Certamente, a acne é uma inflamação super incômoda, mas a situação pode piorar se não for tratada devidamente, deixando manchas e cicatrizes na pele. Por vezes, essas marcas são resultado do ato de espremer e estourar as espinhas, acompanhado da falta de cuidados básicos com a pele.
Basicamente, quando se espreme uma espinha, a pele da região é ferida e a melanina naquele local é estimulada, o que deixa marcas na epiderme. Apesar de esse ser o principal motivo, fatores como exposição desprotegida ao sol e alterações hormonais podem causar ou agravar o surgimento das manchas de espinhas.
No entanto, a boa notícia é que essas marcas podem ser tratadas e até evitadas. Quanto ao tratamento, existem opções e receitinhas caseiras para clareamento da pele ou tratamentos estéticos realizados por profissionais.
No entanto, independentemente de como você decidir tratar das manchas de espinhas, é de suma importância a consulta com um dermatologista previamente. Só um profissional poderá te instruir quanto ao uso correto de determinados produtos e ingredientes, a quantidade e a forma de aplicá-los na pele de forma segura.
Receitas de tratamentos caseiros para manchas de espinhas
Para começar, vale ressaltar que esse tipo de tratamento é indicado para casos mais superficiais. Entretanto, devem ser acompanhados do uso diário de protetor solar e de uma boa skincare. Dessa forma garante-se a adequada limpeza, tonificação, hidratação e proteção que a pele tanto precisa.
Frequentemente, se tratando de máscaras clareadoras caseiras, um produto comumente usado é o leite de rosas. Por ter ação antibacteriana, anti inflamatória e ainda adstringente, controla a oleosidade e a acne ao mesmo tempo que clareia manchas diversas. Em segundo lugar, a loção clareadora Muriel também tem efeito parecido, atuando na diminuição de marcas da pele de maneira suave.
Uma dica adicional são as máscaras faciais de pepino e tomate, pois são hidratantes e clareadoras. Já as famosas máscaras com bicarbonato de sódio são contra recomendadas por dermatologistas, pois estas podem agredir a pele e acabam não clareando de fato. Por fim, abaixo você encontrará duas opções de receitas caseiras maravilhosas para remoção de manchas de espinhas.
Máscara caseira com leite de rosas
Ingredientes
- 2 colheres de chá de amêndoas moídas;
- 1 colher de chá de leite de rosas;
- 5 gotas de óleo essencial de Palmarosa;
- 1 colher de chá de mel.
Modo de uso
Para começar, lave o rosto com sabonete e água em temperatura morna. Misture todos os ingredientes uniformemente e, com o rosto já limpo e seco, aplique e deixe assim por cerca de 20 minutos. Para fazer a remoção da máscara, utilize um pedaço de algodão molhado no leite de rosas.
Esfoliante e hidratante caseiro
Ingredientes
- 1 embalagem de iogurte natural;
- 1 colher de sopa de fubá;
Modo de uso
Antes de mais nada, misture os ingredientes uniformemente em um recipiente. Em seguida, com o rosto já limpo, aplique a mistura com as mãos ou com um pedaço de algodão, fazendo movimentos circulares em toda a pele. Posteriormente, lave bem e enxugue o rosto, uma boa dica é usar uma máscara clareadora logo em seguida.
Produtos usados na remoção das manchas de espinhas
Primordialmente, os tratamentos estéticos são realizados por dermatologistas que, além dos procedimentos, podem também indicar produtos para a remoção das marcas. Todavia, o uso desses produtos só pode ser feito com o acompanhamento de um dermatologista, pois a má manipulação destes pode acarretar em uma considerável piora das manchas na epiderme.
Aliás, o uso dos produtos deve também ser acompanhado de uma rotina intensiva de cuidados com a pele. Por exemplo, limpar, tonificar e hidratar o rosto devidamente, além de fazer uso diário do protetor solar.
Alguns dos produtos mais usados na despigmentação de manchas de espinhas são à base de:
- Ácido glicólico: Tem ação clareadora, controla a oleosidade e fecha os poros dilatados, além de ser um produto comumente usado no peeling. Simultaneamente, clareando as manchas e evitando mais acne.
- Ácido salicílico: É um esfoliante que age renovando a camada superficial da pele e reduzindo as inflamações.
- Ácido kójico: Usado em tratamentos de longa duração, tem ação suave e despigmentadora.
- Tretionoína: Contém vitamina A e ajuda na prevenção de novas manchas.
- Hidroquinona: Um clareador potente, porém seu uso deve ser acompanhado do uso de protetor solar. Caso contrário, as marcas podem piorar.
- Hidratante: A hidratação da pele é essencial para evitar novas manchas e o agravamento das antigas.
Tratamentos estéticos para pele marcada
Agora, os procedimentos estéticos são recomendados para casos de marcas mais escuras e antigas, que não podem ser tratadas com clareadores caseiros. O custo desse tipo de tratamento é maior, porém os resultados aparecem em menos tempo e são mais eficazes.
O tratamento é contínuo, todavia, o número de seções e a periodicidade destas deve ser consultado com o seu dermatologista para que se adeque ao seu caso. Entre os procedimentos mais usados na remoção de manchas de espinhas estão:
- Laser e luz intensa pulsada: Sua ação intensa sobre os melanócitos uniformiza a pele, clareando as marcas.
- Peeling com ácidos: É feita uma aplicação de ácidos sobre a pele, que removem toda a camada superficial. Como resultado disso, uma nova camada, livre de marcas, vai sendo gradativamente formada.
- Dermaroller: É feito um microagulhamento usando agulhas pequenas que causam micro lesões na pele. Dessa forma, há uma estimulação para que uma nova camada se forme, removendo manchas de espinhas, cicatrizes e estimulando o colágeno.
- Microdermoabrasão: Um procedimento de esfoliação através de um suave lixamento da pele. Como resultado, ocorre a correção da camada superficial, eliminando marcas e cicatrizes.
Prevenção contra manchas de espinhas
De antemão, na prevenção de manchas de espinhas, é imprescindível uma rotina adequada de skincare e o uso diário de protetor solar. Isto porque o aspecto saudável e bonito da pele depende de uma boa hidratação e nutrição, somado a uma rotina alimentar saudável, rica em vitamina E e A.
Primeiramente, o protetor solar deve ser usado regularmente e sem falta. Mesmo dentro de casa ou em dias nublados, pois tanto as luzes quanto os raios solares podem causar manchas. Nesse sentido também, a hidratação da pele é indispensável, pois diminui o risco de surgimento de novas manchas e evita que as antigas piorem. Uma última dica é evitar, sempre, espremer cravos e espinhas, pois esse hábito é um dos principais causadores das manchas de espinhas.
Finalmente, o acompanhamento com o dermatologista no quesito de manchas na pele provenientes de espinhas deve ser uma prioridade. Pois, como mencionado anteriormente, o uso inadequado ou a má manipulação de produtos clareadores pode piorar a situação da pele. Portanto, não faça uso de nenhum produto sem orientação médica e lembre-se que a melhor opção é procurar um dermatologista.
Fonte: Tua Saúde, Tua Saúde, Derma Club, Garnier.
Imagens: Site RG, Toda Teen, Toda Mulher, Clínica Bruno Vargas, Fik Bella.