Beleza

Escova definitiva, o que é? Durabilidade e como fazer

Dentre os vários procedimentos de alisamento capilar, a escova definitiva pode ser a melhor opção. Conheça mais sobre esse processo.

Por Heloisa Sousa

-

A escova definitiva é um procedimento de alisamento capilar que consegue deixar o cabelo liso de forma permanente. Isso acontece porque a escova definitiva consegue abrir as cutículas, agindo na fibra capilar. Dessa forma, ela muda a estrutura dos fios, deixando-os completamente lisos.

Também conhecida como plástica capilar ou escova japonesa, a escova definitiva dura de três a oito meses, dependendo do tipo de cabelo e do tempo que ele leva para crescer. Desse modo, o retoque se torna necessário apenas na raiz do cabelo, que cresce natural. Por isso também é impossível remover a escova definitiva dos fios que receberam o procedimento, se você quiser voltar ao cabelo natural é preciso esperar o cabelo crescer sem fazer o retoque e então cortar a parte com a química.

Os produtos utilizados na escova definitiva são à base de tioglicolato de amônia, guanidina e hidróxidos, que atuam direto na cadeia de aminoácido dos fios. Dessa forma, ela não causa nenhum dano ao couro cabeludo. Entretanto, é importante consultar um dermatologista para se certificar de que você não possui nenhum tipo de alergia aos produtos usados. Isso é importante também para saber qual produto será o mais indicado para você.

Diferença entre escova definitiva e escova progressiva

Escova definitiva - o que é, durabilidade e como fazer
Fonte: L’Oreal Paris

Como já falamos, a escova definitiva age diretamente na estrutura dos fios, proporcionando aquele efeito liso chapado. Ela é uma alternativa para quem quer um cabelo liso permanente, sem a necessidade de fazer retoques com muita frequência.

Já a escova progressiva não age tão fundo no cabelo. Ela apenas cria uma cápsula ao redor dos fios para dar o aspecto liso. Diferente da escova definitiva, a escova progressiva não vai deixar um efeito tão liso no cabelo, mas diminuir o volume das madeixas.

Outra diferença está na durabilidade dos procedimentos. Enquanto a primeira dura até oito meses, a escova progressiva irá durar no máximo três meses, sendo necessário o retoque em todo o cabelo. Além disso, a escova progressiva possui ativos diversos.

Qual procedimento escolher

Você está em dúvida entre qual tipo de escova escolher? Então saiba que isso vai depender muito do resultado final que você desejar. Se você quer aquele cabelo superliso, sem a necessidade de investir sempre em procedimentos como escovas e alisamento com chapinha, a escova definitiva pode ser a melhor opção.

Mas se seu objetivo é apenas controlar o volume do seu cabelo e diminuir o efeito frisado, sem alterar a estrutura dos fios, a escova progressiva é a melhor alternativa. Só não se esqueça que, independente do procedimento escolhido, uma rotina de cuidados com hidratação, nutrição e reconstrução capilar são muito importante para manter a saúde dos fios.

Como fazer a escova definitiva

Fonte: Café com Canela

Como é um procedimento que tem algum grau de complexidade, o indicado é que seja feito por um profissional. O passo a passo que deve ser seguido é:

  1. Utilizar um shampoo antirresíduos para lavar os cabelos, pois ele consegue abrir as cutículas dos fios para que os produtos penetrem melhor. Depois, seque o cabelo com uma toalha;
  2. Separe o cabelo em mechas e aplique o produto, deixando agir por 40 minutos ou de acordo com a indicação de cada produto;
  3. Enxágue o cabelo com água fria ou morna;
  4. Faça uma escova no cabelo e, em seguida, passe a chapinha, modelando o cabelo como for desejado;
  5. Por fim, aplique o produto neutralizante em todo o cabelo, deixando agir por 20 minutos.

Existem diversas marcas de produtos para realizar a escova definitiva, algumas das mais famosas que comercializam esse tipo de produto são Loreal, Tanagra, Wella e Matrix. Além disso, o preço para realizar esse procedimento pode depender do salão de beleza escolhido, do comprimento e do volume do cabelo e varia de R$200,00 a R$800,00.

Cuidados depois do procedimento

Fonte: N1

A escova definitiva é procedimento que pode agredir muito o cabelo, por isso, é necessário seguir uma rotina de cuidados para que os fios não fique secos e opacos. Adote um cronograma capilar, com nutrição, hidratação e reconstrução para devolver água e massa capilar aos fios. Dessa forma, além de bonitos, os cabelos ficarão saudáveis.

Outra dica para manter a alta durabilidade do alisamento é utilizar produtos adequados. Para isso, invista em uma linha de produtos capilares que sejam específicas para cabelos com alisamento, contando com shampoo e condicionador próprios para cabelos submetidos a esse tipo de tratamento.

Por fim, saiba que a química da escova definitiva não é compatível com todos os tipos de química. Por isso, o mais indicado é que você não faça nenhum outro procedimento quando seus fios estiverem com a escova definitiva.

Fontes: Tua Saúde Cabelo Salon Line

Imagens: Teahub L’Oreal Paris Café com Canela N1

Próxima página »

Escolhidas para você