Você muito provavelmente já ouviu falar do ácido hialurônico. Se trata de um ativo muito usado em dermocosméticos e até mesmo procedimentos estéticos, como preenchimento e a famosa harmonização facial. Desse modo é conhecido pelos vários benefícios para a cútis. No entanto, o que nem todo mundo sabe é que esse ativo também pode ser usado nas madeixas. O ácido hialurônico no cabelo é um ótimo aliado para ter fios mais saudáveis.
A indústria de cosméticos está investindo cada vez mais nesse componente altamente poderoso, tanto em produtos destinados à pele, quanto ao cabelo. Desse modo, o ingrediente é encontrado especialmente em produtos de leave-in, como cremes para pentear, mas também é possível encontrar o ácido hialurônico em shampoos e condicionadores.
O ácido hialurônico no cabelo promove uma série de benefícios, como hidratação, reconstrução, força e brilho. Sendo assim, vale apena investir em produtos enriquecidos com o ativo para deixar o seu cabelo ainda mais bonito e saudável.
Ácido Hialurônico no cabelo
O ácido hialurônico é uma substância produzida naturalmente no nosso corpo, e que tem como principal função dar suporte e preenchimento aos tecidos, ajudando na sua regeneração. Essa substância está presente em praticamente todos os tecidos do corpo humano, e atua sobre a pele, cabelo, músculos, nervos, articulações, olhos e etc. A partir disso já dá para ter uma ideia do quão importante o ácido hialurônico é para a nossa saúde.
Se trata de um ácido muito versátil para fins cosméticos, não por acaso é tão usado na formulação de diversos produtos cosméticos voltados para o cuidado da pele. O ácido hialurônico no cabelo também é muito benéfico, e assim como na pele, ajuda na hidratação e recuperação dos fios.
Nos cosméticos, o ácido hialurônico tem a sua ação potencializada, atuando como um umectante natural, já que ele ajuda na retenção da umidade. Sendo assim, na pele, ácido hialurônico atua na hidratação, preenchimento e regeneração, estimula a produção de colágeno, deixa cútis mais firme, macia, iluminada e saudável.
O ácido hialurônico no cabelo funciona basicamente da mesma forma. Então, ao penetrar a fibra capilar, o ativo tem ação reparadora e reconstrutora, o que garante uma aparência muito mais saudável aos fios. Além disso, é um ingrediente totalmente democrático, uma vez que não há contraindicações para o seu uso, funcionando para todos os tipos de cabelo. Apesar disso, o ativo é indicado principalmente para cabelos ressecados ou danificados.
Benefícios do Ácido Hialurônico no cabelo
Então, o principal motivo do ácido hialurônico no cabelo é devido a sua ação hidratante e de preenchimento da fibra capilar. Desse modo, ele promove vários benefícios aos fios, como:
- Confere resistência e força aos fios;
- Reduz o frizz;
- Combate a quebra do cabelo;
- Reconstrói a fibra capilar;
- Nutre e repara o cabelo;
- Preveni as pontas duplas;
- Combate o envelhecimento capilar;
- Melhora a elasticidade;
- Promove hidratação e combate e o ressecamento;
- Recupera o brilho e maciez.
Sendo assim, para usufruir de todos esses benefícios, o ideal é investir em uma rotina de cuidados com os fios com produtos que contém o ácido hialurônico. Apesar de se encontrado principalmente em finalizadores e cremes, é possível encontrar o ativo em produtos como shampoos e condicionadores também. Então, fique atenta aos ingredientes presentes no seus produtos e veja se o ativo está incluso.
Como usar o ativo no cabelo
Agora que você já conhece todos os benefícios do ácido hialurônico no cabelo, é hora de aprender como incluir esse poderoso ativo na sua rotina de cuidados capilares. Felizmente, cada etapa da rotina de cuidados pode ser potencializada com produtos à base de ácido hialurônico.
- 1º passo: A rotina de cuidados com o cabelo começa com a lavagem. Então, aplique o shampoo normal no cabelo, massageando por alguns minutos e enxágue como de costume.
- 2º passo: Em seguida, aplique o condicionador por todo o comprimento do cabelo, exceto a raiz. Desse modo, deixe o produto agir pelo tempo recomendado na embalagem e enxágue em seguida.
- 3º passo: Por último, finalize o cabelo usando um leave-in com ácido hialurônico por todo o comprimento do cabelo até as pontas, com os fios ainda úmidos. Não há necessidade de enxágue.
Além disso, outra forma de aumentar ainda mais os seus efeitos, é usar o ácido hialurônico combinado com outros ingredientes poderosos, como a vitamina E, por exemplo. Juntos, os dois ingredientes promovem uma ação antioxidante, proteção e mais elasticidade aos fios.
Sendo assim, incluir produtos enriquecidos com ácido hialurônico na sua rotina de cuidados capilares pode mudar completamente os seus fios, deixando-os mais saudáveis e bonitos do que nunca.
Enfim, o que você achou dessa matéria? Aliás, aproveite para conferir também Glicerina no cabelo – Benefícios para os fios e como usar.