Casa & Decoração

Modelos de copos e taças perfeitos para cada tipo de bebida

Você sabe quais os melhores modelos de copos ou taças para determinada bebida? Quem nunca ficou na dúvida se a taça era de vinho branco, tinto ou água?

Atualizado em 10/10/2018

Há quem diga que essa ‘coisa’ de ter modelos de copos e taças perfeitos para cada tipo de bebida é besteira, que é tudo igual e não consegue sentir diferença alguma. Bom, também há quem diga que faz toda a diferença!

De acordo com especialistas no assunto, faz diferença sim. Mas são sutis, geralmente um paladar mais aguçado e preparado conseguirá sentir essa diferença de maneira mais enfática. De qualquer maneira, se você não tem o paladar preparado mas gostaria, fique feliz em saber que é possível!

Para começar é importante saber quais são os copos e taças e para quê eles servem, né? Inclusive saber essa diferença é essencial na hora de montar uma mesa para receber os convidados com toda a elegância que eles merecem, não? E para te ajudar nessa tarefa, nós separamos esses

Modelos de copos e taças perfeitos para cada tipo de bebida

1 – Taça para água

Modelos de copos e taças perfeitos para cada tipo de bebida

Como a água não possui um sabor que possa ser alterado com o tempo, não existem muitas regras específicas sobre o tipo de taça para ela.

Nesse caso a preferência é sua mesmo, elas podem ser maiores ou menores, possuírem haste ou não. A regrinha aqui é que ela deve estar – sempre – à esquerda do vinho, isso porque sua função é justamente limpar o paladar.

2 – Taças para vinho

Modelos de copos e taças perfeitos para cada tipo de bebida

Você já deve ter visto os mais fiversos modelos de taças e ficou se perguntando – primeiro, por que raios existem tantos tipos – para quê cada uma delas serve.

Aquelas bom a ‘boca’ menor, que são mais finas e compridas, são chamadas de taça flute, são ideais para servir espumantes.

As taças com haste longa, bojo comprido e estreito são para o vinho branco. E aquelas que são mais arredondadas, para o vinho tinto.

3 – Copos para cervejas

Modelos de copos e taças perfeitos para cada tipo de bebida

Existem os mais diversos tipos de cerveja – e agora mais ainda com o ‘boom’ das cervejas artesanais – fazendo com que cada uma seja bastante específica em seu sabor.

Não é atoa que muitas marcas produzem seus próprios copos [aparentemente não é ‘só’ uma jogada de marketing], nesse caso eles ajudam os apreciadores a degustarem ao máximo a bebida.

De maneira geral, os copos mais usados para servir cerveja são as tulipas, enquanto as canecas – geralmente – ficam para o chopp, mas isso não é uma regra, você pode usar qualquer um dos dois.

O diferencial aqui é que a boca, normalmente, é mais larga que a base. A taça – como na imagem acima – é umma excelente opção também, mais voltada para festas elegantes.

4 – Taças e copos para drinks e coquetéis

Modelos de copos e taças perfeitos para cada tipo de bebida

Old Fashioned: perfeito para qualquer tipo de coquetel servido com gelo, desde caipirinhas e negronis até doses de whiskey e cachaça.

Long drink: para coquetéis que são completados com suco, refrigerantes e outras bebidas.

Taça Coupette: também conhecida como Taça Margarita porque é usada para servir o coquetel feito com tequila, suco de limão e licor, cuja borda é decorada com sal.

5 – Copos para Whiskey e Tequila

Modelos de copos e taças perfeitos para cada tipo de bebida

Como falamos acima, o copo Old Fashioned é perfeito para servir whiskey, mas desde que esteja misturado – mesmo que só com gelo. Agora, existe um copo especialmente para isso, chamado On The Rocks.

Ele possui a boca larga, criado para acomodar diversas pedras de gelo.
A tequila é servida no Shot, um copo quase do tamanho de uma xícara de café. Esse copo serve para bebidas que podem ser tomadas de um gole só, como doses de tequila, rum, vodka, cachaça, etc.

Agora que você já sabe o que servir em cada copo, chegou a hora de escolher o que você quer (e o que você não quer de jeito nenhum) beber: O ranking das bebidas alcoólicas mais calóricas.