Casa & Decoração

10 plantas que não precisam de muitos cuidados para ter em casa

Você é do tipo que esquece de aguar as plantas? Conheça 10 espécies de plantas que não precisam de muitos cuidados para ter em casa e usar como decoração.

Atualizado em 10/10/2018

Ter plantas em casa é um luxo: elas alegram o ambiente, deixa tudo mais harmônico e ainda não um toque de aconchego. Mas, a verdade é que nem todo mundo tem talento ou sabe cuidar de plantinhas.

Pois se você é do tipo que mata até cacto ou que nunca se lembra de aguar as plantas, não se desespere. Como você vai ver ao longo desse post, existem algumas espécies de plantas que não precisam de muitos cuidados e são perfeitas para a decorar a casa até mesmo dos menos compromissados.

O melhor de tudo é que selecionamos opções tanto para quem gosta de folhagens quanto para quem não abre mão de uma bela flor em casa.

Um tipo de planta para cada tipo de casa

E nossa lista não para por aí: dá para escolher as plantinhas mais adequadas para ter em casa também de acordo com a resistência e as necessidades básicas delas.

Por exemplo, se sua casa é pouco iluminada, temos opções de plantas que não precisam de muitos cuidados e que gosta mais de sombra que de luz. Agora, se sua casa toma muito sol ou se você está pretendendo colocar plantinhas na sacada, as opções para decoração mudam completamente e assim por diante.

Mas, claro, independente do objetivo ou de suas preferências, todas as plantinhas que listamos hoje seguem a proposta inicial de não necessitarem de muitos cuidados.

Conheça 10 plantas que não precisam de muitos cuidados para ter em casa:

1. Bambu da fortuna ou dracenas

Resistem bem em locais com luzes artificiais, mas também podem ficar no sol. Ela também sobrevive um bom tempo no ar seco sem nem murchar, por isso é perfeita para quem sempre esquece de regar as plantas.

2. Cacto Mandacaru

Ela precisa ficar ao sol e ficar em uma área ventilada. Ela também tem uma ótima resistência à excassez de água, mesmo que o indicado seja molhar a terra do vaso pelo menos a cada 15 dias.

3. Samambaia

Esse tipo de planta não gosta de sol e se queima com muita facilidade. A vantagem é que ela também suporta períodos de seca e de ar seco. O ideal, no entanto, é molhá-la, pelo menos, uma vez por semana.

4. Aspidistra

Se você precisa de uma planta resistente, essa é a melhor opção. Quem entende do assunto garante que essa espécie garante que ela resiste bem a diferentes tipos de temperatura, como o calor extremo e até mesmo a geada.

5. Kalanchoe

Saindo um pouco das folhagens, essa é uma ótima opção para quem gosta de flores, mas precisa de uma plantinha resistente ao calor a à pouca água. Essa espécie, no entanto, precisa ficar em lugares luminosos.

6. Violetas

Ela não resiste a luz direta, especialmente do sol, e precisa ser molhada até duas vezes por semana. No entanto, você não deve molhar suas folhas ou suas flores na hora de fazer a regagem, já que elas murcham ao contato com a água.

7. Orquídeas

Quando está florescendo, ela só precisa ser regada a cada 15 dias. Nos demais períodos, o ideal é molhá-la pelo menos uma vez por semana. Aliás, a melhor forma de aguá-la é colocando o vaso embaixo de uma torneira, em água corrente, por alguns segundos. Depois disso é só deixar o vaso escorrendo dentro da pia, até que pare de escorrer.

Agora, com relação à luz, essa espécie não pode receber a luminosidade direta do sol.

8. Licuala

Esse é o tipo de planta que precisa de luz, mas não deve ficar exposta diretamente ao sol. Sobre a regagem, você não deve molhá-la abundantemente. Ao invés disso você só deve borrifar água em suas folhas.

9 e 10. Avencas e begônias

Para regar esses tipos de plantas, basta colocar água no prato uma vez por semana. A própria terra, que está no vaso, vai ficar em contato com a água do prato e absorver a umidade de forma gradativa.

E aí, gostou das dicas? Quais dessa plantas que não precisam de muitos cuidados você mais gosta ou que conhece melhor? Já cuidou de alguma dessas espécies antes? Não deixe de comentar!

Agora, falando em plantas, você pode gostar de conferir ainda: 7 ideias práticas para começar uma pequena horta em casa.

Fonte: O Globo

Por <a href='https://areademulher.r7.com/author/thamyris/' rel='dofollow' class='dim-on-hover'>Thamyris Fernandes</a>
Por Thamyris Fernandes
Jornalista pela PUC Goiás. Já flertou com assessoria de imprensa, passou um tempo em jornais impressos e encontrou na internet seu habitat natural. Basicamente, uma taurina curiosa. Gosta de vinho, café, livros, um bom papo e aconchego. Ama o que faz e faz o que ama por aqui. Instagram: @thamyriscf