Provavelmente você já viu em algum filme ou ouvir falar da técnica de colocar rodelas de pepino nos olhos. Mas por que isso é tão popular? Em suma, a verdade é que o pepino é bom para o cuidado da pele no geral, e claro que na região dos olhos não é diferente. Ele ajuda a diminuir o inchaço e as olheiras.
Uma prática antiga e considerada clichê, as rodelas de pepino nos olhos são boas para ajudar a desinchar essa região delicada e a diminuir olheiras. Isso acontece porque o vegetal contém muita água e várias vitaminas que beneficiam a pele.
Por que usar pepino nos olhos?
Duas rodelas de pepino podem ser muito boas para quem sofre com olheiras e inchaços na região dos olhos. Resumindo, isso é possível graças às propriedades hidratantes e antioxidantes desse vegetal, que beneficiam as células.
Cerca de 90% de um pepino é composto por água. Resumidamente, quando colocado gelado sobre a pele, essa água do pepino é a responsável pela hidratação natural e a diminuição dos vasos sanguíneos no local. A região dos olhos é muito vascularizada, cheia de veias, então, assim o inchaço vai reduzir.
Desse modo, nos outros 10% do pepino estão os antioxidantes como os flavonóides, a vitamina A, C, E e K, o ácido fólico e o ácido caféico. Assim, todo esse complexo de nutrientes é o que promove o processo anti-inflamatório, clareador, regenerador e calmante. O pepino nos olhos traz esses benefícios.
Outro componente desse vegetal é o silício. No geral, ele fortalece os tecidos que formam os músculos, cartilagens, ligamentos e tendões, além de ajudar a manter a pele firme. O potássio, também na composição, garante a elasticidade da pele. Em suma, eles ajudam os vasos sanguíneos da região dos olhos a não dilatarem tanto, diminuindo o inchaço.
Como surgem o inchaço e as olheiras
Como o assunto o uso do pepino nos olhos, você sabe como surge o inchaço e as olheiras nos olhos? Resumidamente, existem várias causas para esse processo do corpo, pois a pele dessa região é delicada, sensível e fina que as outras.
Inchaço
Antes de colocar o pepino nos olhos, quando a questão é o inchaço, que causa uma bolsinha na região embaixo dos olhos, existem muitas causas que provocam esse fato. A primeira a ser considerada é o acúmulo de líquidos causado pelo erro na dieta da pessoa.
Consumir sal, álcool, comidas industrializadas e enlatadas em excesso é a primeira coisa a ser corrigida. Além disso, beber pouca água, não fazer exercícios físicos, sofrer com muito estresse e dormir pouco ou mal, também aumenta o inchaço na região dos olhos.
Ainda, o envelhecimento também provoca essa condição em nós. Com a idade, produzimos menos colágeno e reabsorvemos pouco desse componente, além do cálcio. Assim, a pele e os ligamentos vão ficando mais frouxos com o passar nos anos.
Por último, também existem doenças que resultam nos inchaços da região dos olhos. Hipertireoidismo e hipotireoidismo, insuficiência renal, lúpus e diabetes são algumas delas. Além disso, nas mulheres, o ciclo menstrual e a menopausa podem afetar ainda mais, além de problemas circulatórios.
Olheiras
As olheiras possuem causas muito parecidas com as do inchaço. Relembrando, são: dormir mal, estresse, flacidez, questões hormonais, envelhecimento e má vascularização aumentam esse problema que é um pouco chato, sobretudo para quem se preocupa com a aparência.
Contudo, acrescentamos a elas a questão genética. Sim, podemos herdar as características de olheiras da família. Além disso, a hiperpigmentação (acúmulo de substâncias que mancham mais a pele), a anatomia dos seus olhos, muito tempo de exposição ao sol e alergias do sistema respiratório também podem provocar mais olheiras. Contudo, o pepino nos olhos pode ajudar a diminuir esse probleminha.
Cuidados com pepino nos olhos
Por fim, é importante ressaltar que se você não está feliz com os inchaços e as olheiras na região dos olhos, procure um médico dermatologista. A ajuda especializada identifica a situação de cada corpo e pessoa. Não espere milagre do pepino nos olhos.
Geralmente, o uso prolongado de produtos para a área dos olhos conseguem ser eficazes. Combinados com outros truques mais naturais, como uso o pepino nos olhos e compressas frias de chás, podem melhorar cada vez mais as olheiras e inchaços.
Somado a isso, também é necessário ter hábitos alimentares saudáveis, além do estilo de vida menos nocivo. Use o pepino nos olhos, mas pode come-lo também! Assim, maneire no sal e nos industrializados, beba muita água, tenha um bom sono e pratique exercícios físicos, além de usar filtro solar todos os dias.
Fontes: UOL, Rota da Saúde, Conquiste sua Vida
Imagens: Pexels, TriCurioso, Jornal de Brasília