Que o tempo passa nós não temos dúvidas. Mais cedo ou mais tarde, acabamos nos deparando com o cabelo grisalho. Para muitas mulheres, o cabelo branco é motivo de vergonha, despertando uma grande baixa autoestima. Mas saibam que essa realidade de pintar o cabelo pode ser passado: basta uma decisão e alguns poucos cuidados.
Por mais que toda a sociedade grite para que pinte o seu cabelo e faça julgamentos maldosos, você não precisa passar por isso. Os fios brancos estão cada vez mais na moda e trazem consigo uma sensação de liberdade imensa. Chega de tinturas agressivas e tempo perdido todos os meses. A cor natural do seu cabelo é a sua melhor versão.
Por que é tão difícil assumir os cabelos grisalho?
Em primeiro lugar o sentimento que prevalece sobre o fato de assumir o cabelo é a opressão. Vivemos em uma cultura onde se encaixa as mulheres em diversas caixinhas. Os padrões podam sobretudo os desejos e as vontades femininas fazendo com que não tenhamos mais o controle dos nossos próprios corpos.
O fios brancos se enquadram em toda essa repressão e faz com que nós mulheres adotamos o segundo sentimento: a vergonha! O período de transição para o branco é demorado e deixa aquela divisão de duas cores bem visíveis. Este é o processo de tirar completamente toda a química aplicada do seu cabelo há anos.
Se já é difícil superar esse tempo imagine só ainda ser alvo de críticas e comentários negativos? Por isso saibam, meninas, que todas devemos bater os pés no chão e deixar bem claro as nossas decisões. Ninguém precisa saber ou opinar sobre a sua vida e os cabelos grisalhos vão ficar super descolados e na moda.
Dicas para assumir os cabelos brancos
Agora que já deixamos no passado todas essas barreiras desnecessárias, vamos compreender os próximos passos para assumir os cabelos grisalhos e deixar os fios brancos bem saudáveis. Algumas coisinhas podem ajudar e afinal diminuir a angústia da transição. Mas para isso é bom ter o máximo de cuidado com as suas madeixas.
Fazer luzes
Se você já está de saco cheio da dupla cor do seu cabelo com certeza a solução é apostar nas luzes. Pode ficar tranquila, pois o resultado é incrivelmente lindo e vai acelerar o processo de clareamento dos fios brancos. Portanto, procure rápido uma cabeleireira da sua confiança, faça sua avaliação capilar e comece o processo de descoloração.
O resultado é garantido, porque a semelhança de tons é muito próxima. Contudo saiba que tirar a cor do cabelo via procedimentos químicos requer sobretudo cuidados extras durante o dia a dia. A hidratação, por exemplo, será o seu braço direito posteriormente as luzes. Então, prepare-se, porque apesar de todo o sinal de alerta você vai se deparar com outra realidade de beleza.
Cortar o cabelo
Então, fazer as luzes não é a única fuga para amenizar o processo de transição para os cabelos grisalhos. Ainda temos mais essa opção que requer sobretudo coragem. Como todas sabem, os fios brancos começa sempre da raiz do cabelo, portanto a tinta em si fica concentrada na região das pontas e isso é bem fácil de solucionar.
Aposte em um corte descolado pois você vai ficar não só com mais partes do cabelo já brancos, como também ficará super elegante. O corte curto traz ar de sabedoria, seriedade e é considerado bastante moderno. Ou seja, a ação unirá o útil ao agradável. Enfim, aproveite essa decisão para dar aquela repaginada completa no visual. Mudar é sempre bom, porque influencia principalmente o nosso interior.
Hidratar
Vamos pensar assim: fios brancos são bastante especiais. Mas, ser especial é sinônimo de cuidados personalizados. O cabelo branco tem naturalmente um outro aspecto diferente dos outros fios. Eles costumam ser mais grosso, porosos e dessa forma não conseguem se comportar como antigamente.
Essas características impedem a absorção eficaz de nutrientes e faz com que perda mais líquido do que o normal. Por isso mesmo que é necessário intensificar as hidratações. Dobre a quantidade por semana, prefira produtos emolientes, abuse das hidratações caseiras. Por fim, busque conhecimentos a respeito e se houver dúvidas sobre o seu tipo de cabelo, não se contenha de procurar um profissional.
Evitar o sol nos fios brancos
Nós já sabemos afinal que o cabelo grisalho tem dificuldade na absorção dos nutrientes. Portanto este ponto vai fazer total sentido agora. Evite o quanto possível expor os seus fios brancos ao sol, porque os raios solares aceleram o envelhecimento do cabelo e prejudica acima de tudo a fibra capilar.
Antes de sair no dia previna-se com chapéus ou simplesmente busque produtos específicos para o cabelo que tenha protetores solares. Dessa forma a saúde dos seus cabelos brancos estarão completamente garantidas e a sua transição será mais tranquila de superar.
Usar shampoo certo para os fios brancos
Por último, mas não menos importante, está a dica do shampoo adequado! O ideal é que você, a mais nova grisalha de todos os tempos, se livre imediatamente dos produtos de lavagem de antigamente. O seu fio branco tem um tipo específico e quando fizer uso o resultado virá imediatamente.
A dica é investir em shampoos roxos e cremes pós lavagem adequados. Sabe aqueles fios amarelos e sem vida? São decorrentes de falta de adaptação aos cosméticos. As substância presente nos produtos certos evitaram esse amarelamento, deixando tudo como você imaginou.
8 influenciadoras para você se inspirar nos fios brancos
Por fim, agora que todas nós já sabemos como lidar com a transição capilar para o tom branco dê uma olhadinha nessa beldades que tiveram a mesma coragem e hoje estão mais que felizes com a decisão. É impossível não se inspirar, pois cada personalidade abaixo é digna de muita admiração.
Keisha
Linda Rodin
Annika von Holdt
Tenille Murphy
Roxanne Gould
Grece Ghanem
Yasmina Rossi
Dian Griesel
Por fim, leia mais dicas como está em Transição capilar – Dicas do que fazer para voltar ao cabelo natural
Fontes: Steal The Look, Vogue, Terra, Cabelo bom é o meu, Plena
Fontes de imagens: Maiores de 60, Alto Astral, Delas, Mutari, Oralle, Yahoo vida e estilo, Informe Brasil, Vix, Bazaar, Terra, Pinterest, Dermstore, Metro Models, Pinterest 2, Portal da Educativa, Dian Griesel