Para conseguir fazer o contorno para cada tipo de rosto, primeiro você precisa saber qual é o seu tipo de rosto. Existem diversos formatos de rosto, mas podemos dividir – de forma básica – nos seguintes formatos: oval, quadrado, triangular, triangular invertido e redondo.
A maquiagem básica para você conseguir o efeito desejado é: um corretivo mais escuro que o tom da pele, um pó bronzeador e um iluminador.
A regrinha básica é: a parte que você quer disfarçar deve ser contornada com o corretivo escuro. Enquanto o iluminador deve ser aplicado na parte que você quer realçar.
Saiba como identificar o seu tipo de rosto na nossa matéria: Qual o formato do seu rosto? Você consegue identificar?
Como fazer o contorno para cada tipo de rosto
Rostos arredondados
Por não ter ângulos bem definidos, o contorno tem objetivo de aumentar a ‘altura’ do rosto. Fazendo com que ele pareça mais comprido.
Para conseguir esse efeito, escureça toda a lateral do rosto e ilumine apenas o eixo central.
Saiba como escolher a franja certa para o seu tipo de rosto
Rostos triângulo invertido ou coração
Nesse tipo de rosto, a linha da testa é mais larga que a do queixo, que geralmente é mais alongado.
Para acertar no contorno, suavize a diferença entre a parte de cima – que é mais larga – e a parte de baixo – que é mais fina.
Use o corretivo para escurecer as laterais da testa e do maxilar. Enquanto o iluminador você aplica na zona “T”.
6 dicas essenciais para começar a cuidar do rosto agora mesmo
Rostos triangulares
Aqui a parte de cima é mais estreita. Alargando na linha do maxilar. Fazendo com que essa parte do rosto fique em evidência.
Para atenuar essa diferença, é preciso chamar atenção para a linha dos lábios. Então, escureça as laterais do maxilar com o corretivo mais escuro.
E ilumine a área da testa, sob os olhos e o queixo, para ganharem atenção especial.
Como harmonizar o formato das sobrancelhas com o formato do seu rosto
Rostos quadrados
Esse tipo de rosto é facilmente identificado pela sua fisionomia mais larga e forte. O maxilar é amplo e os traços marcantes.
Além disso, existem dois tipos bem comuns, que é o mais largo, dando aparência completamente quadrada. E os mais afilados, que lembram um retângulo.
Para o contorno desse tipo de rosto, suavize as linhas mais retas e angulares. Isso irá criar uma aparência mais leve e delicada. Use o corretivo escuro para fazer o contorno das laterais da testa e do maxilar.
Já o iluminador, use no centro da testa e do queixo, além do topo do nariz.
Youtuber usa camisinha para aplicar base no rosto. Veja como ficou
Rostos ovalados
São os mais fáceis de fazer contorno. Como eles têm as linhas totalmente arredondadas e são caracterizados, principalmente por terem as maçãs do rosto sutilmente em evidência. Sendo mais largas que a testa e o maxilar.
Aqui é só escurecer a parte de baixo das maçãs do rosto e iluminar a área abaixo dos olhos. Ilumine, também, o eixo central da face.
Corretivo colorido: saiba para que serve e como usar cada cor
Fonte: Getninjas, MdeMulher