Beleza

Botox no rosto: 6 mitos e verdades sobre o procedimento

A aplicação de botox no rosto proporciona muitos benefícios. Dessa forma, saiba quais são as principais dúvidas sobre o procedimento.

Um dos procedimentos estéticos que se tornou tendência é a aplicação de Botox no rosto. Em suma, é o procedimento estético mais feito no Brasil atualmente.

Ademais, se você tem o desejo de suavizar os pés de galinha, rugas na testa e vincos na glabela (espaço entre as sobrancelhas), esse é o procedimento mais adequado.

Além disso, se for feito por profissionais qualificados e você tomar os devidos cuidados (pré e pós aplicação) o efeito será incrível. Então, confira tudo que você precisa saber antes da aplicação da toxina botulínica.

O que é o Botox no rosto?

Botox no rosto: principais dúvidas sobre o procedimento, mitos e verdades
Folha Vitória

O botox no rosto é um procedimento estético bastante realizado dentro do Brasil. Visto que, ele apresenta uma solução para suavizar os pés de galinha, rugas na testa e vincos na glabela. Desse modo, traz ao rosto um aspecto mais suave, descansado e juvenil. Ademais, esse procedimento auxilia bastante na autoestima de algumas pessoas.

Continua após a publicidade

A princípio, o botox é um dos nomes comerciais da toxina botulínica, produzida pela bactéria Clostridium botulinum. Em síntese, ela provoca a paralisação dos músculos da face em pontos estratégicos. Assim sendo, a pele não vinca mais e a aparência das rugas diminui.

Toda ruga pode ser tratada com o Botox no rosto?

Vix

Em geral, o botox no rosto é realizado para tratar rugas dinâmicas. Isto é, aquelas que aparecem quando fazemos expressões faciais. Por exemplo, os pés de galinha e as linhas da testa. Então, é utilizado a bactéria Clostridium botulinum, que paralisa os músculos.

Continua após a publicidade

Portanto, não é recomendado que as rugas estatísticas sejam tratadas com o botox. Por exemplo, os sulcos permanentes, que aparecem mesmo com ausência das expressões faciais, como o bigode chinês. Logo, é recomendado realizar o preenchimento nesses casos.

Quanto tempo leva para o Botox no rosto fazer efeito?

Globo

Inicialmente, após ter feito a aplicação do botox no rosto, você não irá notar um efeito muito grande. Posteriormente, depois de 48 a 72 horas, o resultado começa a surgir. Entretanto, a eficiência máxima aparece em cerca de duas semanas.

Continua após a publicidade

Ademais, após ter feito a aplicação é importante evitar ficar abaixando a cabeça e forçar os músculos. Além disso, evite ficar fazendo caretas na primeira semana de aplicação. Diante disso, o resultado será o melhor possível, e evitará consequências.

Quanto tempo dura o efeito do Botox no rosto?

Botox no rosto: principais dúvidas sobre o procedimento, mitos e verdades
Dicas de Mulher

A princípio, é notório que os procedimentos estéticos apresentam data de validade. Nesse aspecto, o Botox no rosto também não foge disso, e uma hora o seu efeito passa. Então, nas mulheres o efeito dura entre 4 a 6 meses.

Por outro lado, os homens apresentam musculatura mais firme. Por isso, o efeito neles duram até 4 meses. Entretanto, tudo varia conforme as áreas aplicadas e a força das suas expressões faciais. Por exemplo, na área da testa e sobrancelha, onde a musculatura é mais forte e movimenta muito.

Existe alguma contraindicação do Botox no rosto?

Uol

O procedimento estético do Botox no rosto é bastante seguro. Ademais, não existe uma idade específica para que ele seja realizado. Além disso, ele pode ser usado até como modo de prevenção. No entanto, é mais indicado que ele seja realizado após os 25 anos de idade.

Continua após a publicidade

Por outro lado, grávidas, lactantes e pacientes que apresentem alergias aos componentes da fórmula também não devem realizar o botox. E, portadores de patologias neuromusculares e usuários de anticoagulantes, ou qualquer medicamento que interfira na transmissão neuromuscular, devem evitar.

Logo, antes de qualquer decisão é imprescindível que um médico seja consultado, para evitar complicações.

Quais são os riscos de realizar o Botox no rosto?

Botox no rosto: principais dúvidas sobre o procedimento, mitos e verdades
Vogue

É imprescindível que o Botox no rosto seja aplicado por profissionais qualificados, para evitar qualquer problema. No geral, é bastante seguro realizar esse procedimento estético.

Entretanto, podem ter alguns riscos leves após a aplicação. Por exemplo, ter assimetria. Isto é, uma sobrancelha ficar mais alta que a outra, o sorriso torto ou uma parte do rosto ficar mais rígida que outra.

Continua após a publicidade

Logo, com profissionais qualificados, que conheçam bem sobre os produtos usados e a anatomia do paciente, isso pode ser evitado. Porém, caso aconteça, você só irá se livrar dessa assimetria ao final do efeito do botox. Ou seja, após 4 a 6 meses.

