Em um primeiro olhar pode não parecer, mas certamente as gavetas são um dos elementos mais importantes dentro de uma casa. Você sabe como organizar gavetas?
Se a resposta for sim, saiba que sempre existe espaço para melhorar e que a organização pode ficar ainda melhor. Se a resposta foi não, o Viva Decora e o Área de Mulher se uniu para te mostrar como tornar a organização das suas gavetas muito mais eficientes e práticas.
Primeiramente, nada de se cobrar demais sobre as gavetas desorganizadas. Bagunçar é normal, e por isso mesmo que a organização deve ser uma reação natural, tudo bem? Além disso, vivemos em uma época onde o tempo é um recurso escasso e quanto mais ele for otimizado, melhor. Ou seja, arrumar as gavetas da melhor forma possível e, também, mais rápido é o ideal.
Acima de tudo, a melhor forma de organizar uma casa é utilizando todo o espaço da melhor forma possível. Por isso é imprescindível utilizar as gavetas de forma a caber o maior número de pertences possíveis.
Chega de conversa e confira agora mesmo 7 dicas preciosas para organizar as suas gavetas.
Confira 7 dicas primordiais de como organizar gavetas
1 – Divisão por categorias
Primeiramente, nada de misturar tudo em uma gaveta só. O primeiro passo é separar tudo em gavetas específicas e, além disso, não misturar as coisas quando ficar com preguiça de separá-las.
Antes de tudo, estabeleça uma gaveta para cada categoria. Funciona assim: gaveta de roupa íntima, academia, biquíni, entre outros. Cada um no seu espaço específico.
Além disso, é muito importante que você organize de forma que consiga visualizar tudo o que tem dentro dela.
Se ajudar, você pode colar etiquetas coloridas para distinguir o que há no interior de cada gaveta.
2 – Organizador de gavetas
Para aquelas gavetas que guardam coisas menores, um dos melhores suportes é o organizador de gavetas. Não importa se são de plásticos, de metais ou de tecidos, ter um bom separador vai fazer toda a diferença na hora de organizar suas gavetas.
3 – Descartar
Antes de começar o processo, é interessante olhar tudo que você tem. Isso pode ser útil para que você avalie o que ainda usa e, também, é importante como para descartar aquilo que não é mais útil.
Doe ou descarte o que não é mais usado. Para fazer um teste e saber quais roupas você realmente usa vire os ganchos de todos os cabides para fora e vá devolvendo as roupas que você usar com o gancho para dentro. Consequentemente, depois de alguns meses você vai saber quais itens devem ser doados.
4 – Dobrar do jeito certo
Primeiramente, dobre as roupas do mesmo tamanho. Dessa forma você conseguirá vê-las melhor. Utilize ganchos para garantir o tamanho igual.
Em seguida, empalhe as peças em estilo cascata, com um espaço de dois dedos para dentro da anterior. Roupas íntimas enrole e dobre normalmente
5 – Gaveta ou cabide?
Primeiramente, nas gavetas, guarde camisetas, regatas, blusas de lã e fio, roupa íntima, pijamas, camisetas, roupas de academia, lenços e cachecóis. Em contraste, as camisas, blusas de tecido mais fino, casacos, jeans e blazer ficam melhor distribuídos nos cabides.
6 – Roupas menos usadas
Acima de tudo, peças não usadas quase nunca acabam ocupando o espaço de peças que usamos mais. Nesse caso você pode organizar as roupas menos usadas em capas de tecidos para protegê-las do pó e do mofo. Além disso, lembre-se que a regra vale para a maioria das roupas.
7 – Manter a organização
Acima de tudo, ao invés de organizar os armários toda semana, o ideal é tentar manter a organização. A regra é simples: “tire, e depois bote no lugar”. Talvez no começo você tenha dificuldade de se adaptar. Apesar disso, com o tempo o hábito torna tudo mais fácil.
Você gostou dessa matéria? Então você também vai gostar dessa: Personal organizer – o que é, funções, quanto custa e por que contratar
Imagem de destaque: Binge Post