Beleza

Ruivas: Cuidados com cabelos vermelhos e acobreados

Nem todas nascem ruivas, porém, qualquer uma pode se tornar se for o seu desejo. Mas aderir aos cabelos vermelhos não é uma tarefa simples.

As ruivas são lindas, e sobre isso ninguém tem o que discutir. Então, mesmo que a natureza não tenha lhe dado cabelos vermelhos ou acobreados, a indústria cosmética está pronta para realizar esse seu sonho de beleza.

Mas, o que quase ninguém sabe é que entrar para o time das ruivas não é tão simples quanto parece. Quanto a beleza dos cabelos vermelhos, isso é implícito, os cuidados nem tanto. Sendo assim, antes de tingir os cabelos é preciso cuidar da saúde dos fios, já que a coloração é um procedimento químico.

Portanto, se você está pensando em aderir ao cabelo ruivo, precisa saber que ele tem suas próprias necessidades para se manter sempre bonito e radiante. Por isso, hoje listamos alguns cuidados básicos e essenciais que as ruivas precisam ter com os fios.

10 cuidados básicos para ruivas

Então, como já adiantamos, assumir o cabelo vermelho das ruivas não é uma tarefa simples. Além de claro ter que tingir o cabelo, é preciso tomar certos cuidados com a saúde dos fios, antes, durante e depois da coloração.

Se você for ruiva ou estiver se preparando para ser, confira essas dicas básicas para cuidar dos cabelos vermelhos ou acobreados:

1. Faça a transformação no salão

Ruivas e os cuidados necessários com cabelos

Colorir os fios é algo complexo e deve ser realizado com cuidado. O cabelo pode ficar manchado, quebradiço e o pior, se passar por descoloração (o que não é necessário, a não ser em casos muito específicos) pode não aguentar o processo químico.

Por isso, procure um profissional especializado em colorimetria para fazer sua transformação. Ele vai saber a proporção da tinta, do descolorante e se será necessário fazer qualquer outro procedimento para você ficar ruiva.

Então, nada de tentar ficar ruiva sozinha em casa. Enquanto pode dar muito certo, pode dar muito errado. Portanto, é melhor não arriscar.

2. Escolha o tom de ruivo adequado para você

Ruivas e os cuidados necessários com cabelos

Existem vários tons de ruivos, um mais lindo que o outro. Sendo assim, o que vai mudar de pessoa para pessoa é o tom adequado do cabelo. E isso, é determinado pela temperatura e pelo tom da pele da pessoa que quer passar pela decoração. Por isso é tão importante ir até um especialista no assunto, como já mencionamos.

3. Use produtos específicos para ruivas

Ruivas e os cuidados necessários com cabelos

Quando você entra para o time das mulheres ruivas, ou pinta o cabelo de qualquer outra cor, descobre que existe um mundo especial de produtos para cabelos coloridos. Eles intensificam o brilho e protegem a cor contra o desbotamento. Melhor dizendo, fazem com que o cabelo desbote em um tempo menor.

Sendo assim, escolha linhas com ação antioxidante, proteção UV e ativos que ajudam a manter a fibra capilar saudável mesmo depois da química.

4. Hidratação é regra para ruivas

Ruivas e os cuidados necessários com cabelos

Devido ao processo químico da tintura, o cabelo tende a ficar mais ressecado e poroso. Por isso, hidratação precisa entrar na vida das ruivas como uma regra. Nutrição também é outro passo importante, que deve ser inclusa na rotina.

Aliás, o melhor mesmo é adotar um bom cronograma capilar, como mencionamos aqui, nesse outro post.

Respeite o tempo de pausa dos produtos escolhidos para o tratamento dos cabelos ruivos. E faça uma hidratação profunda regularmente, de uma a duas vezes por semana.

5. Invista em shampoos com ação antioxidante

Ruivas e os cuidados necessários com cabelos

Você sabia que o shampoo é um dos maiores vilões das ruivas não naturais? De forma geral, os shampoos costumam ser muito agressivos para a tintura e fazem com que os fios desbotem mais rápido.

O ideal nesse caso é que as ruivas invistam em shampoos antioxidantes, de preferência com fórmulas mais cremosas e com ativos que protegem a coloração.

6. Use protetor térmico sempre

Ruivas e os cuidados necessários com cabelos

O calor de chapinhas, babyliss, e secadores de cabelo ressecam e aceleram o desbotamento dos fios ruivos. Por isso, se não for possível evitar o uso dessas ferramentas, abuse do protetor térmico. Eles protegem os fios do calor, realçam o brilho, facilitam na hora de desembaraçar e assim por diante.

7. Use shampoo a seco

Ruivas: Cuidados com cabelos vermelhos e acobreados
Dicas de Mulher

Reduzir as lavagens dos fios também é algo importante para a manutenção da cor (isso não quer dizer que você não pode lavar o cabelo, mas que você não deve lavar diariamente, por exemplo). Então, quando for lavar, aplicar o shampoo na raiz, espalhando apenas a espuma no comprimento dos fios. E sempre prefira água fria ou morna.

