Você sabia que grande parte dos produtos cosméticos antes de chegar nas suas mãos, são testados em animais? Alguns animais são mantidos em cativeiro, para garantir que nenhum cliente sofra reação alérgica ou qualquer coisa do tipo. Ao perceber a problemática disso, alguns empreendedores começaram a investir na maquiagem vegana.
Logo depois, devido a pressão dos consumidores e diante dos protestos dos ativistas, muitas outras marcas transformaram sua mercadoria, dedicando-se também à produção cruelty free e vegana . Isto é, produtos que não possuem nenhum ingrediente que seja derivado de animais, como mel, leite ou gordura bovina.
Além disso, nesse meio tempo, também se popularizou no mercado as maquiagens orgânicas e naturais. De forma que muitas pessoas acabam não entendendo que são fabricações diferentes e confundem o significado de cada uma delas. Tendo isso em vista, nós, do Área de Mulher, trouxemos em primeira mão o que cada uma delas representa.
Maquiagem Vegana
Essa alternativa é a que mais tem crescido dentro do mercado. Basicamente, a maquiagem vegana se dedica à produção completamente livre animais. Tanto nos ingredientes quanto nos testes em laboratório. Mas isso não impede que em sua composição tenha componentes químicos, como os tão temidos parabenos e petrolatos. Por isso, é tão importante checar a fórmula dos produtos, antes de compra-los.
Apesar do veganismo ser um estilo de vida, no qual objetiva-se respeitar todos os seres vivos, alguns dos produtos que se dizem veganos, continuam a fazer testes em animais. Por isso, é necessário ficar atento ao rótulo, se estiver escrito “Cruelty free” então quer dizer que, realmente, não foi utilizado nenhum bichinho durante os testes.
Para que você saiba exatamente o que está consumindo, listamos abaixo quais ingredientes não podem conter em uma maquiagem vegana.
- Albumina
- Cera de abelha
- Colágeno
- Gelatina
- Gordura animal
- Lanolina
- Leite
- Mel
- Tutano
Maquiagem Orgânica
Primeiramente, precisamos deixar claro que orgânico e vegano não são sinônimos. Muito menos orgânico. Mas isso, nós esclareceremos no tópico abaixo. Tendo isso em mente, podemos definir que para uma maquiagem ser considerada orgânica ela precisa que, no mínimo, 95% de sua matéria-prima seja orgânica. Ou seja, livre de químicos e agrotóxicos.
Porém, isso não significa que ele seja cruelty free ou que não contenha nenhum ingrediente derivado de animais. E vale lembrar também que, não é porque é orgânica que está tudo bem dormir com a make. Ela pode não ser tão agressiva quanto as outras, mas de qualquer forma, o melhor é remover tudo antes de ir para a cama.
Estes são os ingredientes que não podem conter numa maquiagem orgânica.
- Adubos sintéticos
- Agrotóxicos
- GMOs
Maquiagem natural
Afinal, o que faz um produto ser considerado natural? Assim como o anterior, é preciso que 95% de sua fórmula seja natural e os outros 5%, orgânicos. A maioria das marcas que são “naturais”, também são cruelty free. De qualquer forma, nem sempre é vegana, pois pode ser que contenham elementos derivados de animais, como cera de abelha ou gelatina. Em síntese, reforçamos como é importante sempre se atentar ao rótulo, pois tudo que você precisa saber, estará lá.
Por outro lado, não se engane! Um produto orgânico sempre é natural, mas um produto natural nem sempre é orgânico. De acordo com os especialistas, os ingredientes que não podem conter em uma maquiagem natural são:
- Amônia
- Conservantes sintéticos
- Corantes sintéticos
- Dietanolamidas
- Derivados do petróleo
- Derivados de propileno
- Fragrâncias sintéticas
- GMOs
- Silicone
Agora que está tudo muito bem esclarecido, nós preparamos uma lista com 10 marcas de maquiagem vegana. De forma que agora, você pode testar e encontrar qual funciona melhor para você.