Por outro lado, também é possível que a pessoa fique com uma aparência plastificada. Isto é, com a ausência de expressões faciais. A princípio, muitas pessoas gostam desse efeito. Mas, pode ser um problema para atores e pacientes que querem um aspecto mais natural.

Mitos e verdades sobre o botox no rosto

1- Toxina botulínica é a mesma coisa que preenchimento?

Tua Saúde

Mito. O Botox no rosto e o preenchimento são dois procedimentos estéticos diferentes. A princípio, a toxina botulínica age paralisando o músculo. Logo, o botox evita que a ruga na pele seja acentuada pela contração muscular.

Por outro lado, o preenchimento atua reduzindo a flacidez. Além disso, também repõe o volume de algumas áreas do rosto e melhora o seu contorno.

Continua após a publicidade

Portanto, o aumento no volume dos lábios, maxilar e maçãs do rosto não podem ser feitos com o Botox, somente com o preenchimento. Entretanto, problemas com sorriso gengival podem ser solucionados ou atenuados com o Botox.

2 – Pode causar deformações no rosto? Ou deixar sem expressões?

Botox no rosto: principais dúvidas sobre o procedimento, mitos e verdades
Opas

Verdade. No entanto, isso só acontece caso a bactéria seja aplicada por um profissional desqualificado. Por isso, é imprescindível recorrer a um dermatologista ou cirurgião plástico quando fazer a aplicação.

Além disso, também é necessário que você siga as orientações do pré e pós procedimento. Por exemplo, não deitar logo após a aplicação e não massagear muito a área. Desse modo, o efeito será potencializado.

Por outro lado, o próprio paciente pode pedir o congelamento das expressões faciais. Então, o profissional irá aplicar uma dose a mais para paralisar os movimentos. Entretanto, é mais comum que as pessoas optem por um resultado mais natural.

Continua após a publicidade

3 – Além das rugas, a toxina botulínica serve para tratar a transpiração excessiva?

Purepeople

Verdade. Em casos de transpiração excessiva é possível tratar com a aplicação da toxina botulínica. Em suma, quando é aplicado, a substância inibe um neurotransmissor que regula a atividade das glândulas sudoríparas. Desse modo, controla o suor.

Diante disso, a toxina botulínica é injetada de 1 a 2 cm dentro da pele, com agulhas finas. Ademais, nas axilas a aplicação é bastante tranquila. Entretanto, pode provocar um desconforto nas áreas das mãos e dos pés. Mas, é possível injetar um analgésico no local para aliviar o incômodo.

4 – Também é utilizado para o tratamento de bruxismo?

Tua Saúde

Verdade. O Botox no rosto também contribui no tratamento de bruxismo. Isto é, uma condição clínica onde os pacientes apertam ou rangem os dentes involuntariamente, trazendo uma série de problemas à sua saúde bucal.

Portanto, a aplicação da toxina botulínica minimiza esse quadro. Ademais, deve ser aplicado nos músculos da articulação temporomandibular, responsável pela mastigação.

Continua após a publicidade

5 – Após colocar Botox no rosto, não é mais preciso usar produtos anti-idade ou cuidar da pele?

Vix

Mito. É imprescindível, para preservar o efeito do Botox no rosto, que você tenha cuidados com a sua pele. Logo, mantenha uma rotina de skincare, use protetor solar e não pare de usar um anti-idade.

Ademais, os produtos devem ter ativos antioxidantes e hidratantes em sua fórmula, como o ácido hialurônico. Pois, irá ajudar a devolver o volume do rosto, preenchendo rugas e recuperando a firmeza da pele.

Por outro lado, manter uma rotina adequada com produtos anti-idade, indicados por seu dermatologista, podem prevenir e combater os sinais do envelhecimento de forma duradoura.

6 – O Botox pode ser usado para arquear a sobrancelha?

Botox no rosto: principais dúvidas sobre o procedimento, mitos e verdades
Vix

Verdade. Você pode aplicar o Botox no rosto para arquear a sobrancelha. O que vai fornecer um aspecto mais jovial para a face. Então, o botox é injetado na glabela, uma região entre as sobrancelhas, nas laterais e em alguns pontos acima delas.

Continua após a publicidade

Desse modo, é possível diminuir o aspecto cansado resultante das pálpebras caídas, que é provocada pela flacidez da pele. No entanto, existem casos em que é preciso realizar uma blefaroplastia, que corrige o aspecto caído das pálpebras.

Enfim, o importante é que a aplicação do botox no rosto seja feito por um profissional qualificado.

Então, se você gostou dessa matéria, leia também: Tratamentos com Botox – Benefícios que vão além da beleza estética.

Continua após a publicidade

Escolhidas para você

Comentários

0 0 votos
Dê a sua opinião

guest
0 Comentários
Feedbacks
Ver todos os comentários