Após o anúncio de que agora faz parte do Comissão de Assuntos do Estado, principal instância de tomada de decisões da Coreia do Norte, muitos estão se perguntando quem é Kim Yo-jong. Descrita como misteriosa, ela é a irmã mais nova do líder norte-coreano Kim Jong-um. Inclusive, é frequentemente vista ao lado do irmão. Enfim, a seguir, saiba mais sobre quem é a mulher mais poderosa da Coreia do Norte.

Quem é Kim Yo-jong

Kim-Yo-jong nasceu em Pyongyang, no dia 26 de setembro de 1987, ela é uma política norte-coreana, além de ser a primeira mulher a assumir o cargo de vice-diretora do Departamento de Propaganda e Agitação do Partido dos Trabalhadores da Coreia (PTC).

Família 

Kim Yo-jong é a filha mais nova do segundo líder supremo da Coreia do Norte, Kim Jong-il (falecido em 2011), e de Ko Yong-hui, como irmã do atual líder supremo e secretário-geral do PTC, é considerada como uma possível sucessora.

Vida profissional 

Juntamente com seus irmãos mais velhos, Kim Yo-jong estudou na escola pública Liebefeld-Steinhölzli em Berna, Suíça, sob o nome de “Pak Mi-hyang”, entre os anos de 1996 e 2000. Entre 2017 e 2019, Kim Yo-jong foi integrante suplente do Politburo do Partido dos Trabalhadores da Coreia. Mas, em 2020, retornou ao cargo.

Em 2021, passou a integrar a Comissão de Defesa Nacional da Coreia do Norte, sendo a única mulher integrante da Comissão. Mas, foi recentemente que ela ganhou os holofotes, fazendo com que a mídia se perguntasse quem é Kim Yo-jong, quando anunciou que Pyongyang retaliaria com armas nucleares qualquer ataque da Coreia do Sul.

Kim Yo-jong possui um papel fundamental na liderança da Coreia do Norte, pois é considerada como uma das mais poderosas e confiáveis confidentes do líder norte-coreano.Inclusive, o Serviço Nacional de Inteligência da Coreia do Sul avalia que Kim Yo-jong seja a segunda em comando do país. Mas, seu status oficial sempre foi sigiloso.

Política norte-coreana

Em 2020, Kim Yo-jong foi a responsável pelas relações entre o Sul e os Estados Unidos. E recentemente ela fez declarações públicas a respeito das relações intercoreanas. Além disso, também falou sobre o novo presidente dos Estados Unidos e ainda defendeu o lançamento de mísseis da Coreia do Norte.

Representante 

Por fim, ela também alertou os Estados Unidos e a Coreia do Sul para que parassem com sua política hostil contra a Coreia do Norte. Pois, só depois disso que retomariam as discussões sobre o fim da guerra ente Norte e Sul. Com isso, fica claro que a misteriosa irmã do líder norte-coreano possui mais poder do que realmente deixa transparecer.