Certamente, pele flácida atinge mais mulheres do que homens. A flacidez, contudo, é um problema comum e se trata de um processo natural do corpo humano.
Com o avanço da idade, portanto, é comum que o corpo vá mudando e comece a produzir uma quantidade menor de colágeno. Que, basicamente, é o responsável por manter o órgão firme.
Sobretudo, o problema é mais comum nos braços, no pescoço, ao redor dos lábios, nas pernas e também nas pálpebras.
Mas, a idade não é a única vilã do corpo durinho. Além disso, gravidez ou perda rápida de muito peso também são grandes fatores para a pele flácida.
Principais causas da pele flácida
Por incrível que pareça, existem ainda mais fatores que podem acabar com o tônus da pele. Mesmo que já tenhamos citado alguns deles, a verdade é que a pele flácida ainda pode ser causada por:
1- Má alimentação;
2- Sedentarismo;
3- Fatores genéticos;
4- Exposição excessiva ao sol;
5- Excesso do consumo de cigarro;
6- Falta de água;
7- Pele não hidratada;
8- Gravidez;
9- Ganho ou perda rápida de peso.
Diferentes tipos
Talvez você não saiba, mas existem dois tipos de pele flácida. Primeiramente temos a pele flácida muscular, inclusive a mais difícil de ser tratada. Em suma, ela é causada pela falta de exercícios do músculo. Consequentemente, tanto musculatura quanto pele se tornam fracos e pouco resistentes.
Em segundo lugar, temos a flacidez dérmica. A mais comum dos tipos, aliás, e é ocasionada pela desorganização de fibras. Como não envolve a parte muscular tem o tratamento mais fácil e até mais rápido.
Como evitar a pele flácida?
A flacidez pode ser evitada com alguns cuidados básicos importantes e que influenciam diretamente no resultado final da sua pele.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, a saúde e aparência da pele estão diretamente relacionadas aos hábitos alimentares e ao estilo de vida de cada um. Com base nisso, manter uma alimentação saudável e praticar atividades físicas ajudam muito, inclusive na prevenção de estrias.
Juntamente com isso, manter sempre a pele hidratada e inserir o filtro solar no dia a dia também auxiliam, bem como massagear vez ou outra os músculos.
Por fim, você pode iniciar um tratamento de prevenção com seu dermatologista. Provavelmente ele prescreverá dermocosméticos para manter a sua pele saudável e sem flacidez.
Melhores tratamentos
1- Consumir proteínas
A proteína é fundamental para a reconstrução e até mesmo manutenção dos músculos, portanto uma ótima aliada. Elas são encontradas em grãos, ovos, leite e carne vermelha.
2- Consumir colágeno
Já que a falta de colágeno é o principal fator da pele flácida, nada melhor que repor sua escassez. Então alimentos com fontes de colágenos não podem faltar na alimentação. Exemplos: gelatina, suplementos de colágeno e proteínas de origem animal.
3- Beber muita água
Manter esse hábito é essencial não somente por conta da flacidez, mas porque ajuda o corpo a funcionar melhor. Além disso, previne problemas de saúde.
4- Tratamentos estéticos
Primeiramente é preciso dizer que essa solução é voltada para casos mais graves que não podem ser tratados de outras maneiras. Os mais indicados são: radiofrequência, corrente russa, criolift, mesolifting, microcorrentes, corrente galvânica e, por fim, a carboxiterapia.
5- Exercícios físicos
Já esse é indicado nos casos de flacidez dérmica. As atividades físicas, em síntese, ajudam a tornar os músculos mais firmes, fortalecem as fibras e sustentam a pele.
6- Use cosméticos
Por fim, como dito anteriormente você pode fazer um tratamento através de cosméticos, isso obviamente com ajuda médica. Portanto nada de usar cosméticos por conta própria, pois é provável que não tenha o resultado esperado.
Gostou da matéria? então leia também: Pele sensível, o que isso significa? Causas, sintomas e como tratá-la
Fontes: Terra Loja adcos
Imagens: Abril Vinotage Persona Boa forma Review box Uol Diário do Nordeste Bruno Vargas Server fox Folha Vitória