Qual é a ordem de aplicação dos produtos de skincare?

Com tantos produtos no mercado, é comum se confundir sobre qual a ordem dos produtos de skincare. Mas isso não será mais um problema.

Hoje em dia todo mundo faz skincare. Então, mesmo que não seja aquela rotina elaborada com várias etapas, ao menos um cuidado com a pele do rosto você deve ter. E a tendência é que isso se torne cada vez mais presente na vida das pessoas, já que o cuidado com a pele faz toda a diferença. Contudo, com uma infinidade de produtos que prometem milagres, é fácil se confundir sobre a ordem certa do skincare não é mesmo?

Além disso, existem diferenças entre a rotina de cuidados com a pele para o dia e para a noite. Mas calma, não é nada muito complexo, é apenas que alguns cuidados são essenciais para o dia e outros para a noite, principalmente os tratamentos.

Mas é importante saber a ordem certa dos produtos, até porque o uso errado pode ao invés de melhorar a pele, ter um efeito contrário, ou então, o produto perder o efeito. E ninguém quer isso. Por isso, a seguir vamos aprender a ordem do skincare para você não errar nunca mais.

Qual é a ordem de aplicação dos produtos de skincare?

Antes, a rotina de skincare era baseada principalmente em três pilares únicos: limpar, tonificar e hidratar. Mas isso evoluiu e hoje em dia existem diversos produtos e etapas que devem estar presente na sua rotina de cuidados diários com a pele. Em todo caso, com muitos produtos ou com os essenciais, é fundamental saber que está usando na ordem certa.

De manhã

Para a rotina de skincare para o dia, temos uma boa dica para saber a ordem dos produtos. Lembre-se sempre que os produtos a base de água sempre vem primeiro, seguidos por produtos mais espessos e a base de óleo e termina sempre com o protetor solar. 

1. Limpeza

Essa é a primeira etapa em qualquer rotina de skincare. Sempre comece lavando o rosto pela manhã com um sabonete, espuma de limpeza ou gel adequado ao seu tipo de pele. A limpeza é a parte mais básica e importante do skincare, afinal, ela irá remover a sujeira, suor, e poluição da camada superficial da pele, além de preparar a pele para receber os demais tratamentos.

2. Tônico facial

O tônico facial não é indicado para todos os tipos de pele, por exemplo, a pele seca não deve incluir essa etapa. No entanto, se sua pele não tem problemas com o seu uso, o tônico deve ser aplicado logo após a limpeza da pele. Até porque somente o sabonete não irá eliminar todas as impurezas da pele, e o tônico serve para complementar a limpeza mais profunda da pele.

Além do tônico, você pode usar também soluções micelar e até esfoliantes, que no caso não devem ser usados diariamente. No caso do esfoliante, a recomendação é usar apenas duas vezes por semana. 

3. Sérum facial/loção/máscara

Então, com a pele completamente limpa, o skincare segue para a etapa de tratar a pele e melhorar sua aparência. Então, essa etapa deve ser direcionada para cada pele, então, o seu dermatologista irá te indicar o que é mais adequado ao seu tipo de pele. Nesse caso pode ser um sérum com vitamina C por exemplo, que oferece proteção extra durante o dia, ou uma loção ideal para o problema de pele da pessoa, e até máscara facial. 

A dica é usar os produtos mais líquidos primeiros e finalizar com os mais espessos e consistentes, sempre. 

4. Hidratação

A hidratação, assim como a limpeza é parte indispensável de qualquer rotina de skincare. Independentemente do tipo de pele, todas precisam de hidratação. Então nada de pular essa etapa.

Sendo assim, o ideal é conhecer bem o seu tipo de pele para então escolher o hidratante adequado. Por exemplo, hidrantes mais espessos e consistentes são indicados para peles secas, enquanto os com óleos minerais e mais leves, em gel, são recomendados para quem tem pele oleosa e com tendência à acne.

Além disso, se você usar mais de um tipo de hidrante e um deles tiver óleo, aplique o com óleo sempre por último.

5. Protetor solar

O último passo da rotina de skincare fundamental, que não pode faltar de jeito nenhum é o protetor solar. Seja qual for o tipo e cor da sua pele, o protetor é obrigatório todos os dias, e não apenas nos dias ensolarados. E até mesmo quando não for sair, você deve aplicar o produto. Além de proteger a pele contra os raios solares, ela também preveni o câncer de pele, o envelhecimento precoce e o aparecimento de manchas. Procure o que for mais indicado para o seu tipo de pele.

6. Maquiagem

A maquiagem não é bem uma etapa de skincare, mas ela vem depois de passar por todo passo a passo de cuidado com a pele. Além disso, a make também é totalmente opcional, tem gente que nem usa todos os dias. Mas se você usa, o ideal é aplicar só depois de aplicar todos os produtinhos. Aliás, hoje em dia muitas pessoas aderiram ao protetor solar com cor e deixando a base e corretivo de lado. Não é uma má ideia e a pele agradece.

À noite

A rotina de skincare para à noite repete algumas etapas, mas tem suas diferenças, por exemplo, a noite não se usa protetor solar. Além disso, tem um viés mais de tratamento, onde os produtos agem durante a noite. Confira a ordem do skincare noturno.

1. Limpeza

A limpeza deve ser feita duas vezes ao dia, pela manhã e antes de dormir. A  limpeza a noite é ainda mais importante, já que ela remove a maquiagem, toda a gordura e sujeira do dia. Comece removendo a make e só depois lave o rosto com o sabonete de sua preferência.

2. Máscara facial (etapa opcional)

Quem tem o hábito de fazer skincare todo dia, já deve ter se perguntando em que momento se deve usar a máscara facial. A resposta é: depois da limpeza e antes das etapas de hidratação. Além disso, o ideal é usar duas vezes por semana, preferencialmente a noite, quando as pessoas geralmente tem mais tempo de se dedicar ao skincare. Após o uso da máscara, pode dar continuidade as outras etapas de cuidados.

3. Tônico

Para quem não tem problemas com o uso do tônico e gosta de usar diariamente, você também pode incluí-lo no skincare noturno.

4. Retinol

No skincare noturno é bom usar um produto com vitamina A, como é o caso do retinol, que ajuda a melhorar a produção de colágeno na pele, e também atua uniformizando o tom. Contudo, por ser um produto muito potente, no dia que usar o retino, evite usar outros produtos que tenham ácidos em sua fórmula para evitar reações.

5. Sérum facial

O sérum facial de tratamento também deve ser aplicado à noite. Primeiramente aplique o sérum de tratamento e depois o sérum hidratante se for o caso.

6. Hidratante

E por último, é hora de aplicar o hidratante facial ou creme noturno indicado para o seu tipo de pele. Aliás, para quem tem pele muito seca, você pode aplicar o hidratante e uma camada de óleo por cima para ajudar a manter a umidade da pele e acordar com uma pele de pêssego.

LEIA MAIS: 

K-beauty: aprenda o passo a passo do skincare coreano

Slugging: conheça a técnica de skincare que está bombando

BB glow: o que é, riscos, benefícios, como funciona

Saúde da pele: hábitos essenciais para ter uma pele saudável

Skincare barato: 10 ótimos produtos de até R$ 50

6 dicas de skincare para pele com vitiligo

Fontes: Steal The Look Simple Organic DermaClub Marie Claire 


Outras postagens

0 0 votos
Dê a sua opinião

guest
0 Comentários
Feedbacks
Ver todos os comentários