Argila para o rosto é um método antigo, barato e eficaz. Por isso, se você quer rejuvenescer ou acabar com a acne, é preciso aprender qual o melhor tipo de argila para cada caso.
E nós do Área vamos te ajudar a encontrar o melhor tipo para o seu caso. O composto, em formato de um pozinho fino, aliás, pode ser encontrado nas cores branca, preta, amarela, vermelho, rosa, cinza e verde.
Sobretudo, para quem não sabe, esse pozinho vem de alterações de rochas. Em suma, eles são compostos por partículas minúsculas de minerais e podem ser encontrados em terrenos próximos a rios. Essas partículas, afinal, são ricas em ferro, cobre, silício, magnésio e sódio.
Cada tipo de argila pode auxiliar em tratamentos de beleza diferentes. Além da redução de acne, a argila pode ajudar, por exemplo, na absorção de toxinas, na redução da oleosidade e até na melhora da circulação.
Saiba o tipo de argila para o rosto adequado para você
Argila verde
Em resumo, esse é o tipo de argila ideal para peles oleosas. Portanto, se você sofre com cravos e espinhas, e até com caspas e queda de cabelo, aposte neste tipo. Isso porque ela é rica em sais minerais, reduz o excesso de oleosidade da pele e do couro cabeludo e ainda conta com funções anti-inflamatórias, adstringentes, tonificantes, secativa e cicatrizantes.
Argila amarela e vermelha
Essas duas são para você que procura um desacelerador do envelhecimento. Elas atuam direto na renovação e respiração celular. E mais, ainda repõe a hidratação e elasticidade da pele.
Argila branca e cinza
Se você fica muito exposto ao sol, aposte nessas duas cores, pois absorvem a irradiação solar. Elas promovem o clareamento da pele e ainda controlam a seborreia capilar. Diminui a oleosidade, e tem ótima ação cicatrizante e antioxidante.
Argila rosa
Se você está se perguntando de onde vem essa cor rosa, é apenas a mistura da vermelha e branca. O que, obviamente une as ações das duas, surgindo um super argila. Ela é indicada a peles e couros cabeludos sensíveis.
Argila preta
Essa é considerada a mais rica em nutrientes que todas as outras. A nobreza dessa argila é devido a sua origem de lama vulcânica. Ela rejuvenesce e causa um efeito detox na pele e cabelo. Se você quer reduzir o sebo e oleosidade sem perder a hidratação, aposte nesta.
Como usar:
Em um recipiente de vidro, coloque uma colher cheia e argila, e misture com uma colher de soro fisiológico, água termal ou mineral. Nunca utilize materiais de metal para manusear sua argila, pois isso provoca perda de minerais.
E então, gostou das dicas? Qual dessas argilas atende melhor o seu caso?
Agora, continuando o assunto, você pode gostar de conferir ainda: Máscaras de Argila – 5 opções de máscara, frequência de uso e marcas.
Fonte: catraca livre
Imagem: caveira vaidosa