Um dos principais problemas que as mulheres de cabelo tingido enfrentam é o desbotamento da cor e, se você possui alguma coloração nos fios, sabe muito bem do que estamos falando. Apesar de ser um processo normal, alguns fatores podem contribuir para que o seu cabelo desbote mais facilmente, como, por exemplo, a exposição prolongada ao sol.
O processo de desbotamento da cor oxida o cabelo de fora pra dentro, ou seja, o fio perde a pigmentação, ficando com um aspecto alaranjado ou avermelhado. Aliás, vale ressaltar que isso acontece com mais frequência em cabelos ruivos e loiros.
Ademais, confira a seguir algumas dicas simples e valiosas que podem te ajudar a proteger melhor o pigmento das suas madeixas, mantendo o aspecto do cabelo radiante por tempo prolongado e evitando o desbotamento da cor.
Desbotamento da cor: dicas para não oxidar
1. Evite exposições prolongadas ao sol
O sol quando entra em contato com o cabelo tingido, ocasiona o desbotamento mais rápido da cor. Portanto, para evitar que isso aconteça, evite se expor aos raios UV por longos períodos.
Além disso, utilize produtos como o protetor térmico e filtros solares e use acessórios como chapéus e bonés que protegem seus fios.
2. Desbotamento da cor: Utilize produtos adequados
Uma dica valiosa para quem tem cabelo colorido é o uso de cosméticos sem sal e sulfatos, como, por exemplo, o shampoo antirresíduos. Além disso, vale lembrar que existem produtos próprios para cabelos com químicas que possuem na composição filtro uv e ativos antioxidantes.
Por fim, lembre-se sempre de manter uma rotina de hidratação no cabelo. Aliás, confira algumas dicas de como seguir uma rotina de beleza através de um cronograma capilar, clicando aqui.
3. Evite lavar o cabelo na água quente
A água quente, além de facilitar o desbotamento da cor, pode deixar os fios ressecados e danificar a fibra capilar. Portanto, procure lavar as madeixas na água fria ou morna.
4. Desbotamento da cor: conte com a ajuda de tonalizantes
Se perceber que o seu cabelo tem dificuldade de segurar a cor, conte com a ajuda de um tonalizante. Nossa dica é que você procure por um profissional para definir o melhor produto para o seu cabelo.
O tonalizante é capaz de dar brilho e realçar a cor dos seus fios e, o melhor: não danifica suas madeixas.
5. Realize uma decapagem
A decapagem é um processo realizado para quando há o desbotamento da cor sem solução ou quando surge o desejo de mudar a tonalidade dos fios. Ela funciona como uma descoloração total dos fios e só deve ser realizada com a ajuda de um profissional.
6. Evite o contato com o calor
Enfim, um dos principais motivos para o desbotamento do cabelo é o uso frequente de secadores, chapinhas e babyliss. Aliás, a alta temperatura desses aparelhos fragiliza as cutículas protetoras do fio e danifica a estrutura do cabelo, facilitando assim a perda da coloração.
Portanto, evite ao máximo o uso desses aparelhos. E, caso precise usá-los, o ideal é aplicar antes um protetor térmico nos fios e manter a temperatura do aparelho a 140 ° C.
Dica extra: Após tingir os cabelos, evite lavá-los por pelo menos 3 dias, para que a tintura tenha uma melhor fixação.
Então, o que achou dessa matéria? Aproveite para conferir também: Hidratação capilar, o que é? Tipos de cabelo, benefícios e como fazer.
Fontes: Vix, Segredos de salão, Salon Line.
Fontes das imagens: Fortíssima, Dr. Erika Pinho, Vix, Beleza feminina, Quero muito, Hairfinder.