Piercing no nariz: tipos, cuidados, riscos e inspirações

Pensando em colocar piercing no nariz, mas está com medo? Tire todas as suas dúvidas sobre a perfuração, cicatrização e tipos de acessório.

Piercing no nariz: tipos, cuidados, riscos e inspirações

Quando se fala em piercings, o do nariz é um dos mais populares e preferidos das pessoas, principalmente as mulheres. Hoje em dia, o piercing no nariz é usado como uma expressão de personalidade e estilo.

Existe uma diversidade de modelos de piercing de nariz, bem como pontos específicos para se colocar a joia, que é admirada por muita gente. Contudo, apesar de ser uma acessório bastante popular, é importante ressaltar que a perfuração se trata de uma ferida na pele, e por isso envolve certos riscos.

O maior medo das pessoas ao pensar em colocar o piercing no nariz é se dói. Na verdade não muito, o maior  perigo é quanto infecções e inflamação durante o processo de cicatrização. Por isso é fundamental seguir todos os cuidados adequados após a perfuração, assim como no caso de tatuagem. 

A seguir você vai conhecer melhor os tipos de piercing no nariz e sanar as principais dúvidas sobre o assunto.

Dói para colocar piercing no nariz?

Primeiramente que cada pessoa possui uma sensibilidade diferente, ou seja, a dor de colocar um piercing varia de um para outro. Mas de modo geral, não dói colocar um piercing no nariz. A sensação é a de levar uma injeção na cartilagem do nariz.

Agora caso o piercing no nariz inflame, aí sim pode doer. Então, se isso acontecer você deve procurar um médico para ele indicar o melhor tratamento.

A inflamação causa vermelhidão, inchaço, dor e até mesmo pus, e normalmente a indicação médica é para usar anti-inflamatórios. E em casos mais graves, é indicado o uso de antibióticos e até mesmo a retirada do acessório.

Quais são os tipos de piercing no nariz?

Como você já deve ter notado por aí, existem vários tipos de piercing que são usados no nariz. A seguir, vamos conhecer os principais para você ter uma ideia do que melhor combina com você:

1. Piercing Nostril

O chamado piercing Nostril é um dos mais comuns a serem colocados no nariz. Esse tipo de joia é inserida na lateral do nariz, geralmente as joias mais comuns são as de argola ou de pedrinhas, bem delicadas. 

2. Piercing no septo

Piercing no nariz: tipos, cuidados, riscos e inspirações

Esse é outro tipo bastante popular. O piercing no septo é aquele que é colocada no meio das cavidades nasais. Além de super estiloso, ele tem uma vantagem bem interessante: é possível esconder quando quiser.

3. Bridge

O piercing Brigde é bastante interessante, e recebe esse nome devido a posição que é colocado lembrar uma ponta. Daí o nome, bridge, que é ponte traduzido para o português. Esse piercing é inserido na parte superior do nariz, ficando posicionando entre os olhos. 

4. Austin Bar

Piercing no nariz: tipos, cuidados, riscos e inspirações

Já o piercing de nariz do tipo Austin Bar não é tão comum como os demais. Esse acessório é colocado em uma perfuração na ponta do nariz.

5. Septril

Piercing no nariz: tipos, cuidados, riscos e inspirações

Esse piercing é um dos mais discretos para colocar no nariz, contudo, é um dos mais dolorosos de todos. Se trata de uma pequena bolinha que é colocada na ponta do nariz, na parte central inferior.

6. Piercing Rhino

Outro modelo de piercing de nariz um tanto quanto incomum. O Rhino é colocado na posição vertical na ponta do nariz, com duas bolinhas em cada ponta.

7. Terceiro olho

Piercing no nariz: tipos, cuidados, riscos e inspirações

O piercing Third eye, ou terceiro olho é colocado um pouco acima da linha da sobrancelha. A cargo de curiosidade, esse modelo recebe esse nome porque dá um visual de terceiro olho em quem usa essa joia nesse lugar.

8. Nasallang

Por fim, temos o Nasallang, um modelo bem parecido com o Austin Bar, porém que fica um pouco mais para cima no nariz. A perfuração para colocar esse piercing a agulha atravessa todo o nariz. Desse modo, perfura os dois lados e o septo.

Principais cuidados a serem tomados com piercing no nariz?

Assim como um brinco, o piercing necessita de cuidados especiais. Esses cuidados são para evitar inflamações, reações ou desconforto, como também para ter uma boa cicatrização. Os principais cuidados são:

1. Higienização

Fazer a higiene de forma adequada, com as mãos limpas e usando produtos próprios (antibacterianos) 3 vezes ao dia.

