Beleza

O que é visagismo? Importância da técnica que une beleza e personalidade

Já ouviu falar em "visagismo"? Saiba mais sobre as técnicas que unem beleza, personalidade e harmonia dos traços.

Você sabe o que é o visagismo? Esse conjunto de técnicas tem ganhado cada vez mais espaço no mundo da beleza, que tem crescido cada dia mais. Se você já trabalha ou sonha em trabalhar com beleza, conhecer as técnicas do visagismo pode ser um diferencial.

Esse é um conjunto de técnicas utilizado especialmente para valorizar a beleza. Para isso, é feito um estudo de características físicas e psicológicas daquela pessoa. Interessante, né?

É possível alterar através da técnica o corte e a cor do cabelo, o design das sobrancelhas, os cosméticos e maquiagem a serem utilizados, dentre outros. Entretanto, esse é um trabalho que não pode ser feito por qualquer pessoa.

As técnicas são aplicadas por profissionais especializados na área, que receberam instruções de como atuar em cada caso. Esse profissional se chama visagista.

O que é visagismo? Entenda a técnica que une beleza e personalidade

Origem do visagismo

O conceito foi elaborado por um artista plástico paulista que já é reconhecido no mundo todo, chamado Philip Hallawell. O artista estuda há 40 anos sobre como o cérebro humano compreende as imagens. Por isso, a ideia revelar o melhor da identidade de cada pessoa através da harmonia e estética. O visagismo não é somente sobre beleza exterior, mas sobre traduzir o estilo e a personalidade de cada indivíduo.

Ou seja, o intuito do visagismo da face é refletir o lado interior de cada um. Para isso, a técnica compreende os principais formatos de rosto da maioria dos seres humanos e propõe cortes e coloração de cabelo, estilos de maquiagem, design de sobrancelhas, dentre outros.

Entretanto, apesar de ter surgido no Brasil somente por volta de 2002 e estar se popularizando há poucos anos, o termo “visagismo” já existe desde 1937. A palavra é uma tradução de “visagisme” que vem do francês visage, que significa “rosto”. Hallawell foi o responsável por unir o que já existia sobre visagismo e estruturar o conceito como ele é conhecido hoje. O artista chegou inclusive a publicar algumas obras sobre o assunto, que hoje são o embasamento teórico da técnica.

Importância do visagismo

A nossa beleza costuma estar atrelada diretamente ao quanto nos sentimos bem e autoconfiantes com nós mesmas. Afinal, é através da segurança que somos capazes de nos comportar e nos expressarmos da melhor forma.

Por isso, a técnica parte do princípio de que a beleza se manifesta através da integração entre o como você se sente sobre si mesma e como você se vê. Além disso, busca aplicar aquilo que combina mais com cada pessoa para melhorar a harmonia dos traços.

Afinal, nem tudo fica bem em todas as pessoas, não é? Muitas vezes, um corte que cai muito bem em uma pessoa simplesmente não combina com a outra. A prova disso é que os padrões não se encaixam para todos. Além disso, é importante que a nossa imagem transmita aquilo que somos por dentro, nossa personalidade, nossos gostos etc.

Como funciona na prática?

Ao procurar um visagista, ele fará uma análise minuciosa sobre sua personalidade e aquilo que você deseja transmitir para as pessoas. Ao mesmo tempo, é claro, fará uma avaliação cuidadosa da sua aparência física e dos principais traços.

Depois, a partir da soma desses elementos, é possível colocar o visagismo em prática. Então, é possível estabelecer as melhores técnicas para cada um a partir do estilo e dos gostos. Depois, isso é somado com aquilo que trará maior harmonia. Ou seja, o visagismo sempre leva em conta a soma do seu interior com o seu exterior em busca dos melhores resultados.

Na obra de Philip Hallawell, no que diz respeito à personalidade do indivíduo, ele sempre recomenda que sejam considerados os arquétipos de personalidade e temperamentos estabelecidos pelo psicanalista Carl Jung

Além disso, para os tipos de rosto, leva em conta os principais traços de cada um deles. São oito no total: redondo, oval, retangular, quadrado, triangular, triangular invertido, losangular e hexagonal de base reta.

O que é visagismo? Entenda a técnica que une beleza e personalidade

Formas mais aplicadas da técnica

Visagismo nas sobrancelhas

As sobrancelhas são essenciais para a nossa expressão facial. Por isso, é muito importante que estejam de acordo com nossa personalidade e com aquilo que queremos transmitir. 

Por exemplo, sobrancelhas mais retas expressam força e determinação, enquanto sobrancelhas mais curvas transmitem mais sensibilidade. Já as sobrancelhas mais arqueadas trazem mais alegria e dinamismo ao rosto. Quando bem adaptadas ao formato do rosto e da personalidade, as sobrancelhas realçam o olhar e refletem a personalidade de cada mulher.

O que é visagismo? Entenda a técnica que une beleza e personalidade

Visagismo na maquiagem

Apesar da maquiagem permitir gostos muito diferentes e individuais, também há técnicas de visagismo nesse âmbito. Geralmente se usa a técnica para definir a melhor paleta de cor, os melhores contornos de rosto, dentre outros. Isso é feito sempre de acordo com os traços de cada pessoa, os melhores contornos e cores, de acordo com os traços e tom de pele. 

O que é visagismo? Entenda a técnica que une beleza e personalidade

Visagismo nos cabelos

Além do rosto, os cabelos, que dão molde a nossa face, também podem ser modificados através de técnicas visagistas. Acontece que cada coloração, corte e textura de cabelo também pode expressar diferentes características.

Cabelos mais escuros, por exemplo, expressam mais naturalidade e força, enquanto cabelos mais claros transmitem suavidade e espontaneidade. Já os cabelos em tons mais abertos e até coloridos podem transmitir mais intensidade e personalidade. O corte também influencia muito. Cortes mais curtos são vistos como mais modernos e criativos enquanto os mais longos são mais serenos e tradicionais.

Ou seja, também há muito o que ser explorado por cabeleireiros. Afinal, essa é uma forma única de a personalidade e os gostos da cliente com aquilo que melhor se adapta às suas características físicas. 

O que é visagismo? Entenda a técnica que une beleza e personalidade

Como se especializar

Se você quer se tornar visagista, você pode buscar uma instituição de ensino que leciona o curso na área de Estética e Cosmética. Você também pode realizar algum curso especializado na área. 

Algumas faculdades já oferecem a graduação na área de Estética e contemplam o visagismo de uma maneira mais completa juntamente a outras técnicas da estética. Também existem alguns cursos de curta duração para quem quer apenas ter uma noção mais geral das técnicas para se inserir no mercado da beleza.

Gostou? Tem vontade de trabalhar na indústria da beleza ou gosta de conhecer diferentes técnicas para ficar mais bonita? Então, talvez você também goste dessa matéria aqui.

Próxima página »

Escolhidas para você

Comentários

0 0 votos
Dê a sua opinião

guest
0 Comentários
Feedbacks
Ver todos os comentários

Escolhidas para você