Beleza

Pepino nos olhos, por que usar? Como acabar com inchaço nos olhos

Rodelas de pepino gelado nos olhos podem ajudar você a combater as olheiras e o inchaço numa das regiões mais vascularizadas do corpo.

Provavelmente você já viu em algum filme ou ouvir falar da técnica de colocar rodelas de pepino nos olhos. Mas por que isso é tão popular? Em suma, a verdade é que o pepino é bom para o cuidado da pele no geral, e claro que na região dos olhos não é diferente. Ele ajuda a diminuir o inchaço e as olheiras.

Uma prática antiga e considerada clichê, as rodelas de pepino nos olhos são boas para ajudar a desinchar essa região delicada e a diminuir olheiras. Isso acontece porque o vegetal contém muita água e várias vitaminas que beneficiam a pele.

Por que usar pepino nos olhos?

Duas rodelas de pepino podem ser muito boas para quem sofre com olheiras e inchaços na região dos olhos. Resumindo, isso é possível graças às propriedades hidratantes e antioxidantes desse vegetal, que beneficiam as células.

Cerca de 90% de um pepino é composto por água. Resumidamente, quando colocado gelado sobre a pele, essa água do pepino é a responsável pela hidratação natural e a diminuição dos vasos sanguíneos no local. A região dos olhos é muito vascularizada, cheia de veias, então, assim o inchaço vai reduzir.

Jornal de Brasília

Desse modo, nos outros 10% do pepino estão os antioxidantes como os flavonóides, a vitamina A, C, E e K, o ácido fólico e o ácido caféico. Assim, todo esse complexo de nutrientes é o que promove o processo anti-inflamatório, clareador, regenerador e calmante. O pepino nos olhos traz esses benefícios.

Outro componente desse vegetal é o silício. No geral, ele fortalece os tecidos que formam os músculos, cartilagens, ligamentos e tendões, além de ajudar a manter a pele firme. O potássio, também na composição, garante a elasticidade da pele. Em suma, eles ajudam os vasos sanguíneos da região dos olhos a não dilatarem tanto, diminuindo o inchaço.

Como surgem o inchaço e as olheiras

Como o assunto o uso do pepino nos olhos, você sabe como surge o inchaço e as olheiras nos olhos? Resumidamente, existem várias causas para esse processo do corpo, pois a pele dessa região é delicada, sensível e fina que as outras.

Inchaço

Antes de colocar o pepino nos olhos, quando a questão é o inchaço, que causa uma bolsinha na região embaixo dos olhos, existem muitas causas que provocam esse fato. A primeira a ser considerada é o acúmulo de líquidos causado pelo erro na dieta da pessoa.

Consumir sal, álcool, comidas industrializadas e enlatadas em excesso é a primeira coisa a ser corrigida. Além disso, beber pouca água, não fazer exercícios físicos, sofrer com muito estresse e dormir pouco ou mal, também aumenta o inchaço na região dos olhos.

Ainda, o envelhecimento também provoca essa condição em nós. Com a idade, produzimos menos colágeno e reabsorvemos pouco desse componente, além do cálcio. Assim, a pele e os ligamentos vão ficando mais frouxos com o passar nos anos.

Por último, também existem doenças que resultam nos inchaços da região dos olhos. Hipertireoidismo e hipotireoidismo, insuficiência renal, lúpus e diabetes são algumas delas. Além disso, nas mulheres, o ciclo menstrual e a menopausa podem afetar ainda mais, além de problemas circulatórios.

Olheiras

As olheiras possuem causas muito parecidas com as do inchaço. Relembrando, são: dormir mal, estresse, flacidez, questões hormonais, envelhecimento e má vascularização aumentam esse problema que é um pouco chato, sobretudo para quem se preocupa com a aparência.

Contudo, acrescentamos a elas a questão genética. Sim, podemos herdar as características de olheiras da família. Além disso, a hiperpigmentação (acúmulo de substâncias que mancham mais a pele), a anatomia dos seus olhos, muito tempo de exposição ao sol e alergias do sistema respiratório também podem provocar mais olheiras. Contudo, o pepino nos olhos pode ajudar a diminuir esse probleminha.

Cuidados com pepino nos olhos

Pepino nos olhos
Tricurioso

Por fim, é importante ressaltar que se você não está feliz com os inchaços e as olheiras na região dos olhos, procure um médico dermatologista. A ajuda especializada identifica a situação de cada corpo e pessoa. Não espere milagre do pepino nos olhos.

Geralmente, o uso prolongado de produtos para a área dos olhos conseguem ser eficazes. Combinados com outros truques mais naturais, como uso o pepino nos olhos e compressas frias de chás, podem melhorar cada vez mais as olheiras e inchaços.

Somado a isso, também é necessário ter hábitos alimentares saudáveis, além do estilo de vida menos nocivo. Use o pepino nos olhos, mas pode come-lo também! Assim, maneire no sal e nos industrializados, beba muita água, tenha um bom sono e pratique exercícios físicos, além de usar filtro solar todos os dias.

Fontes: UOL, Rota da Saúde, Conquiste sua Vida

Imagens: Pexels, TriCurioso, Jornal de Brasília

Próxima página »

Escolhidas para você

Comentários

0 0 votos
Dê a sua opinião

guest
0 Comentários
Feedbacks
Ver todos os comentários

Escolhidas para você