Não há uma idade certa para começar o uso do anticoncepcional, e nem período determinado. O ideal, no entanto, é iniciar o acompanhamento ginecológico com um médico especialista ainda na adolescência, quando a menina entra na puberdade.
É nesta fase que o corpo feminino começa a se desenvolver: aparecem os primeiros pelos, os seios crescem, os quadris ficam largos e surge a menarca, primeira menstruação feminina. Esses sinais indicam que a menina está pronta para se reproduzir.
Mas, claro, não é recomendado começar a tomar anticoncepcional por conta própria. Conforme especialistas, o histórico de saúde deve ser levado em consideração na hora da escolha da pílula, dentre outros detalhes relevantes.
E a primeira pílula, se deve tomar?
Este é um questionamento que muitas mulheres também fazem, pois não sabem ao certo quando tomar a primeira pílula anticoncepcional.
O recomendado é começar o uso no primeiro dia do ciclo menstrual, pois há a certeza de que a mulher não está grávida.
Entretanto, como no caso de qualquer outra medicação, o anticoncepcional pode apresentar efeitos colaterais. Por isso, é importante o acompanhamento médico.
Quando parar de tomar anticoncepcional?
Se a mulher não desejar engravidar, o momento de parar é na menopausa. Nessa fase da vida acontece uma diminuição drástica das funções do ovário, tornando a menstruação irregular, até ser completamente escassa.
Caso a mulher queria engravidar, a pílula deve ser interrompida para que a mulher passe por um processo de readaptação. Nesse período, os ovários se reequilibrando para fertilização. Este processo deve durar em média três meses, mas o tempo pode variar muito de mulher para mulher.
É importante ressaltar que tudo deve ser feito com acompanhamento médico, para o bom andamento da saúde.
E então, leitora, você conhecia essas informações? Quando você começou a tomar? Compartilhe conosco sua experiência!
E, falando em pílula anticoncepcional, não deixe de conferir ainda: As chances de engravidar com cada método contraceptivo se usado errado.