Se você é viciada em produtos de beleza, provavelmente, já escutou falar sobre a manteiga de karité. Quando estamos falando de hidratação completa, esse produto é um dos mais usados e recomendados.
Tanto amor pode ser explicado com facilidade: manteiga de karité funciona tanto para o cabelo, quanto para a pele.
Há séculos o karité é usado para tais funções. Aliás, para quem não sabe do que se trata, ele é um fruto que vem de uma árvore africana, que tem de 10 a 15 metros de altura, cientificamente chamada Butyrospermum parkii.
Nozes de karité, portanto, são a matéria prima dessa manteiga, que possui uma cor meio branca, meio amarelada. A manteiga de karité está presente em vários dermocosméticos, portanto muito fácil de ser encontrada em farmácias e supermercados.
Propriedades da manteiga de karité
A manteiga de karité possui várias funções nutritivas, hidratantes e amaciantes. Ela também ajuda na proteção da pele contra a radiação solar e previne o envelhecimento precoce. Além disso, ela atua como antioxidante. Tudo isso só é possível graças às grandes quantidades de vitaminas E, A e D concentradas no produto.
Você acha que acabou? Ela também funciona para aliviar dores de pequenas queimaduras. E, sobretudo, trata o ressecamento dos lábios, cotovelos, rachaduras nos pés e joelhos.
Tipos de manteiga de karité
Existem dois tipos de manteiga de karité: refinada e não refinada. O indicado é usar a não refinada, em seu estado bruto. O motivo é que ela não tem suas propriedades modificadas como a primeira.
Ela é comprada em blocos sólidos. Contudo, o produto derrete logo que é usado no cabelo ou na pele. Você irá conseguir encontrá-la tranquilamente em mercados de produtos naturais ou lojas online.
Contraindicações
Alguns produtos. em que a composição não conta apenas a manteiga de karité, não são recomendados. Ou seja, produtos que não sejam naturais.
Outro motivo para pensar duas vezes antes de usar este e outros produtos é que talvez você possa ter alergia. Portanto, antes de fazer aplicações diretamente na pele ou no cabelo, o recomendado é fazer um teste antes. Faça uma pequena aplicação nas mãos. Caso não tenha nenhuma reação, como coceiras ou vermelhidão, pode seguir com o produto.
Benefícios e como usá-la
1- Hidrata a pele
A manteiga de karité, definitivamente, é ótima para a pele. Ela proporciona um grande aumento na produção de colágeno.
Para conseguir esse benefício, é só esfregar a manteiga de karité, massageando suavemente. Por fim, uma dica é acrescentar um pouco dela em seu hidratante corporal.
2- Trata eczemas
O tratamento acontece, basicamente, porque ela possui propriedades anti-bacterianas e anti-inflamatórias. Logo, evita o crescimento bacteriano e a inflamação em sua pele.
Para usá-la, é muito simples: antes de dormir, derreta uma colher de sopa da manteiga e faça uma misturinha dela com o óleo essencial de sua preferência. Por fim, depois de fria, é só aplicar na pele e dormir com ela.
Contudo, não se esqueça que, pela manhã, é preciso lavar o rosto normalmente. Repita o processo três vezes por semana.
3- Evita manchas e queimaduras
Ela possui gorduras vegetais que, sobretudo, melhoram a regeneração de células. Além disso, conta com o ácido cinâmico, que protege a pele do sol. Dessa forma, o indicado é usá-la durante a noite. Em caso de uso durante o dia, jamais se esqueça do protetor solar.
4- Evita olheiras e rugas
Com a ajuda seu alto poder de hidratação, ela melhora a elasticidade da pele e previne as linhas de expressão.
5- Previne estrias
Fazer o uso dela, todos os dias, nos locais mais fáceis de surgimento de estrias, como seios, barriga e nádegas, é de suma importância. Principalmente durante a gravidez.
6- Após a depilação
Ela é ótima para o pós-depilação, já que deixa a pele mais macia e suave. Inclusive, evita as indesejáveis bolinhas e coceiras.
7- Hidrata o cabelo
Ela contém ácidos graxos que são famosos por devolverem a quantidade de óleo ideal para os fios, trazendo, assim, maciez e hidratação ao cabelo. Portanto, é muito indicada para cabelo ressecado e quebradiço.
8- Ajuda no tratamento de caspa
Isso porque ela remove as células mortas e, sobretudo, suaviza o couro cabeludo. Além disso, a manteiga de karité ainda ajuda no crescimento dos fios. Isso tanto de cabelos naturais, quanto dos quimicamente tratados.
9- Serve para fazer umectação
A umectação capilar é o nome dado ao tratamento à base de óleo vegetal. Contudo, a manteiga vetegal também funciona. Para isso, basta tirar o excesso de água com uma toalha e aplicar a manteiga de karité. Mas, preste atenção: nada de usá-la na raiz dos fios.
Posteriormente, é só colocar uma touca e deixar agir por 30 minutinhos. Por fim, você deve lavar o cabelo como de costume.
Gostou da matéria? então você também vai gostar dessa: Manteiga de cacau – Como é feita e 10 utilidades incríveis para o dia a dia
Imagens: Soft hair O bom da notícia A terceira idade Mobraz Pague menos M de mulher Correio Om the skin Naturalmente bonita
Fontes: Dermaclub Beleza e saúde Ecycle