Se você nunca cortou a franja, com certeza essa ideia já passou pela sua cabeça inúmeras vezes. Como o rosto é o nosso “cartão de visitas”, sempre dá aquele medinho em fazer mudanças “drásticas”.
Uma coisa que a gente sempre precisa ter em mente quando está ponderando fazer alguma mudança nos cabelos é: cabelo cresce! Sabendo disso, talvez o seu medo seja um pouquinho menor.
No caso da franja, se você nunca cortou e está querendo, mas ainda não sabe por onde começar, a gente te ajuda. Aprenda também a Como harmonizar o formato das sobrancelhas com o formato do seu rosto
Confira esses modelos de franja para cada tipo de rosto.
1 – Rosto Trapezoidal
Esse rosto é quase quadrado, mas o comprimento é um pouco maior que a largura. A linha da mandíbula inferior é visualmente muito mais larga que as linhas da testa e das bochechas, por causa do queixo volumoso. A testa costuma ser baixa e estreita.
Com a moda das maçãs do rosto destacadas, uma forma bastante eficaz é a franja em camadas. Porque elas corrigem a largura do rosto e suavizam as maçãs. Se você tem esse tipo de rosto, lembre de concentrar o volume na parte superior.
Por isso são indicados penteados volumosos e franja longa e grossa, jogada para um único lado.
2 – Rosto Quadrado
Esse tipo de rosto tem o comprimento e a largura quase iguais. A franja repicada em múltiplas camadas é a mais indicada. Por ser volumosa e espessa, deixa o rosto mais suave e feminino, principalmente em cabelos ondulados.
3 – Rosto Retangular
É mais alongado. A testa é alta e levemente mais larga que a mandíbula inferior. Por ser anguloso, o ideal é usar uma franja leve e irregular. As franjas compridas em camadas também combinam muito bem com esse tipo de rosto.
4 – Rosto Redondo
É um formato caracterizado pela testa baixa, maçãs do rosto largas e mandíbula inferior um pouco pronunciada. Uma franja comprida e desigual vai ajudar a alongar o rosto. Se preferir, use uma franja longa em camadas.
5 – Rosto Triangular
Esse tipo de rosto apresenta as maçãs do rosto bonitas e largas, além de testa alta e queixo estreito. A franja correta vai valorizar a elegância dos traços, os deixando mais refinados. A franja curta e desfiada fica especialmente bonita.
Se preferir uma franja comprida, também é uma excelente escolha, porque ela encurta a linha da testa, deixando-a mais proporcional à linha do queixo.
6 – Rosto Oval
É aquele considerado “ideal”, tem a testa levemente mais larga que a mandíbula inferior, os traços suaves, arredondados e o rosto vai estreitando gradualmente, das maçãs até o queixo.
Uma franja curta e assimétrica fica ótima. Mas você também pode optar por uma franja grossa e assimétrica. A vantagem desse tipo de rosto é que pode usar e abusar dos mais variados modelos.
Se você ainda não se convenceu com a cortar a franja, que tal um Channel de bico: 50 ideias modernas para você se inspirar
Fonte: Incrível