Se você gosta de produtos naturais, certamente, já experimentou ou ao menos ouviu falar sobre o óleo de cravo. Apesar disso, para falarmos dele, primeiramente temos que falar um pouco sobre o próprio cravo-da-índia.
Também conhecido como cravinho, a especiaria tem seu nome derivado da palavra francesa “clou”, que significa prego. Mas, é o continente asiático que realmente faz grande uso dos cravos. Por lá, ele é usado como condimento, remédio, perfume e incenso.
O cravo-da-índia que usamos são botões florais que ainda não foram abertos, vindos da árvore craveiro. No Brasil, eles são muito cultivados na Bahia e são produzidos, na maioria das vezes, por pequenos agricultores. Além de ser usado em receitas (principalmente em pratos doces), nos últimos tempos, notou-se grande relevância do óleo extraído do cravo.
Dito isso, o óleo de cravo é feito a partir desse material base, e possui diversos benefícios. Se, por acaso, você ainda não os conhece, venha nessa viagem sobre o produto que é maravilhoso para a saúde.
Utilidade do cravo
A primeira descoberta relacionada ao óleo de cravo foi sua utilidade na eliminação de bactérias. Também foi detectada uma melhora no hálito após o uso do produto. Em seguida, percebeu-se que ele é um ótimo anti-inflamatório, cicatrizante e, até mesmo, analgésico.
Ainda não é suficiente para você? Ele ajuda em problemas digestivos, estimula o bom funcionamento intestinal, reduz dores de garganta e problemas respiratórios.
Para finalizar, ele melhora o sistema imunológico e a circulação sanguínea, como também possui ação expectorante. Por fim, o óleo de cravo minimiza a dor de dente, combate frieiras, micoses e pode ser usado como repelente natural.
Como fazer óleo de cravo?
Embora pareça complicado, é possível fazer óleo de cravo, tranquilamente, em casa. Como? Através de uma receita bem básica e, também, fácil de fazer.
Em suma, você só precisa colocar uma boa quantidade de cravos em um recipiente de vidro fechado, juntamente com azeite de oliva. Em seguida, é só deixar o conteúdo descansando por 20 dias, em algum local escuro.
Acima de tudo, tenha o cuidado de mexer, diariamente, o recipiente para uniformizar a solução. Por fim, após esse período em repouso, o produto estará pronto para uso.
Como usar o óleo de cravo e benefícios
1- Massagem
Primeiramente, o óleo de cravo pode ser usado para fazer massagens. Ele irá ajudar no relaxamento do corpo e, sobretudo, na circulação do sangue. Além disso, uma massagem com óleos é uma das coisas mais gostosas que existem, não é mesmo?
2- Ajuda a combater infecções
O óleo de cravo contém a presença de eugenol, metil salicilato, kaempferol, ácido gálico e, também, ácido oleanólico. Em suma, são componentes que ajudam no combate às bactérias ruins. Ou seja, pode acabar com inimigos indesejados.
3- Ajuda a prevenir quedas de cabelo
O óleo de cravo é, provavelmente, um dos maiores produtos para cabelo. Ele consegue fortalecer as madeixas. Para utilizá-lo, é só pingar algumas gotas do óleo no creme de cabelo, ou no shampoo e no condicionador. Certamente, você não vai se arrepender.
4- Afasta insetos
Ele contém um aroma que repele os insetos, porque seu cheiro característico é desagradável para os bichinhos. Dessa forma, basta esmagar alguns cravos, juntar um pouco de seu óleo e, finalmente, deixar em um pote no ambiente que você escolher.
5- Fortalece as unhas
Para quem tem unhas fracas, o óleo de cravo é um grande aliado. Para usá-lo, basta colocar de 3 a 4 cravos, com um pouco de seu óleo, em um frasco fechado. Logo após, deixe repousar por cerca de 1 semana. Por fim, é só passar a misturinha nas unhas.
6- Ajuda na prevenção de câncer
Em síntese, ele auxilia protegendo o corpo, já que combate os radicais livres, Ou seja, um dos grandes responsáveis pelo envelhecimento dos tecidos do corpo e do bom funcionamento das células.
7- Pode melhorar a saúde do fígado
Estudos comprovaram que o óleo de cravo ajuda no combate a doenças no fígado, reduzindo inflamações no órgão.
8- Diminui dor de dente
Isso porque conta com eugenol, um de seus principais componentes. Em síntese, ele elimina rapidamente a dor, pois enfraquece a inflamação presente.
9- Estimula o desejo sexual
Ele é um ótimo remédio caseiro contra impotência, porque conta com propriedades afrodisíacas.
10- Pode reduzir úlceras no estômago
De acordo com pesquisas, o óleo de cravo mostrou ser eficaz no aumento da produção de muco gástrico. Ou seja, a proteção que previne a erosão do revestimento do estômago pelos ácidos digestivos.
11- Combate o mau-hálito
Ele é, sobretudo, um dos principais componentes na luta contra o mau-hálito. O melhor de tudo: é natural. Basta mascar 1 cravinho-da-índia para notar seus efeitos aromáticos na boca.
12- Auxilia na cicatrização
Passar o óleo sobre alguma cicatriz já fechada ajuda a diminuí-la. Ou seja, é uma boa opção para combater pequenas fissuras.
Contraindicações
Em síntese, não deve-se exagerar no consumo do óleo de cravo. Ele pode irritar a mucosa da boca. Além disso, quem tem o estômago mais sensível, também deve usá-lo com moderação.
Por fim, ele nunca deve ser usado por gestantes, pois as substâncias do cravo podem provocar contrações no útero das mulheres.
Gostou da matéria? então leia também: Óleo de rícino – Benefícios, forma de usar e contraindicações
Imagens: Abril Vix Veja Mulheres bem resolvidas Notícias ao minuto Derma Visus Thony Plan serv Alimentos Dr Rondo Soft hair Womens health