Muitas pessoas, principalmente do sexo feminino tem uma queixa comum: varizes ou vasinhos nas pernas. E muita gente acredita ser a mesma coisa, mas não é. Contudo, a relação entre as duas condições é bem próxima.
As chamadas varizes, nada mais são do que veias dilatadas, tortuosos e alongadas mais imponentes do que os vasos. Essas veias ficam localizadas na região subcutânea, ou seja, na camada abaixo da pele. Sendo assim, as varizes mais grandes podem acabar sendo um grande incômodo, muito mais do que estético.
Já as teleangectasias, conhecidas popularmente como vasos ou vasinhos, são pequenas veias insuficientes que medem de 1 a 2mm de diâmetro. Elas ficam localizadas na camada superficial da pele, e apresentam uma coloração arroxeada ou azulada, podendo formar vários aglomerados pelas pernas.
- Predisposição genética; - Mulheres; - Excesso de peso e obesidade; - Múltiplas gestações, - Sedentarismo; - Hormônios ou reposição hormonal; - Ficar longos períodos em pé - Ou muito tempo sentado; - Trombose venosa profunda prévia; - Tabagismo.
O tratamento mais comum para os vasinhos é com sessões de escleroterapia, que consiste na injeção de medicamentos do tipo esclerosantes, dentro do vasinho, com o intuito de destruí-la. Já no caso das varizes calibrosas, além da escleroterapia, pode ser necessária uma microcirurgia. Outras opções incluem laser, radiofrequência e até retirada das veias.