Rosa mosqueta é uma planta que contém propriedades riquíssimas em vitamina C. Seu óleo é muito usado na industria de cosméticos, porque contém benefícios importantes para a pele. A nutrição profunda contribui na elasticidade da pele e pode ser usado para tratar as estrias.
A extração é feita de sementes de arbustos selvagens e essa planta exótica pode ser encontradas nos Andes. O uso contínuo da substância pode prevenir a pele na exposição ao sol, combater o envelhecimento, a acne, manter o rosto hidratado e protegido devido a função antioxidante.
O que é a rosa mosqueta?
A Rosa Mosqueta é uma planta rica em vitamina C e A, encontrada nos Andes, na Europa. Sua semente é fonte da extração do óleo, que é utilizado principalmente para funções estéticas. O produto retirado da rosa é orgânico, portanto, atua no equilíbrio da pele sem obstruir os poros.
Por fim, além da pele facial, o óleo pode ser usado para o corpo todo, para o cabelo e até mesmo no tratamento das unhas quebradiças. Sua ingestão também é apropriada no fortalecimento da estrutura óssea. Isso ocorre, sobretudo, graças a abundância de vitamina A.
Para que serve?
Os benefícios do óleo são diversos. A princípio, listamos os principais efeitos advindos do seu uso:
Hidrata a pele
O ácido graxo presente em sua composição atua na hidratação da pele seca. No entanto, a substância também é chamada de ácido linoleico. Ao entrar em contato com a pele, suas ceramidas atuam na umidificação da superfície e promove o aumento da reprodução celular.
Combate ao envelhecimento
Outra substância presente na rosa mosqueta é o ácido ascórbico, ou vitamina C. Sua capacidade elastina proporciona firmeza a pele, mantendo-a hidratada e preenchida. Isso ocorre, sobretudo, graças ao estímulo na produção de colágeno que atua diretamente na eliminação das rugas.
Rosa mosqueta é cicatrizante
A Rosa rubiginosa affinis é biologicamente ativa e pode ajudar no metabolismo da pele. O fato é que suas propriedades são altamente terapêuticas, pois proporcional a resposta rápida a inflamações dos tecidos e do sangue.
O placebo aplicado de forma controlada acelera o processo de cicatrização e reduz as chances do desenvolvimento de uma inflamação. Tudo isso é possível, porque há substâncias antibactericidas presente na rosa mosqueta.
Combate manchas
Sabe aquelas indesejáveis olheiras denotadas devido fatores como: cansaço, exposição ao sol, envelhecimento, ou até mesmo uma noite mal dormida? Pois é, tudo isso pode ser combatido com o uso da planta medicinal, porque ela é antioxidante e acelera a regeneração celular.
Além dos olhos, os compostos podem clarear manchas provocadas por melasmas, ou estrias. O óleo é super indicado,sobretudo, para as gestantes, porque previne a barriga das fissuras da pele consequente do crescimento do ventre.
As sardas também estão nessa lista, principalmente porque a rosa mosqueta protege contra o sol. Essas manchinhas são potencializadas com as incidências solares, portanto, seu uso é benéfico para a pele sardenta.
Como usar?
A princípio, seu uso é fácil, no entanto, deve haver constância. Basta aplicar algumas gotas do óleo sobre o local desejado. Após umedecer, massageie com movimentos circulares. Caso seja um local do corpo que não tem muita exposição solar, use duas vezes ao dia (manhã e noite).
Dermatologistas aconselham a aplicação sempre após o banho, porque durante a limpeza há a perda da oleosidade natural. Com isso, o óleo atua na hidratação.
Outra maneira de aderir o uso é para os cabelos. A Rosa Mosqueta é muito hidrante, sendo assim, basta pingar algumas gotinhas no meio do creme e aplicar nos fios.
Protetor solar
Para efetivar a proteção da sua pele contra os raios UV a partir do óleo, é necessário que aplique junto ao filtro solar. Antes de espalhar o filtro pelo corpo, ou no rosto, passe o óleo. A junção aumenta a potência e mantém as moléculas protegidas do sol.
Rosa Mosqueta na Alimentação
Seu alto teor nutritivo também é usado na alimentação. Além da vitamina C e A, a planta é composta por vitaminas B1, B2, E e K. Os minerais também estão presentes, sendo eles: K, Ca, Na, Fe, Mg, P.
A planta pode ser encontrada em locais úmidos, chuvosos e frios. Sua maior concentração é vista nas Cordilheiras dos Andes. Graças as características do local onde nascem é que se ressalta a sua capacidade de armazenamento de vitaminas.
Essa habilidade, portanto, também é adquirida pelo corpo se consumida. Já temos a produção, por exemplo, de sucos, geleias e marmeladas processadas através desse produto.
Contraindicações
A princípio, o único conselho em relação a utilização da planta é que sua combinação com outros ativos pode vir a causar dermatite de contato. Evite a mistura com outros tipos de essências, principalmente fragrâncias.
No mais, aproveite o poder orgânico do óleo e de seus derivados alimentícios e cuide bem da sua saúde da pele e do seu organismo.
Por fim, leia Sabonete facial – Função, benefícios, tipos e melhores do mercado
Fontes: Minha Vida, Scielo, Ecycle, Mundo dos Óleos, É Coisa Bio, Anita Bem Criada, iHerb, Derma Club, Tua Saúde
Fontes de imagens: 123RF, Elo7, Metrópole, Nutrienda, Guilherme Ariozi, Boa forma, Mirística, Go Inside, Flavo Explore , Elo7 2