Dicas & Truques

Pincéis de maquiagem – Os principais, utilidade e dicas na hora de usar

Muitas mulheres não dão importância para tipos específicos de pincéis de maquiagem, mas comprar um de qualidade é ótimo investimento.

Atualizado em 06/02/2020
Por Emilly Krishna

Chegou a hora de se arrumar para sair e se maquiar. E agora? Como começar e quais pincéis de maquiagem devo usar primeiro? Se você já se sentiu perdida antes de começar sua maquiagem, essa matéria pode te ajudar a entender melhor como usar e quais pincéis de maquiagem usar.

Sobretudo, a boa notícia é que as nossas dicas serão fáceis, econômicas e simples. Ou seja, não será nada de maquiador profissional e nem sobre aqueles kits de maquiagem absurdos, de tão caros. E claro, teremos infintas possibilidades para você aprender.

Contudo, antes de lhe apresentar quais são os pincéis de maquiagem, vale destacar que comprá-los com certeza pode ser um investimento grande para você. Porém, se você comprar e não cuidar como realmente deve, aí será dinheiro jogado fora. Portanto, procure sempre limpar e fazer a manutenção dos seus pincéis de maquiagem.

Enfim, agora vem conferir quais são esses pincéis de maquiagem tão necessários.

Kit básico de pincéis de maquiagem

1- Pincel de pó solto ou compacto

Pincéis de maquiagem- Quais são os principais e para que servem?
Fonte: Truques de maquiagem

Sobretudo, esses são aqueles pincéis mais gordos e macios. Aliás, são aqueles que parecem um pom-pom. Além do mais, são os pincéis mais populares e também fundamentais para a maquiagem. Principalmente para a pele e para a região dos olhos.

Basicamente, esse pincel pode ser usado para tanto para passar blush. Porém, não é tão recomendado, já que o pincel do blush deve ser mais largo e maior. E também para passar pó, seja o pó solto ou o compacto. Aliás, ele é indicado para o pó pois, eles ajudam a dar um acabamento perfeito na sua pele.

2- Pincel de contorno com ângulo

Pincéis de maquiagem- Quais são os principais e para que servem?
Fonte: Truques de maquiagem

Primeiramente, após inventarem estratégias para contornar e afinar o rosto, os pincéis de maquiagem tiveram que ser remanejados. Por isso, acabaram criando infinitas opções de pinceis para contorno, de diferentes formas e jeitos. Contudo, nós indicamos mais esse pincel angulado, justamente por ele ser bem versátil.

De modo geral, esse pincel é mais bem indicado justamente por conta da sua ponta, a qual é ergonômica e consegue atingir vários cantinhos do rosto. Aliás, ele pode ser também o ideal para fazer desenhos mais precisos no rosto e de maneira esfumada.

Sobretudo, como já falamos ele pode ser bem versátil. Tanto é que ele também pode ser usado para aplicar pó solto ou compacto, blush, pó bronzeador, contorno de rosto, iluminador e até mesmo base líquida. Ou seja, quase todos os produtos de maquiagem, não é mesmo?

3- Pincel para base

Pincéis de maquiagem- Quais são os principais e para que servem?
Fonte: Truques de maquiagem

Primeiramente, aqui nós iremos falar sobre dois tipos de pinceis de maquiagem. Basicamente, iremos falar do modelo mais tradicional, o pincel língua de gato. E também das versões mais atuais, que são os flats, os pincéis com formatos mais fofos.

Sobretudo, o pincel tradicional é com formato de gota. Além do mais, é composto por fibras densas, estreitas e sintéticas. Por conta dessas características ele pode ser o mais indicado para aplicar produtos cremosos e mais densos. Como por exemplo, iluminadores em creme e corretivos.

Pincéis de maquiagem- Quais são os principais e para que servem?
Fonte: Truques de maquiagem

Contudo, por ele ser menos maleável e por não conseguir passar todos os tipos de produtos, ele começou a ser menos usado. Por isso, surgiu o pincel flats. Mas, mesmo assim ele ainda é muito utilizado para corrigir boca borrada de batom escuro e para aplicar produtos cremosos.

