Amor

Estava tudo bem e ele sumiu? Entenda quando isso acontece

Vocês tiveram um começo incrível, ele parecia super empolgado e, do nada, tudo esfriou ou ele sumiu? Entenda por que isso é tão comum.

É muito comum que, quando alguém entra em uma relação e ainda não sabe o que esperar dela, sinta-se insegura e tente ir com calma até entender a dinâmica do outro e dar os próximos passos. Porém, há situações cada vez mais comuns que deixam as mulheres extremamente confusas: quando parece estar indo tudo bem, você começa a se entregar, e de repente as mensagens começam a demorar mais, os encontros viram desculpas e quando você se dá conta: ele sumiu.

Às vezes, isso acontece sem que o cara sequer dê nenhuma explicação, outras vezes ele simplesmente aparece com o famoso “eu não estou pronto para uma relação” mesmo tendo dado todos os indícios de que estava.

Outra situação é que muitos homens gostam muito de se ver diante dos benefícios de uma relação, mas no momento em que você se declara, dá muitos indícios de interesse em avançar ou até mesmo decide questioná-lo acerca de “o que vocês têm”, eles acabam se lembrando de tudo aquilo que irão perder com uma relação (não ser obrigado a dar satisfação, poder conversar com diversas pessoas, poder viver sem certas responsabilidades). E com isso, acabam simplesmente se assustando diante desse confronto e, ao invés de assumirem isso, preferem sumir sem maiores explicações ou surgir com o famoso “não é você, sou eu” que não convence ninguém.

O mesmo vale para quando você se culpa por quando ele some gradualmente: alguém que  antes respondia de imediato passa a demorar horas ou dias até desaparecer de vez, ou surge com um término repentino daquilo que mal havia começado.

O “Ghosting”

Estava tudo bem e ele sumiu? Entenda quando isso acontece

Os motivos que justificam isso podem ser diversos. Hoje em dia, há inclusive pesquisas no âmbito dos relacionamentos que mostram que algumas pessoas de fato tem um caráter mais narcisista nas relações e, no momento em que conseguem entregar todo o necessário para conquistar o outro, acabam perdendo o interesse que tinham ali.

Hoje, já existem inclusive alguns nomes para isso. Esse sumiço repentino, por exemplo, alguns pesquisadores da área chamam de “ghosting”, que é justamente um desparecimento sem dar explicações sobre o fim. Isso pode ocorrer após um encontro ou após meses.

Geralmente, a pessoa que é vítima desse tipo de atitude tende a se sentir humilhada e se culpar pelo desaparecimento, procurando em suas últimas atitudes o motivo para o desaparecimento final. Mas a verdade é que não tem nada a ver com isso: na maioria das vezes, a própria pessoa concluiu aquilo sozinha ao longo do tempo com base em sentimentos que ela mesma teve, e apenas não teve coragem de comunicar.

Como lidar?

Primeiramente, a melhor forma de lidar com esse tipo de ação é compreendendo que, infelizmente, ela não é mais uma exceção. Nos dias atuais, com a facilidade que nós temos em conectar e desconectar das pessoas, esse tipo de atitude é cada vez mais comum. Estar preparada para isso e entender que, se ele sumiu, não é sua culpa é essencial para conseguir superar sem que sua autoestima seja prejudicada a cada frustração.

Fora isso, há algumas pequenas atitudes, antes, durante e depois, que podem ser tomadas pensando em um possível sumiço dele:

Evite fazer projeções com base em pequenas coisas

Estava tudo bem e ele sumiu? Entenda quando isso acontece

É importante que você esteja sempre atenta as coisas exatamente como elas são. Às vezes, quando nós estamos projetando alguém, projetamos uma ideia daquilo que sempre sonhamos naquela pessoa. Com isso, começamos a sonhar, imaginar, fazer planos antes da hora… e com isso nos apegamos somente às pequenas migalhas que aquela pessoa está nos oferecendo, e não ao que de fato está acontecendo.

Nem sempre aquela pessoa está nos oferecendo o suficiente, o que de fato merecemos. Porém, vamos relevando com base na expectativa que nós temos do que um dia aquilo virá a ser. Estar atenta é importante para que não sejam feitas grandes projeções com base em muito pouco, e para, caso ele suma, você não se apegue aquilo que sequer existia.