Além disso, para ajudar a ter um intervalo maior entre as lavagens, especialmente no verão, uma ótima opção são os shampoos a seco. Isso porque eles deixam os fios cheirosos, tiram a oleosidade da raiz, dão volume e eliminam as impurezas nos fios.

8. Caso seja necessário, ajuste o tom das sobrancelhas

Ruivas e os cuidados necessários com cabelos vermelhos e acobreados

A cor das sobrancelhas deve harmonizar com a cor dos cabelos para não ficar um visual estranho e fake. Por isso, se a tonalidade do ruivo contrastar muito com a da sobrancelha, é melhor aproximar a tonalidade entre eles. Caso não queira ter esse tipo de preocupação, uma boa opção é adotar a raiz esfumada. Nesse caso, não é preciso alterar o tom das sobrancelhas.

9. Proteja o cabelo do sol

Ruivas e os cuidados necessários com cabelos

O sol também é um dos grandes vilões para as ruivas, já que também acelera muito o desbotamento. Para evitar isso, adote no dia a dia produtos, como leave-ins, que ofereçam proteção UV.

Além disso, se for à praia ou para a piscina, não esqueça de reaplicar o produto com frequência, assim como seu protetor solar para a pele.

10. Faça os retoques com regularidade

Ruivas e os cuidados necessários com cabelos

Ruivas não devem esperar muito para retocar a raiz. O cumprimento do cabelo também precisa de retoque de vez em quando, para garantir a uniformidade da cor e o brilho.

Portanto, não deixe o cabelo sem retoque por muito tempo e procure um profissional para isso. Você não vai querer manchar seu cabelo em casa, não é mesmo?

Inspiração de cabelo ruivo

Então, agora que você já está por dentro de todos os cuidados necessários para cabelos vermelhos, que tal conferir algumas inspirações de ruivas? Selecionamos diversos tons para te inspirar e ajudar encontrar o que mais combina com você. Confira:

Ruivas: Cuidados com cabelos vermelhos e acobreados Ruivas: Cuidados com cabelos vermelhos e acobreados Ruivas: Cuidados com cabelos vermelhos e acobreados Ruivas: Cuidados com cabelos vermelhos e acobreados Ruivas: Cuidados com cabelos vermelhos e acobreados Ruivas: Cuidados com cabelos vermelhos e acobreados Ruivas: Cuidados com cabelos vermelhos e acobreados Ruivas: Cuidados com cabelos vermelhos e acobreados Ruivas: Cuidados com cabelos vermelhos e acobreados Ruivas: Cuidados com cabelos vermelhos e acobreados Ruivas: Cuidados com cabelos vermelhos e acobreados Ruivas: Cuidados com cabelos vermelhos e acobreados Ruivas: Cuidados com cabelos vermelhos e acobreados Ruivas: Cuidados com cabelos vermelhos e acobreados Ruivas: Cuidados com cabelos vermelhos e acobreados Ruivas: Cuidados com cabelos vermelhos e acobreados Ruivas: Cuidados com cabelos vermelhos e acobreados Ruivas: Cuidados com cabelos vermelhos e acobreados Ruivas: Cuidados com cabelos vermelhos e acobreados Ruivas: Cuidados com cabelos vermelhos e acobreados Ruivas: Cuidados com cabelos vermelhos e acobreados Ruivas: Cuidados com cabelos vermelhos e acobreados Ruivas: Cuidados com cabelos vermelhos e acobreados Ruivas: Cuidados com cabelos vermelhos e acobreados Ruivas: Cuidados com cabelos vermelhos e acobreados Ruivas: Cuidados com cabelos vermelhos e acobreados Ruivas: Cuidados com cabelos vermelhos e acobreados Ruivas: Cuidados com cabelos vermelhos e acobreados Ruivas: Cuidados com cabelos vermelhos e acobreados Ruivas: Cuidados com cabelos vermelhos e acobreados Ruivas: Cuidados com cabelos vermelhos e acobreados

Agora, para finalizar, de vez em quando as ruivas precisam tonalizar os fios, para dar brilho e realçar a cor, certo? E, para isso, temos outra dica sensacional: Como usar henna no cabelo e conseguir o ruivo dos sonhos.

Fonte: Segredos de Salão Donna Beleza

Imagens: My Modern Met, UK Models, Fortíssima, Tudo Ela, Pinterest, Index RH, Imgur, Segredos de Salão, Imgur

Minuto Saudável Dicas de Mulher  Pinterest 

Próxima página »

Escolhidas para você

Comentários

0 0 votos
Dê a sua opinião

guest
0 Comentários
Feedbacks
Ver todos os comentários

Escolhidas para você