10 marcas de maquiagem vegana
1- Feito brasil
No Brasil, foi a primeira marca a aderir ao veganismo Dedicada à produtos 100% veganos, orgânicos e cruelty free, fabricados de forma artesanal, a empresa também se dedica às causas ambientais.
Além disso, a Feito Brasil é liderada por mulheres e milita pela igualdade de gênero.
2- Quintal cosméticos
A marca surgiu literalmente no quintal da Feito Brasil. De forma que foi idealizada pelos herdeiros das donas da Feito. A empresa se aliou à tecnologia vegana e, assim, procura desenvolver alternativas inteligentes à pele.
A Quintal possui uma linha de cosméticos à base de argila vegetal bem poderosa. Além de estar lançando mais cosméticos com nanotecnologia. Da mesma forma, você pode encontrar no site da empresa a explicação bem detalhada.
3- Kat Von D Beauty
Criada pela tatuadora Kat Von D, a marca anunciou que dará um passo importantíssimo em sua história: a de se tornar 100% vegana. Porque, embora, a empresa já tenha nascido como cruelty free, alguns de seus produtos ainda continham carmine, um corante feito à base de asas de besouros, e cera de abelha entre outros ingredientes.
Apesar ainda não completamente vegana, Kat prometeu que está reformulando todos os seus produtos, para que em breve, o objetivo seja completo.
4- Lush
Ainda que a Lush seja uma marca completamente vegana, cerca de 83% de seu portfólio é sim feito apenas com fórmulas vegetais. Mas a empresa explica que os itens que não são veganos, possuem ingredientes como leite, mel, lanolina e ovos, que são benéficos para a pele.
Apesar disso, a marca é conhecida no mundo inteiro como uma das maiores marcas vegetarianas em atividade, além de ser cruelty free e com fábricas ecologicamente corretas.
5- Face It Natural
A marca carioca nasceu através de um relação empreendedora entre mãe e filha, Elza e Júlia Barroso, no qual decidiram inovar e criar uma marca nacional totalmente vegana. Assim, os produtos foram desenvolvidos em laboratórios especializados em make orgânica.
Inclusive, a Face It Natural também possui o certificado de marca vegana pelo PETA e selo Beauty Without Bunnies.
6- Elf Cosmétics
Desde 2017 o a Elf revolucionou todos os seus produtos e, dessa forma, se tornou vegana. Inclusive, todos os pincéis da marca, agora, possuem cerdas sintéticas. A decisão partiu de uma parceria da empresa com o PETA.
7- Bioart
A Bioart é uma das marcas nacionais mais ecologicamente corretas e sustentáveis. Primeiramente, foi uma das primeiras empresas nacionais a apostar no veganismo, e utilizar uma formula orgânica e fabricação cruelty free. Dessa forma, os produtos também não contam com glúten e nem fragrâncias sintéticas.
Além do mais a maquiagem trata da sua pele durante o uso, porque os produtos são feitos à base de argila. Inclusive, a marca já conta com bases, corretivos, batons, pós e outros itens para uma make completa.
8- Obsessive Compulsive Cosmetics
A queridinha dos profissionais e das blogueiras, a OCC apresenta, do mesmo modo, uma coleção incrível de maquiagens 100% veganas e cruelty free. Dessa forma, sendo, até mesmo, apoiada pelo próprio PETA.
9- Cativa Natureza
A marca curitibana além de vegana, também é orgânica e aromatizada. Sendo assim, combina perfeitamente, beleza e cuidado no mesmo potinho.
10- Organela
A organela garante que todos os produtos da linha é de maquiagem vegana, orgânica e, assim, com certificados Ecocert e vegano. Além do mais, a empresa também garante que todos os produtos são hipoalergênicos. Ou seja, ideal para quem tem pele sensível.
Gostou dessa matéria? Sendo assim, leia também sobre Pincéis de maquiagem – Os principais, utilidade e dicas na hora de usar.
Fontes: Glamour, Agatamarket, Pausaparafeminices, Bistroveg
Imagem de Destaque: haarskaperfolk