Saúde

Vassourinha-doce: os 3 principais benefícios para a saúde

O chá de vassourinha-doce possui muitos benefícios para a saúde do corpo, pois possui propriedades antibióticas, antioxidantes e diuréticas.

A vassourinha-doce, também conhecida como coerana-branca, tupiçaba ou vassourinha cheirosa, é uma planta medicinal rica em ácidos graxos, diterpenos e flavonóides, com propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes, anti-hiperglicêmicas, expectorantes e antissépticas.

Por isso, a planta é muito usada como tratamento caseiro para a cólica intestinal, tosse, diabetes, infecção urinária, entre outras. Além disso, devido a suas propriedades digitais, também pode ser usada para o alívio de sintomas relacionados a problemas respiratórios e na melhora da circulação sanguínea.

Ademais, a vassourinha-doce pode ser encontrada em diversas regiões do Brasil, sendo mais comum nas áreas abertas do Rio Grande do Sul. E é uma planta que floresce o ano todo, além disso, você pode usar todas as suas partes para fazer chás ou infusões.

Vassourinha-doce: para que serve

Vassourinha-doce: o que é e seus principais benefícios para a saúde
Saúde em Dia

Normalmente, as propriedades medicinais presentes na vassourinha-doce são indicadas para:

  • Coceira, brotoeja ou alergia na pele;
  • Cólica intestinal ou má digestão;
  • Hemorroida;
  • Tosse, asma ou bronquite;
  • Dor de ouvido;
  • Diabetes;
  • Malária;
  • Infecção urinária;
  • Corrimento vaginal ou vaginite;
  • Retenção de líquidos;
  • Varizes.

De acordo estudos realizados, a vassourinha-doce também pode ser usada no tratamento da herpes. Pois, a planta medicinal auxilia na diminuição da multiplicação do vírus causador da herpes simples.

Benefícios da vassourinha-doce

1- Melhora sintomas relacionados a problemas respiratórios

Vassourinha-doce: o que é e seus principais benefícios para a saúde
Tua Saúde

Entre os benefícios da vassourinha-doce, um deles é auxiliar na melhora de sintomas relacionados a problemas respiratórios como asma e bronquite.

Dessa forma, a planta ajuda a aliviar congestão nasal, rouquidão e tosse. Além disso, também ajuda a inibir a febre e combater dores de ouvido causadas pela sinusite.

2- Propriedades diuréticas

Uol

Outro benefício da vassourinha-doce é ser um potente diurético natural. Portanto, ao consumir o chá da planta, vai ajudar na prevenção de retenção excessiva de líquido e na saúde dos rins. E, consequentemente, também combate o inchaço.

3- Melhora a aparência da pele deixando mais saudável

Vix

Ademais, a vassourinha-doce é um antibiótico e purificante natural. Por isso, também pode ser usada no tratamento de problemas na pele. Por exemplo, infecções, alergias e coceiras. Além de deixar a pele com um aspecto mais saudável.

Efeitos colaterais

Globo

Enfim, não se sabe quais são os efeitos colaterais da vassourinha-doce. Por isso, mesmo sendo natural, seu uso deve ser sob a orientação de um médico ou de um profissional que tenha experiência em plantas medicinais.

Além disso, mulheres grávidas não devem usar a vassourinha-doce. Pois, pode aumentar os riscos de aborto. Da mesma forma, mulheres que estão amamentando não devem usar a planta.

Como fazer o chá de vassourinha-doce

TriCurioso

Em suma, para preparar o chá de vassourinha-doce você pode utilizar todas as partes da planta. Pois, em qualquer parte é possível extrair suas substâncias ativas. Portanto, para preparar o chá você vai precisar de:

Ingredientes

  • 10 g de vassourinha-doce;
  • 500 mL de água.

Modo de preparo e consumo

Primeiramente, coloque a vassourinha-doce em uma panela e acrescente a água. Então, leve ao fogo e deixe ferver por 10 minutos.

Em seguida, deixe o chá amornar, coe e beba no máximo 4 xícaras por dia.

Então, se você gostou desse post, leia também: 8 benefícios do chá de cavalinha para o seu dia a dia.

Referências Bibliográficas:

  • COM. Sweet Broomweed. 2021. Disponível em: <https://www.drugs.com/npp/sweet-broomweed.html>. Acesso em 13 Out 2021
  • PAMUNUWA, G.; et al. Antidiabetic Properties, Bioactive Constituents, and Other Therapeutic Effects of Scoparia dulcis. Evid Based Complement Alternat Med. 2016. 8243215, 2016
  • BIESKI, I. G.; et al. Ethnopharmacology of medicinal plants of the pantanal region (mato grosso, Brazil). Evid Based Complement Alternat Med. 2012. 272749, 2012

Próxima página »

Escolhidas para você

Comentários

0 0 votos
Dê a sua opinião

guest
0 Comentários
Feedbacks
Ver todos os comentários

Escolhidas para você