Saúde

Síndrome do choque tóxico: 10 sinais de que você está com a doença

Síndrome do Choque Tóxico, infecção causada pela bactéria Gram-positiva, começa com sintomas leves, mas, pode se agravar levando à morte.

A Síndrome do Choque Tóxico é uma doença rara causada por uma infecção das bactérias Staphylococcus aureus ou Streptococcus pyogenes. Em suma, as bactérias produzem toxinas que interagem com o sistema imunológico. Como resultado, provoca alguns sintomas como febre, erupções cutâneas, podendo se agravar causando insuficiência renal aguda e até a morte.

Ademais, a doença foi descrita pela primeira vez em 1978, e o contrário do que muitos acreditam, não atinge apenas mulheres, mas, homens também. No entanto, geralmente ocorre em mulheres que usam absorvente interno por tempo prolongado. Por outro lado, pessoas com algum tipo de corte, ferida ou picada de inseto infectada ou mal tratada também podem desenvolver a síndrome.

Da mesma forma, pessoas com alguma infecção causada pelas mesmas bactérias. Como infecção na garganta, impetigo, infecções de pele, osteomielite, artrite, queimaduras, lesões na pele, infecções respiratórias, pós-parto ou após procedimentos cirúrgicos, por exemplo. Além disso, a síndrome também pode resultar do uso de diafragma, mastite, sinusite, celulite infecciosa, etc. Enfim, seja como for, o tratamento deve ser feito o mais rápido possível para evitar complicações.

Síndrome do choque tóxico: 10 sinais de que você está com a doença
Vix

Por fim, nos últimos anos os absorventes internos sofreram inúmeras modificações em sua composição. Dessa forma, o número de ocorrência da síndrome ligada ao seu uso diminuiu bastante. Mas, ainda existe o risco, por isso, é preciso tomar certos cuidados quando usá-lo. Por exemplo, não usar o absorvente interno por mais de 8 horas, fazer a troca a cada 2 ou 4 horas, dependendo da intensidade do fluxo,      usar o tamanho adequado e lavar bem as mãos.

Portanto, fique atenta aos 10 sintomas que podem indicar que você está sofrendo da doença. E caso apresente algum deles, procure orientação médica.

Síndrome do Choque Tóxico: Sintomas

Preparamos uma lista com os sintomas principais da Síndrome do Choque Tóxico para que você possa ficar atenta e cuidar bem da sua saúde. Confira:

1- Febre alta

Uol

Um dos primeiros sintomas da Síndrome do Choque Tóxico é a febre alta, medindo entre 39 a 40,5º C. Além disso, a febre permanece alta. Dessa forma, causa mal estar e dor intensa no local infeccionado.

2- Dor muscular generalizada

Tua Saúde

Outro sintoma da Síndrome do Choque Tóxico é a dor muscular generalizada. Sendo que, em casos mais graves, pode até comprometer os músculos.

3- Síndrome do Choque Tóxico: Náuseas, vômitos e diarreia

Síndrome do choque tóxico: 10 sinais de que você está com a doença
Tua Saúde

Ademais, náuseas, vômitos e diarreia são alguns dos sintomas mais comuns da Síndrome do Choque Tóxico.

4- Pressão arterial baixa

Uol

Um sintoma muito comum causado pela síndrome é a hipotensão ou pressão arterial baixa, que também pode causar mal estar e tonturas.

5- Alterações na pele

Síndrome do choque tóxico: 10 sinais de que você está com a doença
Tua Saúde

Alterações na pele como vermelhidão e erupções cutâneas, por exemplo, também podem ser sintomas da Síndrome do Choque Tóxico. Da mesma forma, descamações nos pés e nas mãos que podem ter início entre 3 a 7 dias após a infecção.

6- Síndrome do Choque Tóxico: Dificuldade respiratória

Uol

Em suma, quando a infecção causada pela Síndrome do Choque Tóxico se agrava ela pode afetar o sistema respiratório, causando falta de ar e cianose. Que é uma condição médica que afeta pessoas quando há a má oxigenação do sangue. Inclusive, em alguns casos, o médico pode administrar oxigênio para auxiliar na respiração.

7- Insuficiência renal, hepática e cardíaca

Vix

Ademais, outro sintoma grave muito frequente é a insuficiência renal aguda, a hepática ou cardíaca, aumentando as enzimas do fígado e diminuindo o número de plaquetas. Enfim, esses sintomas podem progredir para síncope, choque e óbito em apenas 48 horas.

8- Dor de cabeça, confusão mental e tontura

Síndrome do choque tóxico: 10 sinais de que você está com a doença
Uol

Também são sintomas comuns da Síndrome do Choque Tóxico. Pois, como a infecção altera a pressão arterial, é comum o paciente sentir dores de cabeça, confusão mental e tonturas.

9- Síndrome do Choque Tóxico: Convulsões

R7

Em suma, as convulsões podem ocorrer quando a infecção afeta a camada externa do cérebro.

10- Vermelhidão nos olhos, boca e garganta

IG Saúde

Por fim, entre os sintomas da Síndrome do Choque Tóxico, o paciente pode apresentar vermelhidão na região dos olhos, boca e garganta, resultado da infecção.

Síndrome do Choque Tóxico: Tratamento

Metrópoles

Em suma, é muito importante que o tratamento seja feito o mais rápido possível para evitar complicações que podem levar à morte. Dessa forma, o tratamento consiste na administração de antibióticos por via intravenosa e medicamentos para normalizar a pressão arterial e fluídos corporais, para evitar a desidratação e a falência dos rins do fígado ou do coração.

Ademais, também são aplicadas injeções de imunoglobulina, que servem para suprimir o processo inflamatório, além de reforçar o sistema imunológico para combater a infecção causada pela Síndrome do Choque Tóxico.

Por fim, em casos de insuficiência respiratória, o médico pode administrar oxigênio para auxiliar a função respiratória. Além disso, também pode realizar uma drenagem e remoção de regiões infectadas pelas bactérias.

Portanto, se você faz uso de absorventes internos e começar a apresentar algum desses sintomas, procure um médico o mais rápido possível.

Então, se você gostou dessa matéria, saiba mais sobre o assunto em: Pode dormir com absorvente interno: dicas e cuidados necessários.

Próxima página »

Escolhidas para você

Comentários

0 0 votos
Dê a sua opinião

guest
0 Comentários
Feedbacks
Ver todos os comentários

Escolhidas para você