2. Primeiros dias pós perfuração

Uso de soro fisiológico e um antisséptico como o Povedine também são indicados para os primeiros dias pós-procedimento. Use uma gaze para aplicar esses produtos enquanto movimenta o piercing para garantir que vai limpar o acessório todo, e evitar que secreções grudem;

3. Nada de contato do piercing com outros produtos

Evite o contato do piercing com cosméticos como maquiagem, protetor solar e hidratantes logo nos primeiros dias;

4. Evite piscina nos primeiros dias

Evite entrar em banheiras, piscinas e saunas no primeiro mês depois da perfuração. Isso porque esses locais podem ter bactérias que vão prejudicar a boa cicatrização.

5. Evite exposição solar

Por último, evite pegar muito sol no primeiro mês, e ir à praia.

Qual é o lado certo de colocar piercing no nariz?

De modo geral, não há uma regra sobre o melhor lado ou lado certo para colocar piercing no nariz. A não ser se a motivação para colocar o acessório tenha cunho religioso. Tanto que tem gente que fura dos dois lados.

Mas de acordo com profissionais de bodypiercer, o conselho é escolher o lado que você não tem costume de dormir. Desse modo, você evita de prender no travesseiro durante o sono. Mas em todo caso, é você que escolhe o lado que quer colocar o piercing. 

Quanto tempo demora para o piercing no nariz cicatrizar?

Isso varia de pessoa para pessoa, mas de modo geral o tempo de cicatrização completa pode durar entre 30 a 60 dias, em alguns casos até mais que isso.

Lembrando que é normal ficar dolorido nos primeiros dias após a perfuração, já que o acessório está em fase inflamatória. Então, até finalizar o processo é fundamental não trocar a joia, além é claro de seguir todos os cuidados recomendados pelo profissional que colocou o piercing.

Quais são os riscos de colocar um piercing no nariz?

Todo tipo de perfuração apresenta riscos, até porque, você está causando uma ferida na sua pele. Sendo assim, é muito importante ficar atento a qualquer tipo de alteração na pele para que não tenha infecção no piercing durante o processo de cicatrização. 

Além disso, procure um profissional qualificado e de sua confiança para fazer a perfuração. Isso garante que a perfuração seja feita de forma correta, com esterilização adequada dos materiais e do local a ser perfurado. Desse modo, evita os riscos de contaminação e inflamação.

Usar piercing de argolinha ou de pedrinha no nariz?

Isso depende do seu gosto pessoal, não há uma regra especifica do que é melhor. Tanto o tipo de piercing quanto o local a ser colocado depende do que a pessoa quer. No entanto, existem algumas opções de furos que oferecem a opção de usar diferentes joias, sendo elas argolas ou pedrinha. 

O que fazer se o piercing no nariz inflamar?

Se o furo apresentar muita dor, ardência e vermelhidão na região é sinal de inflamação. Então, nesse caso você deve imediatamente falar com o profissional que fez o furo e pedir aconselhamento. Dependendo da gravidade da infecção é melhor procurar logo um médico para começar o tratamento, e em alguns casos pode ser necessário remover o acessório. 

História do piercing no nariz

O piercing no nariz parece ser algo muito moderno, mas a verdade é que esse acessório existe há mais de 4 mil anos. Diversas evidências históricas indicam que o piercing no nariz era usado a muito tempo, principalmente com finalidades religiosas.

Por exemplo, no hinduísmo, o piercing no nariz era usado como um símbolo de fertilidade, sendo colocado do lado esquerdo. Além disso, acreditava-se que o acessório tinha propriedades parecidas com as da acupuntura, e ajudava a mulher durante o parto.

Outro uso histórico do piercing no nariz era em cerimônias de casamento. Nesse caso, o acessório representava a pureza da mulher. Hoje em dia, o uso do acessório está mais ligado a estética, sendo opcional de cada um. 

Aliás, uma curiosidade interessante sobre o piercing no nariz, é que tem uma menção ao acessório na Bíblia, em Gênesis, 24:47:

“Depois lhe perguntei: De quem você é filha? “Ela me respondeu: ‘De Betuel, filho de Naor e Milca’. “Então coloquei o pendente em seu nariz e as pulseiras em seus braços”. O tal pendente seria na verdade o piercing que conhecemos hoje.

LEIA MAIS: 

Piercing no umbigo: tudo o que você precisa saber

Piercing na língua – Cicatrização, cuidados, tipos e inspirações

Orelha furada – Dicas de como cuidar da cicatrização + furo em bebês

Piercing na orelha – Pontos da orelha, dor, cuidados, tipos de joias, valores

Furar a orelha: saiba onde furar, como furar e os cuidados

Segundo furo na orelha – Principais cuidados + inspirações

Fontes: Dicas de Mulher Blog Oscar Hell Tattoo Alargadores Eu Total 

Outras postagens

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.