Nos dias de hoje, o uso do desodorante antitranspirante se tornou indispensável para a maioria das pessoas, que usam o produto atrelado a higiene pessoal. Afinal, ninguém quer sair por aí com cecê não é mesmo?
Além disso, o mercado disponibiliza de várias versões do produto, tipo spray, roll on e creme. Mas por ser algo tão comum da nossa vida, muitas pessoas sequer se perguntaram se existe um jeito certo de usar o antitranspirante. Por mais óbvio que possa parecer, simplesmente levantar os braços e pressionar o spray ou passar o roll on nas axilas, existe sim um jeito certo para usar o produto, que aumenta sua duração e potencializa o seu efeito.
E além disso, com tantas opções é importante ver o que melhor se adequa a sua necessidade. A seguir vamos aprender como usar o desodorante antitranspirante do jeito certo e como escolher o melhor para você:
Como usar o desodorante antitranspirante do jeito certo?
É claro que existe várias formas como as pessoas usam o antitranspirante nas axilas. No entanto, na maioria das vezes fazem de forma errada. O que faz com que o produto não funcione como esperado e a pessoa fique insatisfeita devido ao odor, mesmo usando o desodorante que deveria evitar isso.
Sendo assim, antes de qualquer coisa, independentemente do tipo de desodorante antitranspirante, há algumas dicas para fazer o uso correto. Primeiramente, é fundamental aplicar o antitranspirante após o banho, com a pele limpa e bem sequinha. Depois disso, não precisa exagerar na quantidade, até porque não é a quantidade que determina sua eficácia.
Além disso, também é recomendado usar o produto durante a noite, quando o antitranspirante consegue penetrar com mais facilidade a pele. E depois de aplicar o produto, espere um tempo para secar antes de vestir a roupa. Além dessas dicas, cada tipo de antitranspirante tem o seu modo de aplicação como veremos abaixo:
Spray / aerosol
No caso do desodorante antitranspirante do tipo spray, o famoso aerosol o modo de uso é o seguinte:
- Primeiramente, agite muito bem a embalagem.
- Em seguida, faça uma breve aplicação sobre as axilas. Porém mantendo uma distância de pelo menos 15 centímetros da pele.
- Cuidado para não exagerar, no máximo 2 segundos de aplicação em cada axila já é suficiente. Além disso, para evitar a inalação do produto, faça a aplicação em um lugar ventilado.
Roll-on
Já o antitranspirante do tipo roll on é ainda mais fácil, porém pode ser menos prático já que demora mais para secar:
- Retire a tampa do produto e aplique diretamente sobre as axilas fazendo movimentos circulares suave para cima e baixo.
- De novo, não precisa usar muito a ponto de lambuzar a pele toda, apenas o suficiente para passar na axila.
- Depois disso, espere um pouco, tipo 1 minuto para o produto secar e só então vista a roupa.
Creme
Por último temos os antitranspirantes em creme que também são fáceis de aplicar, além de geralmente oforecer uma proteção prolongada contra o mal cheiro:
- Com as axilas secas, coloque uma pequena quantidade do creme no dedo.
- E passe por toda a região da axila espalhando bem.
- Como ele é não úmido como o roll on por exemplo, ele irá secar mais rápido e depois é só vestir a roupa.
Como escolher o melhor tipo de antitranspirante?
Para a maioria das pessoas, a escolha do antitranspirante depende de fatores como preço e cheiro, e muitas vezes deixa de lado os benefícios e ativos presentes na sua fórmula. Mas o ideal é fazer uma espécie de pesquisa sobre os principais tipos de antitranspirantes do mercado, avaliando alguns pontos como:
- Um bom antitranspirante precisa ser ter ação antibacteriana, já que o suor não é o que causa o mau odor, na verdade o mau cheiro é resultado das bactérias presentes na pele.
- Outro ponto importante é a absorção do suor, que juntamente com a ação antibacteriana, o produto precisa ter um bom mecanismo para absorver o suor durante o dia.
- Por último, é importante escolher um antitranspirante livre de parabenos e álcool, que são ativos que aumentam o risco de irritação e manchas na pele.
Características específicas de cada tipo de desodorante
- Spray/aerosol: esse tipo de produto costuma ser mais refrescante e com um cheirinho mas agradável, em contra partida tem efeito menos duradouro e alta concentração de álcool, que pode causar irritações na pele.
- Roll on: já o roll on ou bastão tem um efeito mais duradouro, são menos agressivos, porém não devem ser compartilhados como ninguém, uma vez que tem contato direto com a pele.
- Creme: por fim os desodorantes em creme são ótimas opções, devido ao efeito prolongado e o alto poder de hidratação da pele das axilas, prevenindo manchas na região.
LEIA MAIS:
Aprenda como clarear suas axilas
Axilas escuras, o que causa? Como clarear e evitar manchas?
Clareamento de axilas – O que é, tratamentos e como evitar manchas
Desodorante de pedra – Composição, benefícios, como usar e valor
Clean beauty: o que é essa tendência de beleza?
15 utilidades do talco infantil totalmente inesperadas
Fontes: Men’s Market Blog Rexona Fiorucci Mercantil Panvel Penteadeira DermaClub