acreditam, comer menos não significa que vai perder peso. Na verdade, se você se exercitar mais vai precisar se alimentar mais. Por outro lado, se você se exercitar menos vai precisar comer menos. Porém, você nunca deve se exercitar mais e se alimentar menos.

No entanto, não significa que você deva comer em excesso, principalmente, alimentos sem nutrientes e processados. Enfim, é importante combinar o aumento do treino com o aumento adequado da dieta. Afinal, sem a fonte de energia necessária, o corpo não vai funcionar adequadamente. Então, em vez de emagrecer você pode acabar tendo o efeito oposto.

Aceite seu corpo

Personal Virtual

Enfim, se você quer perder peso não tem problema, mas, é importante fazer isso de forma saudável. No entanto, vale lembrar que se você está acima do peso, mas é saudável, você não é obrigada a emagrecer apenas para se encaixar nos padrões pré-estabelecidos pela sociedade. O mais importante é que você esteja feliz e se sinta bem consigo mesma. Portanto, se você está feliz com seu corpo do jeito que ele está, é isso o que importa.

Então, se você gostou dessa matéria, leia também: Metabolismo lento e ganho de peso – O que influencia e como acelerar.

Bibliografia:

  • CHURCH, Tim. Exercise in obesity, metabolic syndrome, and diabetes. Prog Cardiovasc Dis. 53. 6; 412-418, 2011
  • LEBLANC, Allie; et al. Relationships between physical activity and muscular strength among healthy adults across the lifespan. Springerplus. 4. 557; 1-11, 2015
  • ANDERSON, Elizabeth; SHIVAKUMAR, Geetha. Effects of exercise and physical activity on anxiety. Front Psychiatry. 4. 27; 1-4, 2013
  • Dennis, Elizabeth A.; et al. Water consumption increases weight loss during a hypocaloric diet intervention in middle-aged and older adults. Obesity (Silver Spring). 18. 2; 300-307, 2010
  • CAPPUCCIO, Francesco P.; et al. Meta-Analysis of Short Sleep Duration and Obesity in Children and Adults. Sleep. 31. 5; 619–626, 2008
  • CHASTON, T. B.; DIXON, J. B.; O’BRIEN, P. E. Changes in fat-free mass during significant weight loss: a systematic review. Int J Obes (Lond). 31. 5; 743-750, 2007
  • JUNIOR, Jair R. G. Obesidade e a natureza parabólica da curva de perda de peso: um padrão impositivo. Revista Brasileira de Obesidade, Nutrição e Emagrecimento. Vol 7. 38 ed; 35-41, 2013
  • MAYO CLINIC. Getting past a weight-loss plateau. Disponível em: <https://www.mayoclinic.org/healthy-lifestyle/weight-loss/in-depth/weight-loss-plateau/art-20044615>. Acesso em 24 Mar 2021

Próxima página »

Escolhidas para você

Comentários

0 0 votos
Dê a sua opinião

guest
0 Comentários
Feedbacks
Ver todos os comentários

Escolhidas para você