Saúde

Pés rachados: causas, como tratar e melhores soluções caseiras

Pés rachados geralmente surgem quando a pele está muito seca e acaba se quebrando com o peso do corpo e pressões.

Sabe quando sua pele está tão ressecada que acaba abrindo feridas no calcanhar? Bom, esse fator também é uma das principais causas dos pés rachados. Problema muito comum que, aliás, também acontece principalmente por excesso de impactos sobre o pé.

E, quando falamos em impactos que causam os pés rachados, são aqueles pequenos que acontecem nas atividades do dia-a-dia, sabe? Por exemplo, correr para o ônibus, subir escadas ou até mesmo caminhar até o trabalho.

Portanto, a melhor forma de evitar que surjam os pés rachados ou fissuras nos calcanhares, é manter a pele sempre bem hidratada. Além disso, preferir usar sapatos mais confortáveis e ter cuidados diários com os pés, também são ótimas opções para acabar de vez com o problema.

Ademais, entenda melhor sobre o assunto e aproveite para conferir algumas soluções caseiras que você pode fazer com os itens do seu armário.

Continua após a publicidade

Pés rachados: principais causas

Sephora

A principal causa dos pés rachados é o ressecamento da pele. Aliás, quando não hidratado, a pele fica menos flexível e mais fácil de quebrar. Há, também, outros fatores que podem contribuir para esse problema, por exemplo, andar muito descalço, usar muitas sandálias e chinelos, estar acima do peso e tomar banho com água muito quente.

Além disso, não beber a quantidade de água necessária durante o dia também contribui para o ressecamento da pele. Portanto, pode causar pés inchados. Vale lembrar também que problemas de pele podem aparecer junto com as fissuras, como psoríase, micose e alergias.

Continua após a publicidade

Tratamentos e prevenção

Pés rachados, quais as causas e como tratar? Melhores soluções caseiras
SoftHair

Dermatologistas recomendam o uso de cremes específicos de acordo com as necessidades de cada um. Além disso, cremes cicatrizantes também podem ser recomendados. Portanto, é importante, caso seu caso seja muito grave e recorrente, que se consulte um médico(a) especialista.

Ademais, controlar o peso, usar sapatos fechados e confortáveis, usar meias de algodão e hidratar bem a pele são ótimas opções de prevenção.

Continua após a publicidade

Soluções caseiras

Ritual de escalda pés completo

Pés rachados, quais as causas e como tratar? Melhores soluções caseiras
Tua saúde

O escalda pés deve ser incluído juntamente com outras práticas. Primeiramente, para fazê-lo, é preciso colocar um pouco de água morna dentro de uma bacia até atingir a altura de 8 a 10 cm. Então, adicione 2 colheres de creme hidratante e misture até se dissolver na água.

Logo, mergulhe os pés por 5 a 10 minutos. Seque bem os pés e retire o excesso de pele com uma lixa. Lembre-se de fazer movimentos leves sobre os pés rachados e calcanhar, para que todo o excesso de pele morta saia.

Por fim, passe um pouco de creme hidratante nos pés para fechar os poros e acabar a hidratação da pele.

Esfoliante de fubá

Dicas de Mulher

Ingredientes

Continua após a publicidade
  • 3 colheres (de sopa) de fubá;
  • 4 colheres (de sopa) de óleo de amêndoa.

Modo de preparo

Primeiramente, misture os ingredientes e, após formar uma pasta, aplique-a nos pés com movimentos circulares. Após a esfoliação, hidrate os pés com um creme e deixe-os secar naturalmente.

Abacaxi para pés rachados

O2

Ingredientes

  • 2 fatias da casca do abacaxi.

Modo de preparo

Continua após a publicidade

Em primeiro lugar, retire toda a casta do abacaxi em tiras grandes. Então, após tomar um banho ou fazer um escalda pés, coloque uma tira da casca do abacaxi em volta dos pés rachados e depois calce uma meia bem justa e deixe agir durante toda a noite.

Por fim, pela manhã, lave os pés com água morna. Repita esse procedimento por 4 dias seguidos.

Hidratante caseiro com óleo de milho

Edin

Ingredientes

  • 6 dentes de alho fatiados;
  • Meio copo de óleo de milho.

Modo de preparo

Continua após a publicidade

Em primeiro lugar, leve os ingredientes no fogo baixo, em banho maria, por cerca de 10 minutos. Logo depois, deixe amornar e passe a mistura nos pés 2x ao dia, até que o problema se resolva.

Creme caseiro para pés rachados

Então, o que achou dessa matéria? Aproveite para conferir: Esfoliante para os pés – 5 melhores produtos + 2 receitas caseiras

Fontes: Tua Saúde, Tua Saúde 2, Saúde Abril.
Fontes das imagens: Beleza da Mulher, Sephora, SoftHair, Tua saúde, Dicas de Mulher, O2, Edin.

Continua após a publicidade

Escolhidas para você

Comentários

0 0 votos
Dê a sua opinião

guest
0 Comentários
Feedbacks
Ver todos os comentários