Casa & Decoração

Os principais modelos de copos e taças para cada tipo de bebida

Que existem diversos modelos de copos e taças todo mundo sabe. Mas será que todo mundo sabe para que bebida cada um deles é indicado?

Há quem diga que essa ‘coisa’ de ter modelos de copos e taças perfeitos para cada tipo de bebida é besteira, que é tudo igual e não consegue sentir diferença alguma. Bom, também há quem diga que faz toda a diferença!

De acordo com especialistas no assunto, o tipo de copo e taça para cada bebida importa sim. Mas são sutis, geralmente um paladar mais aguçado e preparado conseguirá sentir essa diferença de maneira mais enfática. De qualquer maneira, se você não tem o paladar preparado mas gostaria, fique feliz em saber que é possível!

Para começar é importante saber quais são os copos e taças e para quê eles servem, né? Inclusive saber essa diferença é essencial na hora de montar uma mesa para receber os convidados com toda a elegância que eles merecem. E para te ajudar nessa tarefa, nós separamos os principais modelos de copos e taças e para qual bebida eles são indicados.

Copos e taças para cada tipo de bebida

Talvez você nem conheça todos copos e taças dessa lista, mas não tem problema, você irá aprender para que tipo de bebida cada um deles são indicados:

 Taça para água

Modelos de copos e taças perfeitos para cada tipo de bebida

Como a água não possui um sabor que possa ser alterado com o tempo, não existem muitas regras específicas sobre o tipo de taça para ela.

Nesse caso a preferência é sua mesmo, elas podem ser maiores ou menores, possuírem haste ou não. A taça usada tradicionalmente para água é muito parecida com a taça de vinho, mas com um bojo um pouco maior.

A regrinha aqui é que ela deve estar – sempre – à esquerda do vinho, isso porque sua função é justamente limpar o paladar. Além disso, o a taça de água deve conseguir manter a temperatura, seja ela ambiente ou gelada.

Copo de suco

Modelos de copos e taças perfeitos para cada tipo de bebida

O copo de suco deve ser mais largo que um copo comum, e ter uma capacidade acima de 300 ml. Contudo, esse tipo de copo pode ser usado para servir vários tipos de bebidas que acompanham pedras de gelo.

Taças para vinho

Modelos de copos e taças perfeitos para cada tipo de bebida

Você já deve ter visto os mais diversos modelos de taças e ficou se perguntando, por que raios existem tantos tipos? E mais, para quê cada uma delas serve. Então, como existem vários tipos de vinho, existem também uma taça para cada um deles.

Aquelas com a ‘boca’ menor, que são mais finas e compridas, são chamadas taça flute, são ideais para servir espumantes. As taças com haste longa, bojo comprido e estreito são para o vinho branco. E aquelas que são mais arredondadas, para o vinho tinto. Já as mais rechonchudinhas são indicadas para tomar vinho Borgonha, e por último as compridas, mas com bojo menor, para vinho Iso.

Copos para cervejas

Modelos de copos e taças perfeitos para cada tipo de bebida

Assim como os vinhos, que demandam taças diferentes de acordo com o tipo de vinho, as cervejas também contam com uma boa variedade de copos. Existem os mais diversos tipos de cerveja, ainda mais agora com a popularidade das cervejas artesanais. Ou seja, fazendo com que cada uma seja bastante específica em seu sabor.

Não é atoa que muitas marcas produzem seus próprios copos, pelo visto não é ‘só’ uma jogada de marketing. Desse modos, os diferentes copos ajudam os apreciadores a degustarem ao máximo a bebida.

De maneira geral, os copos mais usados para servir cerveja são as tulipas, enquanto as canecas – geralmente – ficam para o chopp, mas isso não é uma regra, você pode usar qualquer um dos dois. O diferencial aqui é que a boca, normalmente, é mais larga que a base.

Caneca

Modelos de copos e taças perfeitos para cada tipo de bebida

Além daquelas canecas maiores indicadas para o consumo de chopp, tem também as canecas próprias para ingerir bebidas quentes. Isso porque ajudam a manter a temperatura por muito mais tempo, além do conforto de segurar a bebida sem queimar a mão. Esse tipo de caneca é usado para beber café, chá, chocolate quente e até drinks se for o caso.

Taças e copos para drinks e coquetéis

Modelos de copos e taças perfeitos para cada tipo de bebida

Quando o assunto são drinks e coquetéis, que são bebidas mais chiques e elaboradas, geralmente decoradas o tipo de copo e taça é um pouco mais complexo. Por exemplo, o copo tipo Old Fashioned é perfeito para qualquer tipo de coquetel servido com gelo, desde caipirinhas e negronis até doses de whiskey e cachaça.

Já o copo Long drink é ideal para coquetéis que são completados com suco, refrigerantes e outras bebidas. A taça Coquetel por sua vez serve para drinks como Martini, e vários outros contando que sejam bebidas geladas. A taça conta com uma boca bem larga, contudo, o seu corpo é pequeno e a haste longa e fina, um design que lembra o formato de Y. Mas isso não é por acaso, isso evita que as bebidas esquentem com o calor das mãos, além de ser melhor para saborear pequenas doses da bebida.

E por fim, a taça Coupette, também conhecida como Taça Margarita porque é usada para servir o coquetel feito com tequila, suco de limão e licor, cuja borda é decorada com sal.

Copos para Whiskey e Tequila

Modelos de copos e taças perfeitos para cada tipo de bebida

Como falamos acima, o copo Old Fashioned é perfeito para servir whiskey, mas desde que esteja misturado – mesmo que só com gelo. Agora, existe um copo especialmente para isso, chamado On The Rocks. Ele possui a boca larga, criado para acomodar diversas pedras de gelo.

Já a tequila é servida no Shot, um copo quase do tamanho de uma xícara de café. Esse copo serve para bebidas que podem ser tomadas de um gole só, como doses de tequila, rum, vodka, cachaça, etc.

Agora que você já sabe o que servir em cada copo, chegou a hora de escolher o que você quer (e o que você não quer de jeito nenhum) beber: O ranking das bebidas alcoólicas mais calóricas.

Fontes: Pão de Açúcar 

Imagem destacada: Casa Café Mel 

Próxima página »

Escolhidas para você

Comentários

0 0 votos
Dê a sua opinião

guest
0 Comentários
Feedbacks
Ver todos os comentários

Escolhidas para você