Beleza

Pele negra – Principais características e cuidados

Diferentes tipos de pele necessitam de diferentes tipos de cuidados. Por isso, trouxemos para você dicas sobre como cuidar da pele negra.

Por Heloisa Sousa

-

A pele negra possui uma quantidade de melanina maior do que os outros tipos de pele. Por essa substância agir como um protetor natural contra a radiação solar, é comum que as pessoas acreditem que a pele negra precisa de menos cuidados, mas esse é um grande engano. Isso porque cada tipo de pele possui suas particularidades e necessita de cuidados específicos.

Apesar de possui uma maior proteção contra os raios solares, a pele negra possui também uma maior secreção de glândulas sudoríparas, que aumentam a oleosidade. Por isso, problemas com surgimento de acne e foliculite podem ser mais frequentes. Além disso, sua hiperpigmentação por conta da melanina pode gerar também manchas e melasma.

Mas outra vantagem que pessoas com a pele negra possuem é a maior quantidade de colágeno. Essa substância é responsável por manter a elasticidade e sustentação da pele. Por esse motivo, esse tipo de pele consegue resistir mais às marcas de envelhecimento, como rugas e linhas de expressão.

Cuidados com a pele negra

Pele negra - saiba quais são suas características e principais cuidados
Fonte: Claudia

Agora que sabemos algumas das principais características e especificidades da pele negra, é importante conhecer as melhores formas de cuidado. Por isso, acompanhe a seguir ótimas dicas para deixar sua pele sempre bonita e saudável.

Rotina de limpeza

Todos os tipos de pele precisam ter uma rotina de cuidados que inclua limpeza diária. Peles oleosas, como costuma ser o caso da maioria das peles negras, necessitam de produtos específicos para não aumentar ainda mais a oleosidade e gerar problemas como acne e foliculite. Por isso, utilize sabonete com ativos adstringentes, que ajudarão a remover a oleosidade da pele sem ressecá-la.

Lembre-se de fazer a limpeza da pele pelo menos duas vezes por dia, pois isso é muito importante para evitar que se formem cravos, espinhas e também o entupimento dos poros.

Hidratação

Fonte: Creamy

A hidratação é fundamental para manter uma pele bonita e saudável. Por isso, não abra mão de sempre beber pelo menos dois litros de água por dia e de utilizar um bom hidratante. No entanto, não use qualquer tipo de hidratante, pois isso pode aumentar ainda mais a oleosidade da sua pele. Busque aqueles hidratantes com uma textura mais leve e livres de óleo, com ativos que auxiliam no tratamento antioleosidade.

Pele negra também precisa de protetor solar

Não caia no mito de que a pele negra não necessita de proteção contra os raios solares. Apesar da maior concentração de melanina, peles mais escuras também estão sujeitas aos malefícios causados pela radiação solar e também pela luz dos de dispositivos como celulares e computadores. Por isso, utilize sempre um protetor solar, mesmo em casa ou nos dias nublados.

Além de proteger a pele contra os efeitos dos raios solares, como câncer de pele, os protetores com FPS protegerão a pele contra o envelhecimento precoce e a formação de manchas.

Invista na esfoliação

Fonte: Purebreak

Como citamos anteriormente, a foliculite é um problema que pode atingir a pele negra com mais facilidade. Por isso, um dos cuidados que ajuda a evitar esse mal é a esfoliação. Desse modo, procure produtos esfoliantes para sua rotina de skincare e também para utilizar após a depilação, pois a esfoliação contribui para a remoção de pelos encravados.

Então, procure fazer a esfoliação de regiões como virilha, axilas e pernas de duas a três vezes por semana. Você pode encontrar também produtos específicos para cada área do corpo que irá melhorar os resultados.

Vitamina C é aliada da pele negra

Produtos com vitamina C na composição são excelentes para a redução de manchas na pele. Existem atualmente hidratantes e dermocosméticos que possuem vitamina C e que você pode adicionar à sua rotina de cuidados. Dessa forma, você poderá desfrutar dos benefícios antioxidantes da substância, que além de clarear as manchas também irá ajudar a preveni-las e também atuarão agindo contra radicais livres que podem ser muito prejudiciais para o colágeno da pele.

Visite um dermatologista

Pele negra - saiba quais são suas características e principais cuidados
Fonte: Adélia Mendonça

Uma dica que não pode faltar quando falamos de pele é essa: procure um dermatologista. Isso porque ter um especialista que acompanhe de perto as particularidades da sua pele é muito importante para evitar equívocos. Dessa forma, para manter a beleza da sua pele, procure um especialista que irá acompanhar de perto problemas como manchas e melasma, te receitando o melhor tratamento.

Gostou das dicas? Então conheça alguns produtos ótimos para a pele na loja Pele de Pêssego.

Fontes: Garnier Derma Club Adcos Derma Club

Imagens: Todos Negros do Mundo Claudia Creamy Purebreak Adélia Mendonça

Próxima página »

Escolhidas para você