Certamente, lavar o cabelo com água quente é uma das coisas mais gostosas que existem. Ainda assim, isso não quer dizer que seja a ação ideal. Provavelmente, você já sabe que a água quente pode trazer vários malefícios para o cabelo a longo prazo.
Primeiramente, a temperatura elevada sensibiliza os fios. Eles incham e as cutículas se dilatam. Consequentemente, ele perde a hidratação. Isso faz com que o seu cabelo fique poroso e com aspecto áspero, ou seja, ressecados.
Além disso, o ressecamento por causa de água quente faz com que os fios embaracem com mais facilidade e também ficam mais opacos e sem brilho.
Acima de tudo, muitas pessoas lavam o cabelo na água quente com o intuito de deixa-lo mais limpo. O problema é que o efeito pode ser o contrário. A água quente estimula a produção de óleo. Ou seja, isso vai deixá-lo mais oleoso e com aspecto de sujo.
Além disso, a água quente abre as cutículas dos fios, fazendo com que as mulheres de cabelo colorido perdão a cor e a intensidade. Consequentemente, ele fica mais desbotado e sem vida.
Lavar o cabelo com água quente ou água morna?
Certamente a água morna possui muitos pontos positivos. O primeiro é a remoção de oleosidade ruim do fio e do couro cabeludo quando o cabelo está sujo. Além disso, quando é feita junto com massagem com os dedos, existe um auxilio a oxigenação do couro e a remoção de células mortas.
Acima de tudo, acentua a hidratação dos cabelos. Isso acontece por que essas partículas de vapor penetrarem mais facilmente no fio. O ambiente morno e repleto de partículas de água vai facilitar a penetração dos nutrientes e reposição hídrica dos fios. Por fim, talvez a água morna seja ideal para a lavagem de cabelos.
E lavar o cabelo com água fria?
Finalmente a última pergunta: a água gelada é boa para os fios? Ela não agride o couro cabeludo nem a haste capilar e não desestabiliza a produção da oleosidade. Além disso, não provoca o ressecamento do cabelo.
Acima de tudo, se o tempo estiver frio não entre em desespero. Você pode tomar banho na água quente ou mesmo morna, mas lave o cabelo separadamente na água fria.
Por fim, ao menos uma vez ao mês promova uma esfoliação no couro cabeludo com água morna. Isso irá auxiliar a remoção das células mortas, além de promover o bem estar e auxiliar a oxigenação e circulação do couro cabeludo.
Você gostou dessa matéria? Entendeu porque, apesar de ser muito gostoso, você não deve lavar o cabelo com água quente?
Agora, falando em cuidados com os cabelos, você pode gostar de saber também: Shampoo anticaspa – Com que frequência usar e quais os melhores?
Fonte: Beleza Extraordinária Salão de Segredos VIX
Imagem de destaque: TC