O cabelo castanho é considerado uma cor de cabelo clássica e comum. Contudo, muita gente não nota o quanto ele é prático e pode ser mudado para vários tons e estilos diferentes, do castanho claro ao castanho escuro, passando até pelo acinzentado.
Combinando com a maioria dos tons de pele, quem quer aderir ou já tem o cabelo castanho tem um charme incrível e um bom truque na manga em forma de fios que combina com os mais diversos estilos de roupas. Além disso, é fácil de ser cuidado porque não aparenta tanto quando está precisando de cuidados.
Temperatura do cabelo castanho
Quando a pessoa quer mudara a cor do cabelo, é importante determinar qual cor combina com você, com seu tom de pele. Sendo assim, existem temperaturas ou tons que nos ajudam a escolher isso. Primeiro, essa temperatura pode variar entre fria, neutra e quente.
Em suma, as cores frias têm a cor de fundo acinzentada ou azulada. As neutras permanecem no natural, como castanho médio, e as quentes têm o fundo avermelhado ou alaranjado.
Com isso, para saber qual a melhor cor combina com você, o ideal é saber qual o seu subtom de pele (fria, quente ou neutra) e determinar qual a cor de castanho que é mais a sua cara, ou seja, trabalhar com tons semelhantes ao da pele.
Variações de cabelo castanho
1. Castanho escuro
Como o próprio nome já diz, essa cor de cabelo castanho é a mais escura. Com isso, traz uma elegância e poder de diversificação, pois combina com vários estilos de roupas e cortes. Além disso, é uma ótima alternativa para quem quer sair do cabelo de cor preta sem mudar demais o tom.
2. Cabelo castanho chocolate
O mais pedido dos salões! O cabelo castanho chocolate é uma cor coringa, pois combina com todos os tons de pele. Em suma, ele fica entre o castanho escuro e o castanho claro e, pelo seu fundo ser mais avermelhado, é uma cor mais quente.
Com isso, muitas fazem luzes douradas, caramelo ou beges, para iluminar o cabelo e dar destaque ao rosto, porque todas combinam com esse castanho!
3. Castanho claro (tom de mel)
Como o nome já diz, esse tom de castanho é da família das cores mais claras, muitas vezes confundido com loiro escuro. Contudo, ele é considerado uma cor quente e, ainda, comum em pessoas que foram loiras na infância.
Com isso, para quem dar uma apostada na mudança de visual sem ir completamente para o loiro ou sem danificar muito os fios, o castanho claro, com luzes loiras ou beges, fica sensacional.
4. Cabelo castanho dourado
Para quem gosta de ter luminosidade nos fios, o castanho dourado é a combinação perfeita. Em suma, é a mistura de castanho médio com mechas em tom de dourado.
Sendo assim, para quem gosta de fazer californianas e ombré hair, pode fazer, pois a cor desse cabelo realça quem tem um bom bronzeado, lembrando aquele visual praiano chique.
5. Castanho acobreado
Para quem não quer ter um castanho básico e de uma coloração só, o acobreado é uma boa opção. Então, a coloração foge ao marrom puro, puxando levemente para a cor vermelha, lembrando cobre mesmo. Com isso, os fios não ficam opacos, mas sim om iluminação.
Para quem tem pele clara, o contraste fica bem nítido e, para quem tem pele negra, o fundo da cor acobreada harmoniza na combinação dos looks.
6. Castanho acinzentado
Também chamado de ashy brown, o cabelo castanho acinzentado ou cinza tem seu fundo de cor sendo frio. Então, ele não dá saturação de luminosidade, caindo bem em quem tem pele muito clara, de fundo amarelo ou rosado. Contudo, se a pele for negra ou bronzeada, a combinação é ótima com a raiz tendo um fundo de cor quente.
Cuidados com cabelo castanho
O cabelo castanho, no geral, não é difícil de cuidar. Porém, é legal você saber alguns cuidadinhos básicos e dicas se quiser que ele fique mais bonito e saudável ainda.
1. Brilho
Para a cor castanha chamar mais a atenção, pois muitas acham ele básico demais, aposte no brilho dos fios! Então, os óleos são ideais para isso, principalmente quem tem cabelo cacheado, que é mais seco.
2. Hidratação
Além dos óleos, a hidratação também dá brilho e saúde ao cabelo. Em suma, chapinhas, secadores de cabelo e babyliss ressecam o cabelo, por serem fontes de calor, o que deixa os fios sem brilho e com frizz. Desse modo, as máscaras de hidratação e tratamentos emolientes agem contra isso.
3. Fatores externos
Os agentes externos são os que mais atuam sobre o cabelo. São eles o sol, a poluição, o cloro da piscina e até o clima, o que pode causar reflexos avermelhados naturalmente ou por conta da oxidação da tintura.
Com isso, produtos como os leave-in com proteção solar são os ideais para manter o cabelo seguro desses agentes que danificam os fios.
4. Produtos específicos
Muita gente acha que apenas cabelos loiros, ruivos ou coloridos que precisam de produtos específicos para ficarem saudáveis. Porém, o castanho também tem atenção em linhas de produtos específicos, que ajudam a evitar a desidratação e desbotamento da cor, principalmente para as que fazem coloração.
5. Matizadores e tonalizantes
Tipicamente procurados pelas loiras, os tonalizantes e matizadores também podem ser usados pelas morenas para garantir uma cor igual por todo o cabelo, além de não causar ressecamento. Para quem pinta o cabelo de castanho, a recomendação é maior ainda, sobretudo porque a tintura tende a desbotar.
Fontes: Segredos de Salão, Beleza Extraordinária, Dicas de Mulher