Não concentre todos os seus esforços em uma pessoa só rápido demais

Garota sentada esperando mensagem no telefone

Nada disso de ir conhecendo alguém e automaticamente esquecer que o mundo é mundo, ignorar todas as outras pessoas no Whatsapp, deixar de conhecer novas pessoas, parar de sair com seus amigos para dar prioridade somente a alguém… isso não faz bem! Se você reparar bem, dificilmente ele vai largar tudo e todas de mão logo de cara só porque você apareceu, portanto não faça isso com ele só porque você está empolgada. Vá sempre com calma e lembre-se que só é um compromisso depois do pedido de namoro, antes disso, não é nada.

Não entregue tudo de si muito rápido

Estava tudo bem e ele sumiu? Entenda quando isso acontece

Talvez essa dica aqui se pareça um pouquinho com a anterior, mas na verdade há pontos essenciais sobre os quais nem sempre paramos para pensar: nem sempre é bom entregar tudo de uma vez a alguém. Seus segredos, sua intimidade, sua família, seus gostos pessoais… tudo isso são partes muito importantes da sua vida.

E por mais que você esteja ansiosa para partilhar, é preciso tempo para isso. Não se empolgue e dívida tudo de uma vez. Pois caso ele venha a sumir ou se afastar depois, você vai acabar se sentindo ainda pior. Tente sentir o ritmo do outro e ir entregando sempre na mesma proporção (só cuidado: lembre-se de que alguns homens gostam dos joguinhos emocionais).

Fique atenta aos sinais ao longo do tempo

Estava tudo bem e ele sumiu? Entenda quando isso acontece

Algumas atitudes tornam um pouco mais claro aquilo que alguém quer e não quer de nós desde o início. Muitas vezes, por apego, medo de parecermos exageradas ou esperança de uma mudança mesmo, nós os ignoramos. Porém, talvez seja uma boa ideia avaliar com calma quantos desses sinais estão presentes na relação sem nenhuma melhora ao longo do tempo. Se ele pareceu empolgado demais logo no início (de um jeito exagerado mesmo) por exemplo, talvez seja bom manter os olhos abertos para o que vem em seguida.

Outros exemplos são quando a relação parece ter um cunho muito sexual, com pouco interesse em saídas cotidianas, ou em assuntos muito pessoais e em uma ligação profunda. Por fim, e não menos importante: quando a relação não evoluí. Pelo contrário, em alguns momentos até regride. Essa é uma bandeira vermelha de que ele possa sumir mais à frente. O ideal é que você também saiba segurar as expectativas e não deixar o outro lado conduzir sozinho o ritmo dessa relação.

Tenha mais leveza

Estava tudo bem e ele sumiu? Entenda quando isso acontece

Expectativas são inevitáveis. Nós vivemos por esperar, o tempo todo. E tudo bem! Mas, com o tempo, vamos aprendendo a levar as coisas de um jeito um pouquinho mais leve. Vá ao primeiro encontro sem esperar muito. Viva o momento. Curta conhecer alguém aos pouquinhos. E, se não der certo, tudo bem! No fim das contas, você só dará certo com pouquíssimas pessoas, ou talvez com uma única pessoa a vida toda. E, para isso, muitas vão precisar dar errado. Isso é bom. Busque aprendizados com isso e você saberá lidar melhor e se frustrará muito menos.

Se distraia!

Estava tudo bem e ele sumiu? Entenda quando isso acontece

Seja antes de conhecer alguém, enquanto está conhecendo ou depois de um sumiço: se distraia! Lembre-se de ver os amigos, de fazer coisas que você gosta e de cuidar de você. Não coloque todo o peso da sua vida em alguém e veja graça na vida com ou sem alguém ao seu lado. Assim, dando certo ou não, ele sumindo ou não. Assim, você saberá lidar da melhor forma possível e saberá encontrar alegria (e não culpa!) em si mesma. Você é o bastante. Um dia você será o bastante para alguém. Por enquanto, seja para si também!

Próxima página »

Escolhidas para você

Comentários

5 1 vote
Dê a sua opinião

guest
3 Comentários
Antigos
Novos Mais votados
Feedbacks
Ver todos os comentários
Maria Almeida
Maria Almeida
31 de julho de 2022 16:46

Muito obrigada pelo conselho ele sumiu não responde as mensagens nem pelo WatsApp e eu não entendo porque mas ele diz que só o amor da vida dele como é possível estou sofrendo muito porq não acho explicações

Larissa
Larissa
6 de setembro de 2022 00:02
Responder para  Maria Almeida

Entendo isso está acontecendo comigo.

Geni de paula
Geni de paula
16 de setembro de 2022 21:55
Responder para  Larissa

Mari Almeida e Larissa,antes de desistir tenha certeza de que ninguém esteja sabotando seu relacionamento; isso aconteceu comigo ,mas infelizmente só descobri muitos anos depois!


Escolhidas para você