Pincéis de maquiagem para a área dos olhos e da boca

1- Pincel de esfumar sombra

Pincéis de maquiagem- Quais são os principais e para que servem?
Fonte: Truques de maquiagem

Primeiramente, se você faz maquiagem e sabe passar sombra, esse com certeza você precisa ter. Inclusive, tem de diversos tamanhos e com diversas pontas. Sobretudo, esses pincéis de maquiagem são responsáveis por dar um acabamento bonito e deixar a make com um efeito esfumado nos olhos.

Além do mais, servem para aplicar:

  • Corretivo líquido ou em pó na área das olheiras;
  • Fazer contorno no nariz;
  • Criar côncavos esfumados;
  • Aplicar iluminador em pontos menores do rosto. Como por exemplo, no topo dos lábios e embaixo das sobrancelhas.

2- Pincel de aplicar sombra

Pincéis de maquiagem- Quais são os principais e para que servem?
Fonte: Truques de maquiagem

Já falamos do pincel fundamental para esfumar a sua sombra e deixar a make com um ar de profissional. Agora vamos falar do pincel de aplicar a sombra. Ou seja, o pincel fundamental para a sua make. Sobretudo, esse tipo de pincel é mais estreito e mais achatado.

Basicamente, ele serve para fazer aplicações mais pontuais da sombra. Inclusive, ele pode ser bem fácil de se usar, até porque você pode ter maior controle sobre onde passar aquela determinada cor. Além do mais, ele é o mais indicado para esfumar embaixo dos olhos.

Você pode usar esse pincel para escurecer os cantos externos dos olhos e dar mais dimensão ao look. Agora caso queira aplicar aqueles pigmentos mais soltos e para iluminar abaixo das sobrancelhas, nós indicamos que você use o pincel com as cerdas molhadas.

Além do mais, você pode usar esse pincel para aplicar primer de sombra nas pálpebras antes mesmo de entrar com as sombras.

3- Pincel chanfrado

Pincéis de maquiagem- Quais são os principais e para que servem?
Fonte: Truques de maquiagem

Primeiramente, esse tipo de pincel é aquele com ponta fina, mais chanfrado. Ele pode ter cerdas sintéticas ou naturais. Sobretudo, esse pincel é fundamental para dar efeitos gráficos ou de correção na área dos olhos.

Além do mais, com ele você pode:

  • Aplicar sombra nas sobrancelhas, caso queira corrigir o formato;
  • Fazer aquele delineado de gatinho;
  • Aplicar sombra embaixo dos olhos para dar um efeito marcado;
  • Aplicar lápis esfumado rente aos cílios;
  • Desenhar o topo dos lábios de um jeito mais “anguloso” com batom;
  • Corrigir o contorno da boca escura usando pouco corretivo.

4- Pincel para lábios

Pincéis de maquiagem- Quais são os principais e para que servem?
Fonte: Truques de maquiagem

Sobretudo, esses pincéis de maquiagem normalmente são aqueles com cerdas sintéticas, com pontas médias ou pequenas. Assim sendo, esse pincel é mais usado por aquelas mulheres que querem aplicar o batom sem errar. Além do mais, ele pode ser usado também para substituir o pincel do corretivo ou para aplicar produtos cremosos.

Contudo, ele é mais usado para aplicar gloss, batom e pigmentos por cima do batom, que são aqueles que dão mais dimensão e iluminação na boca.

+ Dicas sobre pincéis de maquiagem

Enfim, o que achou da nossa matéria? Aprendeu tudo sobre os principais pinceis de maquiagem?

Agora vem conferir mais uma matéria do Área de Mulher: Esponja de maquiagem, 7 tipos de esponjinhas e como usá-los

Fonte: Truques de maquiagem

Imagem de destaque: Vix

Próxima página »

Escolhidas para você