Certamente, você tomou várias vacinas obrigatórias quando era criança. Além disso, ainda existe uma grande possibilidade de você ter aquela cartela de vacinas com todas que você tomou quando era criança. Se por acaso você também não tem, provavelmente a sua mãe tem ela guardada em algum lugar.
Apesar disso, existem milhares de pessoas que possuem diversas dúvidas em relação em vacinação. Acima de tudo, a maioria das dúvidas estão relacionadas a quais vacinas são obrigatórias na infância. Pensando nisso, o Área de Mulher selecionou as nove vacinas que são obrigatórias na infância.
Confira 9 vacinas obrigatórias em todo o território nacional
1 – BCG
Primeiramente, o BCG (Bacilo Calmette-Guérin) é uma vacina de dose única. Acima de tudo, ela protege a criança da tuberculose. Além disso, ela precisa ser dada com até um mês de vida do bebê. Apesar disso, na maioria das vezes ela é dada nas primeiras horas de vida do bebê.
2 – DTP e HIB
Certamente, existem diversas doenças que dizimavam as pessoas no passado e matavam milhares de crianças que, atualmente, quase não são vistas. Se isso acontece, é graças as vacinas. Acima de tudo, a vacina Tetravalente é um dos maiores exemplos disso, Ela protege o bebê contra difteria, tétano, coqueluche e meningite.
Além disso, ela é aplicada em três doses. Ela é dada aos dois, quatro e seis meses do bebê. Por fim, ainda é preciso receber mais duas doses de reforço.
3 – Hepatite B
Primeiramente, são três doses contra Hepatite B. Além disso, elas são aplicadas após o nascimento, a segunda no primeiro mês do bebê e a terceira com seis meses de idade.
4 – Pneumocócica 10
Acima de tudo, esta vacina combate a pneumonia, a meningite e a otite. Além disso, elas são aplicadas doses aos dois, quatro, seis e doze meses de vida.
5 – VORH
A Vacina Oral de Rotavírus Humano imuniza o bebê da diarreia provocada pelo micro-organismo conhecido por rotavírus. Além disso, ela é dada aos dois meses de idade e aos quatro meses.
6 – VOP
Primeiramente, a Vacina Oral Poliomielite protege a criança contra a chamada paralisia infantil e deve ser aplicada aos quatro meses de idade e aos seis meses. Além disso, deve haver um reforço ao um ano e três meses de vida.
7 – Meningocócica C
A primeira dose desta vacina é aplicada aos três meses de vida e defende a criança contra meningite. A segunda dose aos cinco meses e a terceira dose com um ano e três meses de idade.
8 – Febre amarela
Contra a febre amarela toma-se a vacina pela primeira vez aos nove meses de vida. Além disso, a dose única imuniza pelo resto da vida.
9 – SCR
Também conhecida como tríplice viral, a vacina previne contra a caxumba, rubéola e sarampo. Além disso, ela é aplicada quando a criança atingir os 12 meses de idade e aos quatro anos de idade.
Você gostou dessa matéria? Então você também vai gostar dessa: 21 sinais no recém-nascido que podem indicar problemas sérios.
Fonte: Catraca Livre
Imagem de destaque: CGN