Beleza

5 coisas que você precisa saber sobre fertilidade

Anda pensando em engravidar? Então esta matéria é para você! Confira, na lista, 5 coisas que você precisa saber sobre fertilidade:

Atualizado em 10/10/2018

Ter filhos e se tornar uma supermãe pode até não ser seu sonho de vida e estar fora de seus projetos pessoais, pelo menos para os próximos anos, mas conhecer um pouco mais sobre fertilidade é algo com o qual toda mulher deveria se preocupar. Aliás, saber sobre este assunto ajuda você a conhecer seu próprio corpo, não é mesmo?

E, se você pensa que sabe tudo sobre como e quando é possível engravidar ou evitar uma gravidez, fique sabendo que as coisas não são tão simples assim. O corpo humano é rico demais para ter um funcionamento simples e, com certeza, você ainda não sabe da maioria das coisas que acontecem aí dentro, a não ser que você trabalhe com isso ou seja uma grande curiosa sobre o tema.

6

É por isso, aliás, que preparamos a matéria que você está prestes a conferir. Para que mais mulheres entendam como o organismo feminino funciona e como a fertilidade pode ser afetada por alguns fatores internos e externos, positiva ou negativamente.

Temos certeza que depois dessa matéria, se seu relógio biológico estiver dando sinais de que precisa ter seu bebê (ou não), você vai ter um arsenal muito maior e mais consistente de informações Quer ver?

Conheça 5 coisas que você precisa saber sobre fertilidade:

1. O peso deve estar sob controle

1

Porcentagem de gordura corporal acima ou abaixo do considerado normal para sua altura e idade podem interferir negativamente na fertilidade.

2. Exercícios físicos devem ser moderados

2

Sedentarismo não ajuda em nada (pode atrapalhar, na verdade). O correto é mante ruma rotina de exercícios físicos não muito pesados ou intensos. Muito esforço físico também pode interferir nas chances de engravidar.

3. A pílula anticoncepcional pode até ajudar

3

Outra coisa sobre fertilidade que as mulheres não sabem é que a pílula pode até ser uma aliada ao longo da vida. Isso porque ela previne a ovulação durante o tempo de uso e acaba preservando seu estoque de óvulos (sim, porque essa quantidade é limitada no organismo de qualquer mulher).

4. Métodos anticoncepcionais são necessários mesmo depois dos 40

4

Claro que depende muito da mulher, mas ter 40 anos não quer dizer que sua fertilidade começou a cair ou que já está finalizada. Na verdade, se você não passou um ano inteiro sem menstruar você ainda tem chances de engravidar.

5. Duração do ciclo menstrual dá pistas

5

A duração do ciclo menstrual também é uma pista sobre a fertilidade da mulher: quando inferior a 25 dias, ou superior a 30, pode indicar problemas para engravidar.

E, por falar em fertilidade e gravidez, você deveria conferir ainda: Qual é a verdadeira função da placenta na gravidez?

Fonte: Vix, Health

Por <a href='https://areademulher.r7.com/author/thamyris/' rel='dofollow' class='dim-on-hover'>Thamyris Fernandes</a>
Por Thamyris Fernandes
Jornalista pela PUC Goiás. Já flertou com assessoria de imprensa, passou um tempo em jornais impressos e encontrou na internet seu habitat natural. Basicamente, uma taurina curiosa. Gosta de vinho, café, livros, um bom papo e aconchego. Ama o que faz e faz o que ama por aqui. Instagram: @thamyriscf