Conheça o Daxxify, o concorrente do Botox aprovado nos EUA

O Daxxify é um tratamento semelhante ao Botox que promete amenizar a aparência das rugas e linhas de expressão por muito mais tempo.

O chamado Daxxify, é uma espécie de “nova toxina botulínica” que promete durar muito mais que o tradicional botox. Ela funciona basicamente como o botox tradicional, sendo um tratamento que funciona a partir de um agente bloqueador neuromuscular que “congela” temporariamente as rugas moderadas e graves.

O botox foi por muito tempo o único procedimento estético que visa suavizar as rugas e linhas de expressão. Mas pelo visto isso está com os dias contados, já que recentemente o tratamento com Daxxify foi aprovado pela FDA, a agência reguladora de alimentos e medicamentos nos Estados Unidos. 

Apesar de serem tratamentos semelhantes, o principal diferencial do Daxxify em relação ao botox é quanto a duração dos efeitos. Isso porque a novidade promete efeitos que duram o dobro do tempo do botox. A seguir vamos entender melhor como funciona o Daxxify.

O que é o Daxxify?

O nome científico do Daxxify é daxibotulinumtoxinA-lanm e se trata de um inibidor de acetilcolina e um agente bloqueador neuromuscular. Desse modo, a toxina é indicada para o tratamento temporário de rugas e linhas de expressão em pessoas adultas. 

Além disso, o Daxxify é um neuromodulador de longa ação que é estabilizado com o Peptide Exchange Technology™ (PXT), e por isso tem um efeito de longa duração. Nos pacientes que testaram o tratamento, os resultados duraram em média 6 meses, e em alguns pacientes chegou a 9 meses.

Para se ter uma ideia, outros neuromoduladores tradicionais, como é o caso do Botox, o tempo de duração dos efeitos da aplicação da toxina não duram mais do que 3 a 4 meses.

Como funciona?

Por se tratar de um bloqueador neuromuscular, o Daxxify age bloqueando a transmissão colinérgica da junção neuromuscular. Ou seja, inibindo a liberação de acetilcolina. Basicamente, o tratamento utilizam a toxina para paralisar os nervos responsáveis por mover os músculos faciais. 

Desse modo, sem contrair ou mover os músculos do rosto, as rugas e linhas de expressão ficam suavizadas e tem sua aparência reduzida temporariamente. Contudo, diferentemente do Botox, o Daxxify não usa proteínas coladas à molécula da toxina, mas sim peptídeos, e por isso não há a necessidade de utilizar substâncias de origem animal.

“Os estudos mostraram que o Daxxify inova porque ‘troca’ proteínas por peptídeos. Essas moléculas alertam sobre perdas de colágeno e elastina (fibras de sustentação da pele). E como é uma substância que o organismo reconhece, não leva à produção de anticorpos e, portanto, não há risco de intolerância. Essa é uma das razões para que os peptídeos tenham efeitos mais duradouros”, explica melhor a dermatologista Karine Cade, ao site Metrópoles.

É justamente por ser um peptídeo, que o Daxxify melhora a recepção da neurotoxina pela membrana nervosa, e por isso aumenta a internalização do medicamento. Sendo assim, tem um tempo maior de ação.

Quais são os efeitos colaterais?

Contudo, apesar de ser um tratamento inovador e bastante animador para os adeptos dos tratamentos antirrugas, e também por ter sido aprovado pela FDA dos Estados Unidos, o Daxxify também pode ter efeitos colaterais. Os mais comuns são:

  • reação no local da injeção, como dor, inchaço, vermelhidão, entre outras reações
  • dormência facial
  • cefaleia
  • ptose palpebral
  • paresia facial
  • dor de cabeça

Então para evitar possíveis problemas como esses, a dose e a frequência do tratamento não deve exceder a recomendada pelo fabricante. Bem como, deve-se ter cuidado especial ao utilizar o tratamento em caso de doença cardiovascular já existente.

Além disso, deve-se procurar um atendimento médico imediatamente se o paciente apresentar sintomas adversos como dificuldade para respirar ou falar, bem como deglutição.

Quais são as diferenças entre Daxxify e o Botox?

O primeiro e mais relevante diferencial entre os dois tratamentos é o tempo de duração. No caso do Botox, as injeções tendem a durar de 3 a 4 meses no máximo. Já o Daxxify pode manter os efeitos por seis meses, e em alguns pacientes o tempo de permanecia foi de 9 meses. 

Isso acontece porque o Botox utiliza proteínas acopladas à molécula da toxina, enquanto o Daxxify utiliza peptídeos. E isso que garante a maior durabilidade do novo tratamento.

Esses resultados e benefícios do Daxxify foram comprovados através de um longo estudo em 3 fases que analisou 2.700 pacientes e 4.200 tratamentos. Como resultado, o estudo comprovou que uma única injeção de Daxxify foi bastante eficaz para amenizar a aparência das rugas.

Por fim, apesar de ser uma novidade bastante animadora, até o momento, a empresa americana Revance Aesthetics, que é a fabricante do Daxxify ainda não solicitou o registro do tratamento no Brasil. Sendo assim, ainda não tem previsão para o tratamento começar a ser comercializado por aqui, mas não deve demorar muito. 

LEIA MAIS:

Fontes: O Globo Contox Metrópoles Mais Bonita Por Menos 

Outras postagens

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.