Como fazer perfume sólido? Passo a passo ideal

Aprender como fazer perfume sólido é extremamente simples, e uma ótima alternativa para substituir a versão líquida sempre que necessário.

O perfume é um dos itens mais importantes no dia a dia de uma mulher. Seja para um evento especial ou apenas uma saída rápida, estar perfumada é imprescindível. Todavia, muitas vezes seu efeito pode não ser tão duradouro. E carregar um vidro de perfume na bolsa por horas, afinal, além de perigoso, não é muito prático. Nesse sentido, surge o perfume sólido, que é compacto e incrível, com uma fixação até superior que a da versão líquida. Dessa forma, dentre suas vantagens, existe ainda a de ser possível aprender como fazer perfume sólido até mesmo em casa.

A alternativa do perfume sólido é um jeito antigo e muito natural de se perfumar, já que é livre de álcool e feito a partir de uma mistura de ceras e óleos. Por possuir uma textura pastosa, torna-se muito prático de ser armazenado, cabendo em pequenos potes que podem ser levados para qualquer lugar. Além disso, ao possuir determinados tipos de óleos essenciais em sua composição, ainda é possível desfrutar dos benefícios dos elementos, que possuem propriedades valiosas.

Confira abaixo tudo que você precisa saber sobre como fazer perfume sólido, bem como seus benefícios e mais sobre as propriedades de cada ingrediente inserido em sua composição.

Os ingredientes de um perfume sólido

Antes de aprender como fazer seu perfume sólido, é importante que você conheça melhor os ingredientes base inseridos na composição. Normalmente, o produto possui óleos vegetais ou carreadores, óleos essenciais e a cera.

1 – Óleos carreadores

Como fazer perfume sólido
Fonte: Onodera

Os óleos carreadores possuem um papel importante quando o assunto é como fazer perfume sólido. Eles são responsáveis por diluir o óleo essencial antes de ser aplicado diretamente na pele. Determinados óleos, como o de canela ou cravo, podem irritar a derme, e são fortes o suficiente para que seu uso precise ser disciplinado. Normalmente, óleos carreadores atuam como uma base para o óleo essencial escolhido. Nesse sentido, seu perfume não é forte e os elementos possuem muitos benefícios para a pele.

Alguns dos mais populares são o óleo de semente de uva, jojoba, argan, amêndoa doce, buriti e abacate. Qualquer um pode estar inserido na receita do perfume sólido. O de argan, por exemplo, com aroma doce e suave, ajuda na elasticidade da pele e suaviza linhas finas e rugas.

2 – Cera para o perfume sólido

Fonte: A Senhora do Monte

Além disso, a cera é outra das bases necessárias para fazer um perfume sólido. Normalmente, utiliza-se a cera de abelha, mas algumas variedades de cera vegetal também servem para o fim, como a de carnaúba. Dessa forma, lembre-se de utilizar uma cera adequada e de fins cosméticos, já que outras não irão funcionar na receita.

3 – Óleos essenciais

Como fazer perfume sólido
Fonte: Personare

Nesse sentido, os óleos essenciais são uma escolha inteiramente individual na hora da produção. Antes de mais nada, você precisa entender um pouco sobre as notas de perfume do óleo que deseja usar, já que inicialmente, existem três delas: o aroma base, secundário e principal. A recomendação é de que se utilize uma proporção de 20% de base, 50% do secundário e 30% do principal. Todavia, seguir a recomendação não é necessária: apenas escolha o que mais lhe agradar, desde que a nota base possua uma porcentagem mais baixa.

  • Aroma base: O cheiro escolhido para o aroma base deve ser forte e marcante, já que ele deve durar por mais tempo. Costuma ser a âncora do perfume, e possui como alguns exemplos: cedro, gengibre, mirra, patchouli, baunilha ou sândalo.
  • Aroma secundário: O aroma secundário é o coração do perfume. Apesar de não ser o mais marcante, ele dura mais tempo que o principal. Alguns exemplos são: cravo, canela, camomila, erva-doce, jasmim, pinho, abeto, noz-moscada e árvore do chá.
  • Aroma principal: Esta é a estrela do perfume, a que dura menos mas que possui o aroma mais marcante de todos. Aqui, você deve escolher a marca do perfume, pelo qual ele será conhecido. Exemplos para aromas principais: limão, citronela, laranja, tangerina, lavanda, eucalipto, capim-limão.

Como fazer perfume sólido

Fonte: Jardim do Mundo

Agora chegou a hora de produzir seu perfume sólido. Outro dos benefícios desse tipo de perfume é que sua duração é muito maior do que a de um líquido. Nesse sentido, a cera de abelha ou qualquer outra cera que você deseje escolher possui boa fixação na pele, mas precisa ser derretida com cuidado.

Ingredientes

  • 15g de cera de abelha;
  • 30g de óleo vegetal de sua escolha;
  • Óleos essenciais de sua escolha;
  • Panela (de preferência esmaltada) ou um recipiente à prova de calor;
  • Pequeno recipiente para colocar o produto final (um pote de protetor labial ou recipiente de sombra para os olhos pode funcionar).

Modo de preparo do perfume sólido

Primeiramente, derreta a cera de abelha em banho-maria ou em um micro-ondas, aquecendo aos poucos. Coloque o ingrediente por 30 segundos, mexa um pouco e coloque por mais 30 segundos, repetindo até que ela derreta de vez. Em seguida, adicione os óleos essenciais. Uma boa proporção para eles é:

  • 20 gotas de óleo essencial de laranja doce;
  • 7 gotas de óleo essencial de toranja;
  • 10 gotas de óleo essencial de sândalo.

Por fim, adicione o óleo carreador e mexa bem todos os ingredientes. Já coloque ela ainda quente no recipiente escolhido para armazenamento. Logo depois, espere solidificar e está pronto para uso. Dessa forma, agora confira outras combinações de óleos essenciais para inserir em seu perfume sólido.

Como fazer perfume sólido
Fonte: Cantão

1 – Perfume cítrico

  • 7 gotas de óleo essencial de toranja;
  • 10 gotas de óleo essencial de camomila;
  • 7 gotas de óleo essencial de limão.

2 – Perfume doce

  • 10 gotas de óleo essencial de rosa;
  • 7 gotas de óleo essencial de tangerina;
  • 7 gotas de óleo essencial de jasmim.

3 – Energy blend

  • 12 gotas de óleo essencial de toranja;
  • 8 gotas de óleo essencial de ylang-ylang.

E aí, o que você achou dessa matéria sobre como fazer perfume sólido? Se te interessou, confira Perfumes sólidos: o que são, benefícios e como fazer

Fontes: Jardim do Mundo, Mr. Fly, Sabão e Glicerina, Pensamento Verde

Imagens: Cantão, Seiva da Folha, Jardim do Mundo, Onodera, A Senhora do Monte, Personare


Outras postagens

0 0 votos
Dê a sua opinião

guest
0 Comentários
Feedbacks
Ver todos os comentários